O factoring, conhecido também como fomento mercantil, já se tornou uma alternativa para muitos empresários. De fato, pequenas e médias empresas podem utilizar esse mecanismo para antecipar o recebimento dos créditos gerados com as vendas a prazo. Assim sendo, a operação de factoring serve para reforçar o caixa e garantir o capital necessário para negociações importantes com fornecedores ou, até mesmo, para aportes em infraestrutura, mão de obra e tecnologia.
Em outras palavras, a principal finalidade do factoring é assessorar e apoiar o pequeno e médio empreendedor na gestão do seu negócio, agregando a prestação de serviços e a compra de ativos financeiros. Em geral, está mais voltada para o Trustee, com a administração das contas à pagar e receber de seus clientes, de modo que o empresário possa abandonar o microgerencimento e passe se dedicar inteiramente ao seu core business.
Desse modo, fica evidente a importância do factoring para o mercado, afinal as PME são responsáveis por grande parte dos postos de trabalho criados no país e também contribuem para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).
A factoring
Considerando o cenário nacional, é fácil perceber que abrir uma factoring é uma grande oportunidade de negócio. Por meio das factorings, as empresas encontram uma alternativa segura e confiável, fugindo da burocracia imposta pelos bancos. Vale lembrar que no Brasil ainda é bastante difícil conseguir crédito como pessoa jurídica, seja para lidar com imprevistos ou mesmo para investimentos em expansão.
E, diante de urgências e crises, o empresário pode optar por esse tipo de contrato, evitando assim, os empréstimos informais, que costumam praticar taxas abusivas que impactam diretamente nos níveis de endividamento dessas empresas.
Por outro lado, o factoring é um mecanismo legal, tem regras claras e é fiscalizado por órgãos reguladores do governo. Entretanto, é preciso compreender que uma factoring não é uma instituição financeira e suas atividades estão limitadas à prestação de serviços e a compra de créditos (antecipação de recebíveis).
O lucro da factoring
Antes de abrir uma factoring é importante entender que a principal fonte de receita está na aquisição dos créditos que são resultantes das vendas praticadas por seus clientes. Essa receita é gerada pela diferença entre o valor expresso no título de crédito adquirido e o valor efetivamente pago, na data da operação, representando assim o lucro bruto do período.
Paralelamente, a contratação de serviços também contribui para o faturamento total e, por isso, é importante contar com uma equipe realmente capacitada e com sistemas integrados, para oferecer um atendimento eficiente e customizado às demandas de cada empresa.
As modalidades do factoring
No mercado nacional, a modalidade mais comum ainda é a convencional. Porém, existem algumas outras opções que devem ser consideradas ao abrir uma factoring. Confira agora quais são:
Convencional
É a compra dos créditos das empresas fomentadas, por meio de um contrato formal de fomento mercantil.
Maturity
Nesse caso, a factoring passa a administrar as contas a receber, cuidando, inclusive, das cobranças.
Trustee
Na modalidade Trustee, além da cobrança e da compra de títulos, a factoring também presta assessoria administrativa e financeira aos clientes.
Exportação
Os trâmites da exportação são intermediados por duas empresas de factoring – uma de cada país envolvido na transação comercial –, que garantem a execução e a conclusão do negócio.
Factoring matéria-prima (fomento à produção)
Aqui, a factoring também age como uma intermediária entre a empresa fomentada e seu fornecedor de matéria-prima, realizando o pagamento à vista dos insumos adquiridos deste fornecedor e posteriormente, o cliente efetua o pagamento com o faturamento gerado pela venda dos produtos fabricados.
Com todas essas informações, é possível compreender a relevância deste tipo de operação para o mercado e que, por isso, abrir uma factoring é opção interessante para os empreendedores do setor.
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