5 livros que todo gestor financeiro precisa ler

Cada profissão tem suas particularidades e diferenças, mas uma coisa é comum entre todas elas. Todo profissional precisa estar preparado e atualizado em sua área de atuação para que consiga desempenhar de forma eficiente suas tarefas e também para se destacar no mercado.

Hoje, não basta apenas terminar um curso superior, se especializar e fazer cursos complementares. É essencial que o profissional se mantenha atualizado.

No setor financeiro não é diferente, claro. E para atuar nessa área que vive cercada de pressão e grande instabilidade, o profissional precisa estar por dentro de tudo o que acontece a cada minuto no mercado econômico e os livros devem ser seus fiéis escudeiros a todo tempo.

Listamos aqui cinco livros que todo gestor financeiro precisa ler.

 

1-    A Meta – Um Processo de Melhoria Contínua

Todo profissional do setor financeiro tem as metas como parte da sua rotina e para o gestor Alex Rogo não foi diferente.

A obra de Eliyahu M. Goldratt conta a história de Rogo quando recebe o desafio de transformar uma empresa, que ainda carrega consigo um formato industrial completamente em decadência, em uma empresa de sucesso.

É claro que Alex vai encarar muitas dificuldades e o livro conta como foi sua trajetória  solucionando problemas na área industrial, trabalhando com verbas baixas e lucros mínimos.

Será que a empresa vai alcançar o sucesso sob a administração de Alex?

 

2-    Gestão Financeira – Ênfase em Aplicações e Casos Nacionais

Nesta obra de Rodney Wernke são apresentados diversos tipos de investimentos no mercado e a forma correta de decidir sobre financiamentos.

O livro traz o leitor a importância de se compreender os processos de uma empresa auxiliando e clareando as formas de interpretar o desempenho da empresa através destes processos.

Como bônus, o autor ainda ensina o leitor a utilizar a calculadora HP-12C e o Excel na matemática financeira.

 

3-    Contabilidade e Finanças Para não Especialistas

Para os recém-chegados ao mercado financeiro, este livro é uma excelente porta de entrada.

Além de clarear os primeiros passos de quem está iniciando a carreira agora ou o seu próprio negócio, o livro traz através de uma linguagem simples, informações essenciais sobre a área contábil.

O guia, escrito por Hong Yuh Ching, Fernando Marques e Lucilene Prado, já está em sua terceira edição e tem feito sucesso entre os novatos da área e estudantes.

 

4-    A Estratégia do Oceano Azul

Uma das estratégias mais conhecidas do mercado, agora colocada neste livro indicado para pessoas com perfil de empreendedor, mas que não têm a mínima ideia de por onde devem começar.

A obra de W. Chan Kim e Renée Mauborgne traz a conhecida expressão “oceano azul” de forma simplificada, a fim de mostrar os mercados e nichos pouco explorados ou ainda inexplorados, que podem se tornar no futuro grandes e inovadores sucessos.

O livro mostra também os riscos de se escolher um mercado que já está saturado.

As mentes empreendedoras não podem ficar sem ler esta obra.

 

5-    Gestão Financeira Para Empresas: A Fórmula Para Organizar as Finanças do Seu Negócio

Aqui trazemos uma indicação digital.

Este e-book mostra que, com estudo, dedicação e disciplina, qualquer pessoa pode aprender a trabalhar na área de gestão financeira

Com apenas cinco capítulos, uma leitura fluida e rápida, o livro apresenta passos simples para melhor a gestão de uma empresa.

Organizado pela editora Organizze, o e-book está disponível gratuitamente para download no site da Amazon.

 

O mercado, hoje, exige profissionais capacitados e bem informados, especialmente no mercado financeiro que é tão inconstante, e estar por dentro de tudo o acontece nessa área vai colocar qualquer profissional ou empresa na frente.

Lembrando que conhecimento é a única coisa que nunca poderá ser retirada de nós.

Boa leitura!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x