O mercado de recuperação de crédito inadimplente no Brasil está começando a mostrar sinais de recuperação após a grande crise que arrebatou o país nos últimos anos.
Em 2018 os índices de desemprego caíram, a economia começou se aquecer e o poder de compra dos brasileiros está aos poucos voltando a respirar.
Muitas pessoas perderam o emprego nos últimos anos em virtude da crise e deixar de pagar as contas acabou fazendo parte da vida do brasileiro. O desemprego, definitivamente, foi o grande impulsionador do endividamento das famílias.
Com o aumento do poder de compra, as pessoas tendem a correr atrás da recuperação do crédito perdido, exatamente para poderem aproveitar esse momento positivo, onde elas conseguem ter mais estabilidade financeira e podem retomar os bons tempos em que podiam comprar sem medo honrando seus compromissos.
O povo brasileiro dá muito valor ao seu nome e mantê-lo limpo acaba sendo uma missão de honra. Essa é uma excelente notícia para todo o mercado, mas um setor comemora muito esse cenário positivo: o setor de cobranças.
Este ano tem sido bastante positivo para as empresas de cobranças, já que as pessoas estão dispostas a quitar suas dívidas e recuperar seus créditos para assim, poderem voltar a comprar.
O mercado de recuperação de crédito inadimplente no Brasil pode sim comemorar, uma vez que os inadimplentes têm, inclusive, procurado seus credores a fim de quitar suas dívidas, fato que acaba facilitando o fechamento de novas negociações.
Segundo a Serasa Experian, o número de inadimplentes no Brasil chegou à sua maior alta desde 2016, ano em que a pesquisa começou a ser feita pela organização, alcançando mais de 61 milhões no primeiro semestre de 2018. Esse número representa 40% da população brasileira e esses 40% de inadimplentes estão espalhados pelo país.
Essa é uma ótima oportunidade para os escritórios de cobranças, que dia após dia estão vendo os seus números subirem à medida que mais e mais negócios são fechados, fato que inclusive, influencia na economia brasileira.
O crédito do povo brasileiro tem grande influência sobre o PIB do país e, então, reconquistar o crédito e diminuir a inadimplência é extremamente importante para a retomada do crescimento econômico no Brasil e, as empresas de cobranças serão muito importantes neste processo.
Então, estar antenado às constantes mudanças na economia e aproveitar essa onda de recuperação de crédito que vem tomando os brasileiros em 2018 é muito importante para o setor de cobranças poder ver novamente suas empresas em constante ascensão.