A importância da cobrança digital para o mercado de recuperação de crédito no Brasil

Se você trabalha no mercado de recuperação de crédito, sabe que é necessário estar sempre se atualizando.

Uma boa maneira de otimizar o processo de cobrança é utilizando canais digitais para fazer a comunicação com o cliente.

O uso desses canais digitais quando voltado para recuperação de crédito, é conhecido como cobrança digital.

Continue lendo e saiba o que é e qual a importância da cobrança digital na sua empresa!

O que é a cobrança digital?

A cobrança digital consiste, basicamente, em utilizar diferentes meios digitais para a recuperação de crédito.

Esse tipo de cobrança normalmente está associado ao uso dos celulares, já que a maior parte da população tem contato diário com esse dispositivo.

A cobrança digital pode ocorrer por meio de SMS, e-mail e até mesmo as mídias sociais do cliente. Mas, a cobrança digital não é apenas enviar os boletos digitais!

Um diferencial, que nos mostra a importância da cobrança digital, se encontra no cliente poder fazer o contato com a assessoria de cobrança, buscando a solução do seu problema.

Seja por meio de simulações, cálculos ou até mesmo atendimento virtual, a cobrança digital oferece recursos exclusivos para o cliente.

A importância da cobrança digital e tradicional

Não pense que a cobrança digital pode substituir completamente os outros tipos de cobrança, como aqueles feito por telefone. Algumas pessoas ainda preferem uma cobrança mais tradicional, quer seja por meio de ligações, por carta, enfim, que não envolva meios digitais.

Isso vale principalmente para as pessoas mais antigas. Mas, com a mudança do perfil do consumidor, fica evidente a importância da cobrança digital na sua estratégia de recuperação de crédito. Por isso, vale aliar essas duas estratégias para otimizar os seus resultados.

Vantagens da cobrança digital

A cobrança digital tem várias vantagens, as principais são:

Alta acessibilidade

Por meio do e-mail ou SMS, é possível acessar um alto número de pessoas em apenas um dia, o que não aconteceria com o modelo clássico por meio do telefone.

Também é uma ótima maneira de fazer o primeiro contato com o cliente, já que o deixa mais à vontade para responder.

Além disso, receber um e-mail ou SMS torna a cobrança mais discreta e eficiente, já que o cliente poderá ler apenas quando estiver disponível, aumentando as chances de recuperação de crédito.

Avaliação de métodos

Com a utilização de cobrança digital, se torna mais fácil fazer relatórios de análise de eficiência de métodos, afinal, você saberá quanto retorno teve de cada canal digital.

Em geral, os que apresentam mais sucesso são os SMS e os e-mails.

Além disso, você consegue fazer mensagens personalizadas para diferentes tipos de clientes, otimizando ainda mais sua cobrança.

Redução de custos

A ligação, que é um dos métodos de cobranças mais utilizados, tem um gasto significativo para empresa.

Se você trabalha nessa área, sabe que uma ligação tem custo aproximado de R$ 2,00, enquanto uma SMS custa apenas R$ 0,10.

Ou seja, um SMS tem cerca de 5% do custo de uma ligação! E quando falamos sobre e-mail, normalmente ele é gratuito.

Além de ser melhor para o cliente, você ainda terá uma significativa redução de custos.

Otimizando o tempo da equipe

Impossível falarmos sobre a importância da cobrança digital e não a associarmos com a agilidade dos procedimentos.

A cobrança tradicional necessita de mão de obra direta para ficar ligando para o cliente até que este responda. Sabemos que isso pode levar um bom tempo, e, por consequência, desperdiçá-lo dos seus colaboradores.

A cobrança digital, como não necessita de resposta imediata e nem é individual, pode ser feita em longa escala, aumentando a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, das cobranças.

Mensagem com maior clareza

Outro ponto que necessita ser levado em consideração é que a leitura de um SMS ou e-mail, muitas vezes é mais claro que a clássica ligação.

A ligação muitas vezes está acompanhada de ruídos do local do atendente ou do próprio cliente, o que dificulta a conversa.

Isso sem falar na possibilidade de uma dúbia interpretação e possíveis mal entendidos.

Já por meio do SMS e e-mail, as informações são dadas de forma objetiva e de fácil compreensão, aumentando a qualidade da mensagem.

Agora que você já sabe a importância da cobrança digital para sua empresa, você com certeza quer saber mais sobre implementação.

Entre em contato com a Decisão Sistemas para saber como a implementação da cobrança digital pode ocorrer na sua empresa! Não deixe de curtir a nossa página no Facebook para acompanhar todas as novidades do blog!

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