Assessoria de Cobrança: como ter uma parceria de sucesso?

Como sabemos, o número de desempregados no país vem crescendo mês após mês, causando forte impacto na renda mensal dos brasileiros. Nesse sentido, é normal que a base de inadimplentes de determinadas empresas tenha aumentado, ao passo que realizar a contratação de uma assessoria de cobrança capaz de gerir e administrar todos os débitos em atraso se faz necessário.

Entretanto, contratar uma boa assessoria de cobrança para a sua empresa pode não ser tarefa simples, pois, para que essa parceria obtenha sucesso, é necessário levar em consideração alguns fatores importantes.

Dessa forma, nesse texto falaremos sobre como contratar uma assessoria de Cobrança de sucesso e apta a gerar os resultados almejados pela sua empresa.

O que é uma assessoria de cobrança?

A assessoria de cobrança é uma empresa que tem como único propósito recuperar os valores em aberto deixados por clientes inadimplentes. Dessa forma, após um estudo aprofundado da carteira de inadimplentes fornecido pela empresa contratante, a assessoria será capaz de abordá-los por meio de mensagens ou ligações telefônicas, a fim de reaver esses passivos.

Tal procedimento permite que o negócio possa manter-se lucrativo e eliminar os seus prejuízos sem pagar muito por isso, afinal de contas, o investimento necessário será menor que a criação de um time interno para lidar com este problema.

Porém, conforme mencionado no começo do texto, é importante salientar que o processo de contratação de uma assessoria de cobrança envolve diversos fatores que precisam ser analisados com calma, visando uma parceria de sucesso e que traga resultados efetivos.

Assim, no decorrer do texto falaremos um pouco mais sobre esses detalhes que, se seguidos corretamente, poderão fazer toda a diferença lá na frente.

Por que ter uma assessoria de cobrança?

Profissionalização do serviço

Ao entrar em contato com o seu cliente a fim de cobrar uma dívida, é necessário ter em mente que esse trabalho precisa ser realizado com muita cautela e profissionalismo, caso contrário, o resultado pode acabar sendo o fim da relação comercial.

Dessa forma, contar com uma assessoria de cobrança especializada, com funcionários treinados e altamente capacitados a realizarem essa função, pode fazer toda a diferença. Além disso, essas assessorias possuem os melhores métodos para cobrar e negociar recebimentos sem prejudicar o seu relacionamento com o seu cliente.

Maior agilidade nos processos e redução de custo

Quando a empresa decide por não contratar uma assessoria de cobrança especializada, todo processo de cobrança precisa ser realizado internamente, o que demanda um alto custo administrativo com pessoal e infraestrutura, como telefonia, internet e correios, sem contar o acúmulo de funções dos funcionários, impossibilitando que ele foque apenas na recuperação de crédito.

Em suma, isso impacta negativamente na eficiência do processo, trazendo resultados inexpressivos e pouco satisfatórios. Nesse sentido, uma assessoria de cobrança conta com sistemas de última geração e com profissionais treinados, que possibilitam uma taxa de retorno positiva em relação aos títulos em aberto, além da redução de gastos.

Mais tempo para você pensar em estratégias para o seu negócio

Por fim, ao contratar uma assessoria de cobrança, você passa a ter mais tempo para a sua empresa, podendo direcionar a sua atenção a projetos que visam a escalabilidade do seu negócio.

Em outras palavras, você vai conseguir se dedicar integralmente ao planejamento e à execução de estratégias para alavancar as suas vendas, sem precisar se preocupar com os seus clientes inadimplentes.

O que faz uma assessoria de cobrança ser bem sucedida?

Muitos são os fatores que fazem com que uma assessoria de cobrança tenha sucesso durante a sua jornada, ficando difícil pontuar todos eles de forma simples. Entretanto, o seu poder de investimento certamente pode assumir um papel importante na conquista de novas carteiras. Por mais que o dinheiro não seja tudo, conseguir contratar profissionais sêniores e/ou melhores tecnologias irá refletir diretamente em um melhor resultado.

Por outro lado, é comum vermos assessorias com bastante dinheiro em caixa não obterem bons resultados. Isso devido a falta de investimento em uma liderança qualificada capaz de fazer o acompanhamento dos resultados, bem como conseguir manter a equipe focada. Outro fator pouco analisado pelas empresas e de grande relevância é a similaridade de pensamentos destas com seus fornecedores de serviços.

Quais pontos precisam ser levados em consideração ao escolher fornecedores?

Embora seja necessário levar em consideração o nível de expertise da empresa na hora de escolher seus fornecedores, ainda assim, para muitas assessorias, o principal fator de decisão fica por conta do preço.

Entretanto, especialistas afirmam que, embora a preocupação com o preço seja válida, o melhor indicador para ser avaliado é o real gasto pelo real recuperado, ou seja, para cada R$ 1,00 investido em uma solução, quanto ela trás de ganho para a companhia.

Assim, é possível analisar se uma redução no custo não está trazendo uma economia ineficaz (impactando os ganhos) e se um maior investimento não possibilitaria uma melhora na recuperação total de créditos.

Por fim, ainda segundo especialistas, é primordial que os fornecedores escolhidos pela assessoria de cobrança tenham afinidade com os processos sendo executados pela empresa, para que haja sinergia e os resultados possam ser alcançados.

Como ter uma parceria de sucesso?

Para que a união entre empresa e assessoria de cobrança dê certo, além de exceder as expectativas com relação aos atendimentos dentro do prazo, a parceria com uma assessoria não pode ocorrer apenas na hora da apresentação ou do fechamento de um contrato.

Além disso, precisa haver uma preocupação com o lançamento de novos produtos de forma contínua, trazendo novas soluções que irão aumentar o nível de produtividade e de efetividade do trabalho ora desenvolvido.

Dessa forma, com esse nível de engajamento e comprometimento vindo de ambas as partes, as chances dessa parceria se transformar em um case de sucesso são muito maiores.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x