Com o avanço da tecnologia, muitas foram as melhorias implantadas em diversos setores de uma empresa, a fim de facilitar a coleta de dados e a agilidade no serviço prestado. O sistema de gestão, certamente é uma delas.
Entretanto, ainda vemos muitos gestores indo na contramão da inovação, muitas vezes, por receio de não se adaptarem às novas tecnologias. Além disso, empresas que há muitos anos atuam em determinado setor, costumam apresentar maior resistência a mudanças, o que se caracteriza um grande erro.
Quando falamos em sistema de gestão para departamentos ou empresas de cobrança, estamos falando de uma tecnologia que visa facilitar o dia a dia operacional da empresa, poupando tempo, dinheiro e stress.
Fora isso, empresas especializadas em sistema de gestão, geralmente, oferecem um programa simples de ser manuseado, além de uma equipe de suporte técnico sempre à disposição.
Nesse texto, traremos os principais benefícios oferecidos por um sistema de cobrança de qualidade, bem como explicaremos todos os detalhes que envolvem esse software tão necessário.
O que é um sistema de gestão
No geral, um sistema de gestão é um programa que, de maneira simples e organizada, visa supervisionar e administrar determinados setores operacionais de uma empresa. Em outras palavras, essa ferramenta é responsável por juntar uma gama de dados de forma clara e legível, que certamente servirão de base para futuras tomadas de decisões.
Dessa forma, quando uma empresa de cobrança adere a essa tecnologia, indiretamente, ela também estará sofisticando a experiência do seu cliente, já que, por meio da coleta de dados, abre-se a possibilidade de se oferecer um serviço mais personalizado.
Quais os benefícios de um sistema de gestão para a sua empresa de cobrança?
Muitos são os problemas enfrentados por departamentos e empresas de cobrança, sobretudo, no que se refere ao número de inadimplentes. No Brasil, conforme pesquisa realizada pela Serasa, ao final do ano de 2021, o número de brasileiros devedores beirava a casa dos 64 milhões, ou seja, aproximadamente 30% da população brasileira se encontra endividada.
Entretanto, apesar desse panorama preocupante, existem ferramentas capazes de te ajudar a contornar esse cenário de instabilidade. Uma dessas ferramentas, é o sistema de gestão. Desse modo, confira a seguir, alguns dos benefícios que esse software pode trazer para sua empresa.
Diminuição no número de inadimplentes
Conforme já abordado nesse artigo, esse é um problema bastante recorrente dentro das empresas de cobrança.
Por vezes, devido a falta de recursos dos clientes em arcar com seus compromissos, mas, também, devido a ausência de um sistema completo e organizado, que mostre de forma simples e direta o que precisa ser feito, além de permitir a automatização de processos.
Dessa forma, com um software de gestão, ficará muito mais fácil automatizar tarefas cotidianas como emissões de boleto e envio de notas fiscais. Inclusive, caso tenha dúvidas sobre quais processos poderão ser automatizados na sua empresa, leia este artigo que fala mais sobre o assunto.
Diminuição de custos operacionais
Essa é uma das principais premissas que envolvem a instalação de um sistema de gestão em um departamento ou empresa de cobrança.
Por ser um sistema completo e que possibilita a automação de grande parte das atividades, recursos humanos antes alocados para realização de tarefas simples, agora, serão dispensáveis. Assim, os gastos com pessoal diminuirão sem que o setor perca em qualidade.
Ganho de tempo
Quando se tem um quadro grande de funcionários, constantemente, devido ao alto número de atribuições, vemos uma certa falta de agilidade no que se refere a finalização dessas atribuições.
Nesse sentido, além de manter grande parte dos processos automatizados, o software de gestão será capaz de trazer informações cruciais envolvendo a operação, facilitando assim a tomada de ação.
Quais as funcionalidades que um sistema de cobrança precisa ter?
No que se refere ao sistema de gestão, ele precisa ser completo, dinâmico e fácil de se manipular. Entretanto, é necessário que você conheça algumas das funcionalidades que não podem faltar em um software de cobrança. Dessa forma, resolvemos separar 4 funções que são fundamentais e que precisarão estar a disposição da sua equipe.
Emissão e envio de boletos e notas fiscais de serviço.
É necessário que seu sistema esteja apto a emitir e enviar notas fiscais e boletos para seus clientes de maneira rápida e automatizada.
Sem essa função, um sistema de gestão não pode ser considerado completo, já que sua empresa ainda precisará delegar essa função a outras pessoas.
Comunicação com bancos para emissão de boletos
Quando falamos em agilidade, nos referimos a todas as partes do processo que exigem rapidez para serem resolvidas.
Nesse sentido, um sistema de cobrança capaz de se comunicar com instituições bancárias, a fim de facilitar a emissão de boletos e respectiva cobrança dos mesmos, certamente se diferencia dos outros softwares do mercado.
Praticidade e performance
Um sistema difícil de trabalhar, com um layout poluído e cheio de funções desnecessárias, seguramente, não facilitará o trabalho da sua equipe.
Além disso, um sistema de baixa performance, que apresenta lentidão nos momentos onde você mais precisa, também será uma dor de cabeça.
Portanto, certifique-se de adquirir um sistema ágil, eficiente e que não vai te deixar na mão quando você mais precisar.
Emissão de relatórios de gestão completos
Na hora de começar a desenvolver o planejamento estratégico da sua equipe, seu sistema de cobrança precisa estar apto a fornecer todos os dados necessários com precisão. Logo, decisões tomadas baseadas em dados sólidos e completos, têm muito mais chances de suceder.
A fim de facilitar e agilizar o dia a dia da sua empresa de cobrança, essas são as funcionalidades necessárias que um software de cobrança precisa ter.