Em julho de 2018 o Brasil bateu o recorde nacional em número de inadimplência, chegando a quase 63 milhões e meio de consumidores em atraso com suas dívidas. Esse número, para se ter uma ideia, é quase o equivalente a toda população da Itália.
Lógico que esse alto índice é um dos efeitos da pós crise da qual passa o nosso país já há alguns anos. E toda empresa precisa ter um controle efetivo de toda entrada de dinheiro, bem como procurar formas de melhorar o serviço de cobrança, diante do alto índice de inadimplência.
Uma dessas formas é contar com o auxílio de uma assessoria de cobrança. Então, nesse post vamos mostrar qual a importância de contar com uma assessoria de cobrança em tempos de crise. Continue lendo!
É preciso saber cobrar
Normalmente, nos casos de inadimplência, existem dois pontos a serem analisados: a empresa credora precisa fazer o dinheiro entrar e quem está inadimplente não tem o dinheiro para pagar. Isso é uma realidade.
Cobrar de qualquer jeito pode desgastar a imagem da empresa credora, haja vista não se usar da empatia para entender a situação do cliente inadimplente e não apresentar a melhor solução para ajudá-lo a quitar a dívida.
A falta de experiência e especialização em cobrar pode ainda trazer um impacto negativo no relacionamento com o cliente. Algumas vezes a cobrança feita de qualquer jeito até pode recuperar o crédito, mas faz com que a sua empresa também perca um cliente.
Por isso, o melhor é que a tarefa seja feita por quem entende do assunto.
A Assessoria de Cobrança
Uma empresa de cobrança, ou um assessoria de cobrança como também é chamada, tem como principal função recuperar os ativos para outras empresas ou mesmo pessoas, por meio de negociações amigáveis.
Logo, uma assessoria de cobrança é responsável e especializada em cobrar o cliente inadimplente quando contratada por terceiros.
Todo o foco da assessoria de cobrança está em oferecer meios para ajudar o cliente a pagar sua dívida e para satisfazer o contratante.
E contar com o auxílio de uma assessoria de cobrança em tempos de crise pode ajudar a recuperar o crédito ainda mais rapidamente.
Por que contratar uma assessoria de cobrança em tempos de crise?
Como dissemos acima, uma empresa de cobrança é especializada em cobrar, oferecendo ao cliente meios de negociações amigáveis, permitindo assim que ele consiga resolver o seu problema: o débito.
Uma assessoria de cobrança é composta por profissionais experientes e capacitados para dialogar com o cliente inadimplente e compreender os problemas que ele está passando no momento e pelos quais não consegue cumprir com os pagamentos assumidos.
Esses mesmos profissionais sabem como negociar para chegar a uma cobrança amigável e inteligente tornando possível a quitação da dívida para o inadimplente e a recuperação de crédito para o credor.
As vantagens em contratar uma assessoria de cobrança em tempos de crise
Além de ter certeza que a imagem da sua empresa será preservada, pois o serviço de cobrança será feito da forma mais amigável e profissional possível, contratar uma assessoria de cobrança em tempos de crise traz muitas outras vantagens. Entre elas citamos:
Menor custo para a sua empresa
Contratar uma assessoria de cobrança em tempos de crise para realizar as cobranças da sua empresa, com certeza, gerará menos custos em relação a manter uma equipe de profissionais contratados para fazê-la.
Para manter uma equipe interna para realizar as cobranças na sua empresa, além dos encargos com salários, você também terá outras despesas como contas de telefone, internet, além do que você precisará providenciar equipamentos e softwares especializados para os contatos.
Certeza de profissionais qualificados e experientes
Todos os profissionais de uma assessoria de cobrança são especializados na área, portanto, não precisam ser treinados internamente pela sua equipe.
Eles saberão o que devem fazer para cobrar o seu cliente inadimplente de forma amigável e o mais rápido possível, buscando sempre alternativas para os melhores resultados possíveis.
Maior produtividade
Uma assessoria de cobrança está o tempo todo focada em cobrar, sem desvios para outras atividades, o que proporciona uma otimização do tempo e do trabalho.
Por isso, terceirizar a cobrança para uma assessoria de cobrança em tempos de crise dará uma maior produtividade e, obviamente, maiores e melhores resultados.
Tecnologias adequadas
Uma assessoria de cobrança conta com toda a tecnologia necessária a seu favor, em termos de aparelhos e equipamentos que facilitam a tarefa.
Além do mais, contam com ferramentas modernas e sistemas próprios para otimizar a cobrança e aumentar os resultados.
Cuidando do relacionamento
Toda empresa se preocupa na captação e na fidelização de clientes e o serviço de cobrança é primordial para que o cliente inadimplente se sinta valorizado e respeitado.
A cobrança precisa ver no inadimplente de hoje, o cliente de amanhã, aquele que fará novos negócios com a empresa.
Por isso, é preciso passar a cobrança da sua empresa, para quem entende do assunto e sabe fazer da melhor maneira para o cliente e para você. Deposite a sua confiança em uma assessoria. Ela saberá fazer da forma correta para ambas as partes.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as novidades sobre cobrança e factoring.