Cobrança massificada: como funciona?

Você sabe o que é a cobrança massificada? Essa pergunta é bastante pertinente, pois muitos gestores encontram dificuldades para fazer o acompanhamento constante de todas as contas. Essa dificuldade aumenta ainda mais quando uma determinada empresa conta com uma ampla cartela de clientes.No entanto, quando esse acompanhamento não é realizado da forma adequada, o nível de inadimplência pode aumentar e a empresa pode ter dificuldades para receber todos os créditos devidos e, consequentemente, as receitas podem cair. Nessa situação pode fazer com que o negócio se torne inviável futuramente.Realmente essa questão é muito importante, não é mesmo? Pensando nisso, neste post explicaremos detalhadamente o que é e como funciona a cobrança massificada. Além disso, forneceremos dicas que ajudarão a sua companhia a utilizar esse procedimento. Acompanhe a seguir.

O que é e como funciona a cobrança massificada?

Essa metodologia é focada na quantidade total de devedores e não nos tipos de dívidas. E significa que a empresa pode ser credora de diferentes clientes e de diferentes produtos e, consequentemente, a cobrança será feita de devedores diferentes que adquiriram produtos distintos.

Essa forma de cobrança é muito comum nas instituições financeiras, pois muitas delas oferecem produtos diversificados. Entre eles estão empréstimos, seguros, cartões, investimentos financeiros, entre outros.

Nesse tipo de cobrança, a companhia especializada na área pode fazer diferentes ações com a intenção de acelerar o processo (entrar em contato com cliente mais rápido possível e, assim, conseguir receber o crédito devido rapidamente). As assessorias de cobrancas podem, por exemplo, enviar mensagens SMS, e-mails, fazer ligações ao consumidor etc.

Quais os direitos dos inadimplentes?

O credor tem direito a fazer a cobrança da dívida, no entanto, mesmo estando em débito, o devedor também tem seu direito garantido. Aliás, há limites que devem ser cumpridos na hora em que a empresa fizer a cobrança da dívida.

Por isso, é muito importante estar por dentro do que é permitido fazer ao realizar uma cobrança massificada. Práticas como as citadas abaixo são consideradas ilegais e podem causar constrangimento ao devedor:

  • Ligação em locais de trabalho;
  • Ligações para amigos deixando recado sobre a dívida;
  • Ligações para familiares e também deixando recado sobre a dívida;
  • Colocar listas com nomes dos alunos devedores nos corredores da escola/faculdade;
  • Colocar listas com nomes dos condôminos inadimplentes no mural do edifício;
  • Ligações telefônicas feitas para o ambiente de trabalho, mencionando aos funcionários e/ou ao chefe de que se trata de cobrança de dívidas;
  • Ligações ininterruptas aos finais de semana e horários noturnos.

Qualquer ação tomada pela empresa que está fazendo a cobrança massifica e, que não tenha o objetivo básico de receber a dívida é ilegal. Um exemplo claro é, se o devedor se atrasar para pagar suas dívidas e for vítima de abuso, a lei lhe dará alguma proteção.

Inclusive, o artigo 42 da Lei de Proteção ao Consumidor (CDC), proíbe o comportamento dos cobradores, que exponha o consumidor ao ridículo, que o submeta ao constrangimento ou ameaça de forma injustificada.

É possível utilizar o ajuizamento de dívidas para cobrança massificada?

O ajuizamento de dívidas é uma alternativa para a recuperação do crédito do devedor. Ele permite que o credor conte com a força do Estado por meio de uma condenação judicial ou penhora e até mesmo leilões judiciais, para reembolsar o valor devido.

Caso não tenha sucesso por meios mais fáceis e amigáveis, é possível realizar uma cobrança massificada desta forma. No entanto, ela deve ser avaliada de forma cautelosa para então, fazer o ajuizamento.

O que avaliar no ajuizamento de dúvidas?

Como acabamos de citar, é necessário avaliar com cuidado antes de realizar o ajuizamento de uma cobrança massificada de dívida. Isso porque, podem existir algumas peculiaridades em relação à origem do débito, forma de relacionamento e até mesmo de divergência de interpretação doutrinária pelo juiz, por exemplo.

Antes de chegar nesta etapa, é importante checar se o devedor poderá arcar com o pagamento caso seja condenado. Isso pode ser feito através de uma análise de perfil profissional, renda presumida, entre outras coisas.

O mais comum é que essa alternativa seja utilizada apenas para dívidas de ticket médio mais altos, para que possa haver uma compensação em relação aos altos custos envolvidos com o judiciário.

Quais os outros tipos de cobrança?

Além da cobrança massificada, existem outras formas que tentar receber o valor devido. Abaixo, listamos algumas destas outras alternativas que podem te ajudar nesse processo. Confira:

  • E-mail: esta é uma forma muito útil e prática de lembrar seu cliente sobre o débito. No entanto, nem sempre é efetivo, pois a taxa de abertura pode ser baixa. O ideal é que ele seja aliado de outros recursos para diminuir o risco de inadimplência;
  • Terceirização: a terceirização da cobrança é uma forma de otimizar tempo. Neste caso, é uma equipe externa quem se dedica em entrar em contato e negociar o recebimento da dívida;
  • Protesto cartorial: esta forma é um meio de realizar a cobrança, quando outros recursos já se esgotaram;
  • Cobrança preventiva: essa modalidade é ideal quando o intuito é evitar a inadimplência dos clientes. Nela, o contato é realizado dias antes do vencimento do título;
  • Assessoria jurídica: nesse caso, a situação é resolvida via advogados, através de intimação. Esse método é usado quando não há retorno ou resolução do caso, nem mesmo apelando a outras instâncias;
  • Ligações telefônicas: este é um dos métodos mais tradicionais e oferece a vantagem de conversar diretamente com o devedor para entender a melhor forma de negociar a dívida e restabelecer o crédito ao inadimplente;
  • Correspondência (Carta): elas podem ser enviadas diretamente para a residência do consumidor. Neste caso, é possível contar com o serviço de A.R. (aviso de recebimento), uma garantia que o devedor recebeu a cobrança;
  • Lembretes de pagamento: este podem ser feitos via SMS ou message app. Trata-se de uma forma de avisar sobre o vencimento de prazos de pagamento ou dívidas já existentes, que podem ser regularizadas.

Como fazer o procedimento da melhor forma?

Existem diferentes práticas que ajudaram a sua empresa a fazer esse tipo de cobrança com sucesso e, consequentemente, conseguir receber o máximo possível dos créditos devidos e diminuir os níveis de inadimplência.

Entre elas estão a identificação dos devedores, a contratação de uma assessoria especializada na área, fazer a cobrança com antecedência, premiar quem paga em dia e automatizar os processos. Abordaremos detalhadamente sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!

Faça a identificação dos possíveis devedores

A primeira dica é agir de forma preventiva. Sem dúvida, a análise de crédito é uma das principais maneiras de reduzir os níveis de inadimplência pois ajuda a identificar os possíveis devedores. Se uma pessoa já está com muitas dívidas é provável que ela não consiga assumir outra. Em outros casos, pode ser que o indivíduo adquira um produto, mas não consiga pagar todas as prestações.

Agora, você deve estar se perguntando: como é possível ter conhecimento sobre as informações dos clientes? Esse procedimento pode ser feito por meio da consulta dos órgãos de proteção de crédito. Entre eles estão o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa.

Efetue a cobrança com antecedência

Há ocasiões nas quais o ideal é fazer a cobrança com antecedência. Isso pode ser feito sem ofender o consumidor. Basta enviar lembretes (pode ser uma mensagem de texto SMS ou e-mail) avisando que a data de vencimento está próxima.

Esse lembrete ajuda o consumidor a lembrar do compromisso e diminui as probabilidades de ele atrasar as parcelas e, consequentemente, ter que pagar mais multas ou juros. Podemos afirmar, portanto, que essa prática é benéfica tanto para o cliente quanto para a companhia.

Faça a contratação de uma assessoria de cobrança

Sem dúvida, essa pode ser a melhor solução para lidar com carteira de cobrança de clientes. Isso porque, essas empresas contam com profissionais especializados nas atividades de cobrança de dívidas e recuperação de créditos. Dessa maneira, aumenta-se as probabilidades do seu negócio receber a dívida do cliente sem entrar em conflito com ele.

Além disso, a sua companhia não precisará lidar com essa tarefa burocrática. Consequentemente, você poderá se concentrar nas questões mais relevantes e que contribuem para o crescimento e sucesso do seu negócio.

A cobrança massificada é um procedimento importante relevante para as organizações que contam com uma grande carteira de clientes. No entanto, nem sempre é fácil lidar com essa questão. Por isso é indicado contratar uma empresa especializada no assunto pois ela já está acostumada e conta com profissionais especializados para lidar com essa questão. Além disso, o seu negócio precisa recuperar os créditos mais rápido possível.

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