O planejamento financeiro é essencial para uma boa gestão e, até mesmo, para a continuidade de um negócio. Pensando nisso, no post de hoje, você vai compreender o que é um controle financeiro e como otimizá-lo em sua empresa, fazendo com que esse seja um verdadeiro diferencial competitivo para o seu escritório de cobrança.
Para ter suas atividades sustentáveis — ou seja, para perdurar durante os anos —, todo negócio deve ter um controle financeiro que consiga abarcar toda a estrutura da empresa. Para isso, os registros devem ser efetuados de maneira contínua, além de corresponderem à integralidade das ocorrências financeiras.
Se isso não ocorrer, todas as decisões tomadas com base nos dados financeiros registrados correm o risco de afetar os negócios já no curto prazo. Pensando no longo prazo, esses erros podem ser catastróficos, afetando a continuidade operacional.
A seguir, conheça algumas dicas de como manter o controle financeiro otimizado em sua assessoria de cobrança! Vamos lá?
Elabore o plano financeiro propriamente dito
De nada adianta apenas falar sobre planos financeiros e não colocar nada em prática. Os planos devem ser formalmente estabelecidos, com metas atingíveis e possíveis de acordo com a realidade do mercado.
Da mesma forma que é importante se realizar o plano financeiro, é preciso que todos os colaboradores saibam de sua importância na operacionalização desses planos. Sem eles, nada poderá ser feito, pois os colaboradores são os principais atores desse cenário.
Registre e monitore as operações financeiras
Com o plano financeiro realizado, agora é o momento de registrar todas as operações que impactam a estrutura financeira da empresa. Sem esse registro fiel de todas as operações financeiras, qualquer decisão tomada será equivocada — por mais que se delibere sobre elas!
Aqui, os supervisores são parte fundamental. Sem a adesão deles, o registro e o monitoramento das operações financeiras não poderá ser realizado de maneira efetiva.
Elimine custos desnecessários
Aqui, entra a parte mais complicada para qualquer gestor financeiro. Isso acontece porque algumas das decisões tomadas geram um descontentamento muito grande nos colaboradores.
Troca de plano de saúde, demissões, redução de benefícios indiretos, etc.: todos esses gastos podem ser reduzidos, mas não vão trazer os benefícios esperados para o negócio. O ideal, portanto, é que esses gastos sejam revistos na parte administrativa e na parte operacional. Com bons resultados obtidos nessas práticas, os colaboradores serão beneficiados com aumentos de benefícios — e não o contrário.
Adote um sistema de gestão
Por fim, a adoção de um sistema de gestão informatizado permitirá que a assessoria de cobrança possa por em prática todos os passos anteriores e de uma só vez: será possível elaborar o plano, registrar as operações e controlar todo o processo de maneira muito mais efetiva.
Tudo isso acontece porque, com o sistema de gestão, a empresa poderá estar totalmente integrada, com os setores comunicando-se entre si. Os investimentos realizados são proporcionais ao tamanho da empresa — ou seja, quanto menor for um negócio, menor será o investimento necessário.
O controle financeiro requer comprometimento e disciplina por parte dos gestores e dos funcionários de uma empresa — tudo isso para fazer com que uma empresa tenha sobrevida nos negócios e seja sustentável nas suas atividades operacionais.