Como tomar decisões baseadas em dados na sua Securitizadora?

Organizações financeiras, como securitizadoras, estão sendo inundadas pela quantidade de dados que surgem de planilhas, softwares, emails, duplicatas e a lista continua… Em um primeiro momento, essa abundância de dados pode parecer com uma mina de ouro — e até é, mas as coisas não são tão simples assim.

Para que os dados realmente possam dar à sua securitizadora todo o valor de que eles são capazes, você precisa saber como minerá-los. Infelizmente, a quantidade absurda de dados geradas hoje, em diferentes formatos e em vários sistemas, pode ser um obstáculo. Então, como você pode colocar os dados da sua securitizadora para trabalhar?

Tomar decisões baseadas em dados é o caminho certo para fazer sua securitizadora. Mas, para chegar lá, é preciso adotar uma estratégia de análise de negócios que passe, primeiramente, pela organização sistemática dos dados. Quer saber como? A gente te conta no artigo abaixo!

Business Intelligence: a análise de negócios para securitizadoras

O processo de extrair insights a partir dos dados tem nome: Business Intelligence, ou BI. O BI diz respeito às práticas e tecnologias utilizadas pelas organizações para coletar, processar e apresentar o valor extraído das informações existentes. Simplificando, trata-se de converter dados em uma compreensão do que eles representam para uma melhor tomada de decisões de negócios com a ajuda de visualizações, relatórios, análises preditivas e outros recursos.

O Business Intelligence é especificamente crucial para o setor de finanças, incluindo securitizadoras. Isso porque as ferramentas e análises de inteligência de negócios são os instrumentos que nos ajudam a ver a realidade com clareza. Em outras palavras, a análise de dados permitirá à sua empresa ter a precisão necessária para otimizar lucros e oferecer o melhor serviço a todas as partes envolvidas na securitização.

O BI também toca em outro ponto crucial para o sucesso da securitizadora: a mitigação dos riscos. Gerenciar a incerteza relacionada às operações financeiras exige uma abordagem integrada que envolve tecnologias incorporadas às operações de negócios do dia a dia. A análise de negócios destaca informações reais que permitem que você atue sobre os dados de reputação de uma empresa, questões de segurança, alterações de requisitos regulamentares e conformidade, comportamentos do cliente etc.

Veja mais >> Guia completo da securitizadora: o que é e por que abrir uma?

Decisões baseadas em dados: os benefícios para securitizadora

Em um mundo financeiro incerto e que muda rapidamente, as securitizadoras precisam confiar mais em informações acionáveis baseadas em fatos, obtidas a partir de ativos de dados cada vez maiores, para ter sucesso. As decisões baseadas em dados podem trazer à empresa:

  • Maior eficiência operacional: no mercado ultra-competitivo de hoje, as instituições financeiras precisam ser o mais enxutas e eficientes possível. Usando a análise de negócios para analisar processos operacionais, as organizações podem reduzir custos contínuos e maximizar os recursos existentes;
  • Serviços aprimorados: o BI permite que as organizações rastreiem os fluxos de receita individuais para determinar melhor quais operações são lucrativas e quais não;
  • Marketing aprimorado: usando BI, a base de clientes pode ser analisada para identificar e desenvolver novas oportunidades e incrementada para realizar campanhas de marketing online mais direcionadas;
  • Melhor retenção de clientes: conforme discutido anteriormente, o BI pode ajudar a securitizadora a identificar e buscar os clientes mais lucrativos. Ele também desempenha um papel importante na melhoria da retenção e fidelidade do cliente;
  • Redução de risco: o mundo financeiro está em constante mudança e cheio de incertezas. Mais do que nunca, as instituições no mercado precisam usar todas as ferramentas à sua disposição para reduzir o risco. Felizmente, o Business Intelligence fornece informações acionáveis ​​que as organizações podem usar para fazer exatamente isso.

 

Análise de negócios: como tomar decisões baseadas em dados

A ideia de Business Intelligence parece ótima, certo? Dados que são simples de entender e aplicar à tomada de decisões na vida real são algo do qual sua securitizadora certamente pode se beneficiar. Mas compreender a grande quantidade de dados disponíveis no setor financeiro não é uma tarefa fácil. E ainda seria extremamente tedioso e demorado se fosse feito manualmente.

Considerando o volume de informações que a maioria das empresas distribui em vários aplicativos e serviços, obter uma visão de 360° de seus clientes e da empresa como um todo é um desafio. Para usar as práticas de BI a seu favor, é preciso investir na tecnologia que o permita isso, como o software para securitizadora.

O software para securitizadora fornece visualizações de dados fáceis de entender para ajudar a organização a descobrir percepções acionáveis. A maior visibilidade de seus dados históricos e atuais permite que você entenda melhor as tendências e implemente análises preditivas para tomar decisões baseadas em dados. Essa ferramenta pode ainda mesclar dados díspares de várias fontes para criar um painel unificado de informações que qualquer pessoa em sua empresa pode usar.

Ao criar um repositório coletivo de dados, o software para securitizadora elimina o trabalho tedioso e cria uma plataforma simples que facilita:

  • A integração dos dados de vários aplicativos e serviços de negócios;
  • O aumento do visibilidade do que acontece em toda a sua empresa;
  • O acesso rápido a informações e em formatos fáceis de entender.

Os benefícios de longo alcance das decisões baseadas em dados no setor financeiro continuam a ser descobertos em todo o mundo, mas é importante que as organizações estejam implementando as ferramentas corretas específicas para as necessidades do setor de securitização. O software para securitizadora fornece ao gestor da empresa e a todos os seus funcionários uma visão dos fatores internos e externos que afetam seus resultados financeiros e um guia sobre como melhorá-los.

Agora que você sabe como tomar decisões baseadas em dados na sua securitizadora, aproveite e veja também as ferramentas que você deve ter para otimizar a gestão do seu negócio!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x