Principais erros na gestão empresarial e como resolvê-los

pessoas conversando em uma mesa de escritório com muitos papéis e canetas

O mundo dos negócios, como se sabe, é extremamente concorrido, não havendo margem para ambiguidades e erros na gestão empresarial. Logo, saber gerir a sua empresa corretamente pode gerar vantagem competitiva e colocar o seu negócio à frente dos demais.

Desse modo, decidimos listar nesse artigo, os 8 erros na gestão empresarial mais comuns, para que você consiga tomar as decisões certas e gerenciar sua companhia adequadamente.

8 erros na gestão empresarial

Não se planejar

A princípio, grande parte dos empreendedores fazem um plano de negócio antes de abrirem suas empresas. Entretanto, no momento que o negócio se inicia e começa a trazer resultados, esse planejamento é deixado de lado e o devido acompanhamento deixa de ser feito.

Veja que esse processo sistêmico é extremamente importante para o desenvolvimento da sua empresa, afinal, ele facilita o gerenciamento de processos e a definição de planos de ações focados no crescimento do negócio.

Não registrar as movimentações

Em suma, é impossível determinar a saúde do seu caixa se os registros de entrada e saída não estiverem sendo feitos da maneira correta. Por exemplo, vamos imaginar que você precise comprar insumos ou até mesmo pagar uma conta.

Logo, sem a informação precisa do saldo disponível em caixa, não há como saber o que pode e o que não pode ser gasto. Fato é que, mantendo essa desorganização, dificilmente uma empresa consegue permanecer no mercado por muito tempo.

Não fazer fluxo de caixa

Antes de tudo, para realizar o fluxo de caixa, primeiro, é preciso organizar as entradas e saídas do seu negócio. Em resumo, essa é uma das ferramentas de gestão empresarial mais importantes que existem, e a sua não utilização pode colocar em risco as metas de expansão da empresa.

Não acompanhar os KPIs

De antemão, não fazer o acompanhamento dos KPIs é certamente um dos principais erros na gestão empresarial cometidos por gestores. Os KPIs são responsáveis por demonstrar os esforços da sua companhia ao iniciar uma ação específica ou um determinado processo.

Assim, essa ferramenta ajuda os gestores a entender os efeitos das suas ações e o que pode ser feito a fim de obter melhores resultados.

Não utilizar um sistema de gestão

Adquirir um sistema de gestão financeira é uma tarefa obrigatória, uma vez que esse recurso é capaz de reunir todas as informações contábeis da empresa em um único lugar e contribuir para um resultado mais sólido e eficiente.

Conforme já mencionamos no artigo, é preciso que os lançamentos de créditos e débitos estejam todos organizados, e fazer isso manualmente pode ser um problema. Desse modo, o software de gestão pode te ajudar a manter suas contas em dia.

Por fim, o sistema ERP mostra aos gestores em tempo real os indicadores da empresa e ainda automatiza atividades simples e repetitivas. Isso não apenas otimiza tempo, como também possibilita que sua equipe consiga focar em aspectos que merecem mais atenção.

Não separar as despesas particulares

Em resumo, misturar as despesas empresariais e pessoais também pode ser considerado um dos erros na gestão empresarial mais comuns. De modo geral, esse equívoco é bastante comum nos empresários de primeira viagem.

Não promover essa divisão pode fazer com que você perca o controle do seu caixa e permaneça no vermelho por tempo indeterminado. Logo, procure desde o início separar o que é do negócio e o que faz parte do seu aspecto pessoal.

Não se atentar com os deveres fiscais

Negligenciar as obrigações fiscais inerentes a todas as empresas atuantes no país, ocupa a última posição na nossa lista de erros na gestão empresarial.

Para que seu negócio funcione normalmente e não sofra com multas e sanções, é necessário estar atento aos impostos referentes ao seu ramo de atuação. Assim, elaborar um planejamento tributário adequado evita o atraso das suas responsabilidades fiscais e garante a idoneidade da sua empresa perante a lei.

Não se prestar atenção na concorrência

A concorrência: um ponto que jamais deve ser esquecido. Não ficar atento a como ela se comporta é um grande erro: ao praticá-la, corre-se o risco de perder clientela, o que, em qualquer ramo, é caminhar rumo ao fracasso.

Como um software evita erros na gestão empresarial?

Contratar um software de gerenciamento para apoiar na gestão empresarial é um passo importante rumo a escalabilidade da sua empresa. Veja que com esse apoio você vai conseguir produzir informações precisas e que vão te auxiliar na leitura e monitoramento dos KPIs.

Além disso, um bom sistema de gestão realiza as tarefas mais simples do seu dia a dia de forma automatizada, reduzindo as chances de retrabalho e amplificando ainda mais sua eficiência operacional.

Por fim, é importante ressaltar que existe um tipo de software recomendado para cada tipo de negócio, cabendo a você decidir o que melhor se adequa às suas necessidades.

Conheça o DIESC, a solução da Decisão para o gerenciamento da sua ESC

O DIESC é um sistema homologado pelas principais registradoras de operações de créditos do Brasil (B3 e CERC). Logo, a plataforma é recomendada para os gestores de ESCs de todos os portes, devido à sua vasta gama de recursos e o seu preço acessível.

Por último, com o DIESC você realiza as operações com muito mais agilidade, além de dar andamento nos seus processos dentro do que estipula a Lei da ESC. Tudo isso de forma automatizada e se comunicando diretamente com a registradora de operações, bancos e órgãos de proteção ao crédito.

Para saber mais sobre o software da Decisão, não se esqueça de visitar o nosso site e falar com um dos nossos atendentes agora mesmo.

erros na gestao empresarial

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x