Fazendo métodos de cobrança serem mais eficientes

Chega uma hora em que a inadimplência bate à porta das empresas e a falta de recebimento de dívidas acaba comprometendo consideravelmente o fluxo de caixa de qualquer negócio que enfrenta problemas deste tipo. Afinal, esse é sempre um dinheiro que já é esperado e, muitas vezes, até comprometido.

É nessa hora que grande parte das empresas, independente do porte ou setor de atuação, procura pelas empresas de cobrança a fim de recuperar suas dívidas e voltarem a ter um fluxo de caixa saudável.

Os escritórios de cobrança estão preparados para atuar nas cobranças e na recuperação de crédito e, para que sua atuação seja eficiente, são utilizados alguns métodos de cobrança que vamos mostrar a seguir.

 

Ter uma equipe extremamente capacitada

Em primeiro lugar e antes de qualquer coisa é essencial que o escritório de cobranças conte com uma equipe altamente capacitada e que domine todas as técnicas de cobrança existentes.

O profissional precisa estar preparado para dialogar com o cliente inadimplente a fim de converter o diálogo em uma dívida quitada e, para isso, é preciso que ele esteja preparado para responder às dúvidas e questionamentos do cliente, transmitindo-lhe confiança e tranquilidade.

A capacitação profissional fará toda a diferença na hora de concretizar uma negociação e até fidelizar clientes.

 

Enviar lembretes de pagamento é uma excelente alternativa

Uma alternativa bastante utilizada e que oferece um excelente custo-benefício é o envio de lembretes de pagamento aos clientes, pois, além de ser barato, ainda serve como estímulo para a quitação de uma dívida.

Às vezes o cliente inadimplente nem mesmo está se lembrando que determinada conta deve ser paga e, lembrá-lo disto, pode trazer bons resultados.

Hoje, com a ajuda da tecnologia, os meios de contatar os clientes acabou sendo ampliado e é muito simples enviar um SMS, um e-mail, entrar em contato pelas redes sociais e até mesmo, enviar uma mensagem por WhatsApp.

Então, utilizar a técnica do lembrete, sempre cai bem.

 

Utilizar a técnica do ganha-ganha e oferecer opções de pagamento

Às vezes a pessoa inadimplente encontra-se nesta situação por não ter condições de pagar valores exorbitantes de uma dívida repleta de altas taxas de juro. Entretanto, muitas vezes ele está disposto a pagá-la a fim de retomar o seu crédito e honrar com suas responsabilidades.

Profissionais capacitados conseguem muito bem desempenhar o papel de bons negociadores em situações como essa com bastante tato e sensibilidade. Esses profissionais estão preparados para oferecer opções que caibam no bolso do cliente, aumentando as chances de quitação da dívida. Não se preocupar apenas com o fechamento do negócio é uma ótima forma de fechar o negócio.

Facilitando a vida do cliente e colocando em prática a técnica do ganha-ganha, a negociação fica boa para ambos os lados.

Afinal, não adianta negociar uma dívida e no fim das contas não recebê-la.

Ficar de olho nas técnicas utilizadas no processo de cobrança aplicando-as com precisão, inteligência e humanização, certamente, alavancará o número de negócios fechados.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo sebastão jose
Paulo sebastão jose
2 anos atrás

grato pelas dicas pelo menos deu para aumentar meus conhecimentos.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x