Ao gerenciar uma empresa de factoring é preciso ter em mente que se está exposto a diversos riscos, tanto antes quanto após sua abertura no mercado. É por isso, por exemplo, que antes de abrir a empresa é preciso fazer o plano de negócios, que busca analisar os riscos de mercado, como a concorrência, para que se entenda a viabilidade da empreitada.
Contudo, é depois de sua abertura que é preciso ter ainda mais cuidado. O risco de crédito, que é a análise do perfil de cada cliente antes da cessão do crédito, é de extrema importância para evitar a inadimplência e garantir o sucesso do negócio.
Para que você saiba como alcançar esses objetivos, abaixo, mostramos o que é o gerenciamento de risco de clientes de factoring e como fazê-lo! Acompanhe. 08
O gerenciamento de risco de clientes de factoring
O risco de crédito é entendido, simplesmente, como o risco que uma factoring corre enquanto adquire os créditos das empresas cedentes. Isso porque os sacados podem deixar de pagar as dívidas no tempo, o que poderá resultar em perdas para a empresa de factoring.
O gerenciamento de risco de clientes de factoring, portanto, é muito importante. Porém, na maioria das vezes não é possível determinar com precisão se a empresa recuperará o dinheiro porque, mesmo que os sacados estejam pagando suas dívidas em tempo, a economia pode mudar e alterar a forma como as coisas sempre aconteceram.
Então, o que os gestores no fomento mercantil podem fazer? Eles precisam gerenciar seus riscos de crédito. O objetivo é manter a exposição ao risco dentro de parâmetros adequados e aceitáveis.
Para isso, as factorings precisam gerenciar não só a carteira de clientes, mas também os créditos individuais. Uma revisão é vital para o sucesso e o futuro no longo prazo do negócio. Mas então, como fazer o gerenciamento de risco de clientes de factoring?
Como o gerenciamento de risco de clientes pode ser feito
Um gerenciamento de risco de clientes de factoring eficaz começa por meio do uso de um bom sistema de gestão. Ele ajuda a fazer a avaliação do cadastro das cedentes com rigidez, dando uma visão geral da situação financeira da empresa que está pretendendo negociar seus créditos, para que seja possível entender qual o real risco que a factoring estará assumindo ao cedê-lo.
Os softwares para gestão de factorings automatizam os processos de análise, garantindo mais segurança e rapidez no processamento dos dados. Além disso, auxiliam no cálculo de operações, na emissão de documentos e no controle da carteira de clientes.
Alguns princípios são importantes para selecionar o melhor sistema e garantir a eficiência do gerenciamento do risco de clientes de factorings. São eles:
- A empresa fornecedora do sistema de gestão de factorings deve ter reputação e experiência nesse seguimento de mercado. O fomento mercantil possui suas particularidades e seu software deve ser capaz de abraçá-las;
- O software deve ser capaz de conduzir procedimentos que identifiquem a medida de controle do risco de crédito;
- Os créditos no fomento mercantil não devem ser administrados sem uma seleção apropriada;
- Deve haver um processo definido antes de negociar com um cedente;
- As cedentes existentes e as condições de negociação devem ser selecionadas sob um sistema apropriado;
- As empresas devem desenvolver processos internos de classificação de risco de seus clientes, que estejam de acordo com o tamanho e as atividades do negócio;
- O gerenciamento de risco de clientes deve ser capaz de analisar as preocupações econômicas futuras e as possíveis mudanças no cenário. Deve haver um plano para administrar tudo de forma eficaz, tanto no curto quanto no longo prazo.
Estes são apenas alguns dos princípios a serem mantidos em mente por uma factoring, a fim de minimizar os riscos do negócio. O risco de crédito é determinante na força econômica da empresa e não deve ser negligenciado em nenhum momento.
Contratar um bom sistema de gestão, que pode automatizar tarefas com a máxima precisão, é uma das decisões mais acertadas. Gerenciar o risco de clientes de factoring é uma tarefa arriscada, que envolve muitas previsões e questões, e não há lugar para deixar lacunas nesse processo.
Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo para que possamos ajudá-lo e até a próxima!