Gestão de Informações: 5 dicas para o seu escritório de cobrança

Para ajudar nessa empreitada, aí vão 5 dicas para gerir as informações do seu negócio e, claro, cobrar com mais eficiência.

Lidar com o alto volume de títulos em cobrança é um desafio para as assessorias que atuam na área de cobrança e recuperação de crédito, principalmente, no atual momento econômico, quando a inadimplência se mantém em patamares elevados. Para ajudar na melhoria do desempenho do seu escritório de cobrança e facilitar a gestão de informações da sua rede de clientes (credores) e, cadastro de devedores e dívidas, contratar uma ferramenta operacional e gerencial é uma alternativa valiosa.  Veja abaixo algumas dicas:

INDIVIDUALIZE SEU DEVEDOR

Após estabelecer contrato entre Assessoria e Credor, criar uma carteira de clientes é estratégia fundamental para gerir as informações de cada um deles e obter resultados satisfatórios nos processos de cobrança. Ao contratar um software, você pode segmentar seus devedores, e a partir desse banco de dados, conhecê-los melhor e realizar uma cobrança personalizada.

Se você atende credores com dívidas dos mais variados setores — varejo, condomínios, mercado imobiliário e instituições bancárias —, organizá-los em um cadastro de devedores vai facilitar a gestão de informações. Essa prática, consequentemente, proporciona a melhoria na interação com eles e a qualidade do serviço oferecido.

A partir de uma plataforma online, será possível ainda definir parâmetros das dívidas, como taxas de juros e multas sobre recebimentos e acordos, dentre outros. O uso da tecnologia pode gerar o crescimento da sua carteira de clientes e torná-la mais qualificada e rentável.

MONITORE O PERFIL DA SUA BASE

Você pode ter uma base de devedores bem variada e isso não será um problema, se você optar pela contratação de uma ferramenta que permita o acompanhamento constante da situação de cada um deles.

A tecnologia auxilia no gerenciamento do processo, já que cobradores e gestores podem monitorar os devedores durante a produção da cobrança e os recebimentos. Dificuldades como a de prestar contas aos credores, distribuir as dívidas entre os cobradores e baixa qualidade no cadastro dos devedores podem ser sanadas com a contratação de um software de gestão.

Escolha um serviço que possibilite a inclusão, alteração ou exclusão de informações, com registro de data, hora e autoria, sempre que for necessário.

ESTRUTURE A COBRANÇA

Um sistema capaz de organizar as etapas da cobrança é uma grande solução. Dessa forma, as informações estarão mais detalhadas e propensas a serem encontradas.

Imagine poder separar as dívidas entre os cobradores por meio de variáveis — credor, faixa de atraso, volume de valor ou de dívidas. Uma plataforma online permite ainda o acionamento automático dos devedores, por meio de um agendamento, facilitando o desempenho do contato da sua assessoria com os devedores.

Outra vantagem que um software pode oferecer é um simulador de negociação em tempo real, para que o escritório de cobrança simule acordos com opções e condições simples. A gestão automática das dívidas renegociadas ou acordadas também pode ser feita.

OPTE PELA SEGURANÇA NA GESTÃO DE INFORMAÇÕES

Para manter a integridade dos dados da sua assessoria e clientes, é importante contratar um sistema segurocontrolado por senhas e que realize a restrição do acesso de usuários fora da empresa. Seu escritório de cobrança precisa de um sistema que armazene as informações na nuvem com confiabilidade e atualização, além de fazer o backup diário.

GANHE TEMPO E PRODUTIVIDADE

A gestão de informações de um escritório de cobrança precisa ser ágil e prática para gerar bons resultados. Uma ferramenta na web pode garantir a organização interna da sua assessoria para lidar com todas as demandas com qualidade. Antes de contratar um software de gestão especializado é preciso verificar performance e praticidade.

Se bem escolhido, ele vai permitir a otimização da gestão de informações com velocidade, facilidade de uso para os usuários — a partir de uma interface amigável e riqueza de configurações — e melhor realização das tarefas dentro do sistema.

Uma boa plataforma online também vai garantir mecanismos avançados de organização das dívidas entre os cobradores, além de gerar relatórios e planilhas, para acompanhar a produtividade dos cobradores e apresentar aos clientes.

Gostou das dicas para melhorar a gestão da sua assessoria de cobrança? Assine nossa newsletter e fique por dentro das melhores práticas!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x