Gestão de Tempo: 5 dicas essenciais para gestores a distância

A atual situação financeira do país tem levado os empresários a adotarem novas maneiras de conduzir seus negócios. Essa dúvida deixa alguns gestores inseguros na hora de optar por esse formato. Mas como será que fica a gestão de tempo nesses casos? Conheça 5 dicas essenciais para gestores a distância e veja como trabalhar nesses moldes. Acompanhe!

 

1- Estabeleça metas claras

Se a sua empresa exige que a equipe trabalhe de forma descentralizada, saiba que os colaboradores precisam ter metas muito claras para se manterem produtivos. As entregas devem ser acordadas em relação ao prazo e também à qualidade da tarefa. Ter objetivos muito claros e mensuráveis ajudam a equipe a cumprir o que foi acordado, independentemente de onde fisicamente estiverem. Sabendo como e quando precisam entregar determinada atividade, os colaboradores podem se planejar observando os princípios da gestão de tempo.

2- Use mecanismos de acompanhamento

Por mais que a equipe se reúna todos os dias, é preciso usar mecanismos de acompanhamento das tarefas. Isso não é importante apenas para o gestor, mas para todos da equipe. É interessante que cada um saiba quais atividades o outro está envolvido, para evitar retrabalho.

O e-mail, o Skype, relatórios online, aplicativos e o próprio telefone podem ajudar a manter as atividades alinhadas.

3- Promova encontros presenciais

É essencial manter pelo menos um encontro presencial por mês com toda a equipe, além de reuniões semanais por Skype. Isso é importante para lembrá-los de que, por mais que eles trabalhem individualmente, fazem parte de um todo.

Essa reunião presencial pode ser ao final do mês, para cada um apresentar seus resultados do período anterior e para planejar as atividades do mês seguinte. Esse momento também deve servir para compartilhamento de dúvidas e boas experiências.

4- Ensine como fazer

Muitas vezes, o gestor vai perceber que um colaborador trabalha muito bem sem coordenação presencial, enquanto outros têm mais dificuldades. É importante entender a dinâmica de trabalho de cada um e oferecer ajuda. A cultura de trabalhar sem chefia é algo mais complexo para alguns  e muitos colaboradores não foram preparados para isso.

Acompanhe o desempenho de seus funcionários e intervenha de forma ativa sempre que preciso. É importante lembrá-los de alguns pontos importantes: cumprir horários independente da sua presença, ter metas diárias de atividades a serem cumpridas, aproveitar bem o tempo para realizar as atividades.

5- Avalie o processo constantemente

Mesmo que uma gestão à distância tenha sido adotada por muitas empresas, não quer dizer que será a melhor solução para a sua empresa. E essa decisão deve considerar diversos aspectos, não apenas o econômico.

Como você pode observar, fazer a gestão de tempo a distância é algo possível, mas requer atenção especial para não dar a impressão de que o colaborador está solto e abandonado.

Que outra dica de gestão de tempo você considera essencial para quem trabalha fisicamente distante da equipe? Deixe seu comentário no post!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x