Como a integração bancária pode melhorar a gestão financeira da empresa?

Grupo de colegas de trabalho na sala de reuniões da conferência durante a apresentação

Para as empresas, poder contar com um sistema capaz de fazer a integração bancária e permitir que os gestores consigam realizar suas transações de um único lugar, pode significar um passo gigante rumo à escalabilidade do negócio.

Desse modo, nesse texto você vai aprender sobre integração bancária, entendendo como esse procedimento funciona e os benefícios que ele traz para a sua gestão financeira.

Como podemos definir as rotinas financeiras?

Em síntese, é importante que antes de adentrarmos no assunto principal do texto, você compreenda como funcionam as rotinas financeiras das grandes empresas.

Fluxo de caixa: abrange todas as entradas e saídas. Desse modo, podemos definir como “entradas” os recursos que entram no caixa da empresa provenientes da venda de produtos ou serviços. Por outro lado, as “saídas” são os gastos com despesas, sejam elas fixas, variáveis ou sazonais.

Contas a pagar e contas a receber: aqui, o mais importante é o cuidado com a organização das notas fiscais, tanto as de saída quanto as de entrada. Em suma, a ordenação adequada desses documentos fiscais pode facilitar na hora de fazer o recolhimento, pagamento ou a restituição de impostos.

Orçamento empresarial: o orçamento empresarial pode ser dividido em três categorias: receitas, despesas e investimentos. Logo, essa parte da rotina financeira permite ao gestor analisar se as receitas geradas serão suficientes para cobrir as despesas, os custos de produção e para fazer investimentos pontuais caso necessário, ou seja, é uma ótima ajuda na hora de analisar o crédito disponível.

Controle de estoque: por fim, o controle de estoque, onde é preciso verificar aspectos como a quantidade de produto disponível, faturamento previsto, prazos de saída e etc.

Entendida as rotinas administrativas, ficará mais fácil assimilar o que é a integração bancária e qual a sua importância no meio corporativo.

O que é integração bancária?

Como se sabe, o coração de uma organização é o seu departamento financeiro. Logo, é fundamental que os procedimentos relacionados a esse setor estejam centralizados em um único lugar, trazendo assim mais segurança e praticidade ao lidar com os recursos financeiros.

A integração bancária trabalha justamente nessa linha, concentrando os dados bancários de uma empresa de forma prática, fazendo com que o processo de conciliação entre as informações inseridas no controle financeiro e o que aparece no extrato bancário possa acontecer de maneira fluida e eficiente.

Por fim, a conclusão desse processo exige a utilização de um sistema automatizado, uma vez que, devido a todos os aspectos exigidos para a sua conclusão – tempo, pessoas, recursos e ferramentas – fica inviável realizá-lo manualmente.

Como funciona a integração bancária?

Antes de tudo, veja que o ERP (Enterprise Resource Planning) exerce um papel fundamental na implementação da integração bancária na sua empresa, afinal, é através dele que ocorre a leitura correta dos extratos bancários.

Isso faz com que grande parte dos processos manuais sejam eliminados da sua rotina, com todos os dados referentes às entradas e saídas sendo inseridos no sistema automaticamente.

Além disso, a integração bancária aumenta o nível de produtividade dos seus funcionários, pois eles não precisarão ficar acessando ferramentas de recebimento e pagamento a todo momento.

Por último, algumas ações incentivadas pela chegada do ERP, são:

  • Antecipação automatizada do fluxo de caixa;
  • Compreensão ampla e precisa sobre a situação financeira da organização;
  • Geração simplificada de segunda via;
  • Conciliação bancária e extrato online;
  • Atualização automática.

Como a integração bancária beneficia a gestão financeira da empresa?

Economia de tempo

De antemão, atividades como pagamento de boletos, emissão de relatórios e o registro das entradas e saídas se tornam mais simples de serem efetuadas quando os dados financeiros estão dispostos dentro do mesmo sistema.

Assim, o fácil acesso às informações somada a toda agilidade ao realizar os procedimentos acima, não só trazem mais segurança nas suas operações, como também fazem com que a sua organização consiga economizar tempo.

Produtividade dos colaboradores e redução de custos

Se ao realizar essas etapas manualmente seus colaboradores acabam perdendo bastante tempo, isso deixa de ser um problema com a integração bancária, uma vez que boa parte das atividades financeiras passarão a ser executadas automaticamente.

Além disso, a redução de custos se dá a partir do momento que a sua empresa passa a ter acesso a todos os bancos em uma única tela, seja via portal ou dashboard de um sistema de gestão.

Segurança nos processos

A preocupação com a proteção dos dados de uma empresa – sobretudo, seus dados financeiros – precisa ser levada a sério e tratada com bastante atenção. Dessa forma, o sigilo e a integridade das informações são garantidos por meio de transações criptografadas, trazendo muito mais tranquilidade para as partes envolvidas e tornando o procedimento muito mais seguro.

Facilidade na emissão de boletos

Por vezes, empresas de diferentes segmentos se veem impossibilitadas de emitir seus boletos adequadamente, devido a maneira como cada banco lida com esse processo.

Entretanto, a integração bancária faz com que esse procedimento seja realizado de um único lugar, bem como concentra os dados de cobrança de boletos em atraso, impressões e envios.

Visão macro das finanças

Conforme pudemos ver no artigo, a lista de benefícios da integração bancária é extensa. Porém, uma vantagem em especial dessa ferramenta, é a possibilidade de observar as finanças da sua empresa sob um ponto de vista mais amplo.

Isso ocorre com a geração de relatórios completos, aprovação de transações por responsável predeterminado, aviso de datas de vencimento e etc – o que por sinal reduz as chances de perda de prazos e pagamento de multas e juros.

Gostou desse artigo? Aproveite para ler também o conteúdo sobre “Open Banking: 4 cuidados que você precisa ter na sua empresa”.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x