Inteligência Artificial e os benefícios na recuperação de crédito

Muito ouvimos falar de Inteligência Artificial, mas ainda se faz alguma confusão em relação a ela, até mesmo porque alguns filmes contribuem para se pensar que AI e robôs são a mesma coisa. O que não é realidade.

Também muitos pensam que a AI (Artificial Intelligence) vai substituir o trabalho humano e que a humanidade estará fadada a não ter mais empregos no futuro e até mesmo será controlada por ela. O que é um mito.

A verdade é que a AI está a nossa disposição para ajudar e para isso precisamos conhecê-la mais e melhor, e usá-la de forma que ela cumpra o seu papel, nos permitindo trabalhar com mais eficiência e construir um futuro mais promissor.

Entre as várias áreas que pode usar a Inteligência Artificial está o setor de cobrança e é sobre isso que falaremos no nosso post. Continue lendo e descubra como a Inteligência Artificial pode ajudar a gerar benefícios na recuperação de crédito.

Afinal, o que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial consiste em uma área da ciência da computação que se destina a criar sistemas que consigam simular a capacidade humana de raciocínio. Esses sistemas em funcionamento interagem como humanos, pois possuem a capacidade de entender, raciocinar, aprender e até mesmo se comunicar como qualquer pessoa.

E isso é possível porque o sistema armazena, cuida e cruza uma quantidade gigantesca de dados. Evidentemente que se existe um sistema, existe uma máquina, por menor que seja, para fazê-lo funcionar. Três exemplos bem práticos de Inteligência Artificial no seu dia a dia.

Smartphone

Sistemas como a Siri da Apple ou o Google Voice são capazes de reconhecer a voz e realizar a pesquisa solicitada, ou até mesmo fazer uma ligação, por meio de um smartphone;

O uso do email

Existe um sistema no seu email que reconhece e determina o que é spam e o envia para a lixeira, por meio de análise de palavras ou outras formas de identificação;

Cortana

A assistente pessoal do Windows 10 que orienta você a executar algumas tarefas básicas para usar o sistema operacional.

Mas, sabe-se que a AI vai muito além, e hoje ela está no mercado corporativo ajudando a automatizar e otimizar processos dentro das organizações, trazendo soluções rápidas e fáceis.

Dessa forma, a Inteligência Artificial está cada vez mais presente nas empresas e dentro dos serviços de cobrança, e na recuperação de crédito não é diferente.

A Inteligência Artificial nos serviços de cobrança

Como dissemos, a IA já faz parte da rotina de muitas empresas, inclusive dentro do setor de cobrança. Já é comum termos experiências em sites e em alguns aplicativos com o autoatendimento, suporte, entre outras soluções inteligentes para atender o cliente de forma rápida e eficaz.

E na cobrança a Inteligência Artificial atua de forma diferente. Isso acontece porque, muitas vezes, quando o cliente sabe que está sendo atendido por uma Inteligência Artificial faz com que ele não se sinta constrangido por estar sendo cobrado.

Os benefícios em usar a Inteligência Artificial na recuperação de crédito

A tarefa de cobrar não é fácil, requer cuidado e muito jeito, além de ferramentas apropriadas. Outro ponto a ser analisado é que geralmente o serviço de cobrança é feito no horário comercial, quando o cliente inadimplente também está em seu horário de trabalho.

E muitas vezes um contato durante o expediente pode ser ignorado ou não atendido ou ainda pode causar constrangimento ao cliente.

Sistemas de Inteligência Artificial têm a capacidade de armazenar, cuidar e cruzar um número muito grande de informações a respeito do seu cliente, dessa forma, fica mais fácil analisar todos os dados e realizar o trabalho de forma mais eficaz. Como, por exemplo, melhor horário e dia da semana para contato.

Além desses benefícios usar os chatbots de cobrança, aliados da Inteligência Artificial, trarão outras vantagens, como:

  • Comunicação e negociação muito mais rápidas;
  • Certeza de lucro em relação ao investimento;
  • Redução de retrabalho;
  • Redução de RH;
  • Modernização;
  • Sustentabilidade (trabalho sem papel);
  • Redução de custos em até 95%.

Como funciona?

Geralmente os sistemas de AI são fáceis de operar. Dentro de uma recuperação de crédito, o chatbot, por exemplo, vai funcionar mais ou menos assim: o cliente inadimplente recebe uma mensagem personalizada por SMS, convidando-o a regularizar o seu débito.

Geralmente na mensagem existe um link para que o cliente entre em contato com a empresa e uma informação dizendo que ele não terá a sua internet consumida, uma vez que toda a navegação acontecerá via empresa. O que é um grande chamativo para o retorno.

Realizado o retorno, é até possível confundir-se e se pensar que se está sendo atendido por uma pessoa e não por uma AI. Toda a conversa é gravada e altamente segura. E todo o processo gera uma maior produtividade na cobrança.

O sistema pode ainda enviar lembretes antes do vencimentos, numa forma de lembrar o cliente que sua conta está para vencer. Sistemas de AI serão excelentes e importantes ferramentas para conversar com seu cliente inadimplente de forma inteligente, simples e personalizada, quando se tratar de recuperação de crédito.

A AI descarta a possibilidade do constrangimento e muito provável deixe o seu cliente mais à vontade para iniciar a conversa.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre como a Inteligência Artificial pode ajudar na recuperação de crédito, que tal assinar a newsletter para receber as novidades do blog da Decisão Sistemas?

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Amanda
Amanda
6 meses atrás

Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. loja de app

1
0
Would love your thoughts, please comment.x