Para todas as empresas que fazem vendas a prazo, ter um motor de crédito é fundamental para reduzir o risco da operação, ajudar a determinar prazos e limites seguros e os melhores planos de venda.
Certamente, esse auxílio torna a tomada de decisão sobre o crédito mais precisa, reduz os investimentos operacionais, diminui riscos da operação, otimiza e padroniza os processos. Por isso, o motor de crédito é um recurso de suma importância para a operação da sua empresa.
Quer saber mais sobre esta tecnologia? Então continue sua leitura até o final deste artigo e tire todas as suas dúvidas!
O que é motor de crédito
Podemos dizer que o motor de crédito é o “coração” de toda operação de concessão de crédito automatizada. Ou seja, é a tecnologia responsável por avaliar o risco do cliente, e assim, determinar limites seguros de crédito a serem aprovados no caso de uma venda a prazo.
Essa ferramenta é composta de um algoritmo de análise e uma base com os dados de comportamento de crédito do mercado do cliente.
Com base no perfil de seus clientes, este modelo matemático e estatístico ajuda a empresa a saber se é melhor negar o crédito, qual o motivo da recusa e para quem é possível aprovar o crédito e qual o limite a ser concedido.
O objetivo do motor de crédito é dar mais rapidez e assertividade à análise de crédito, e a ferramenta pode ser usada tanto para organizações de grande porte quanto empresas que possuem demandas menos complexas e com baixa necessidade de customização.
Como funciona motor de crédito
Através das regras e critérios definidos por estes algoritmos que citamos acima, esta tecnologia vai liberar, ou não, em poucos segundos, o crédito para o cliente. O sistema fará a análise de forma automática, assim que o crediarista colocar os dados do cliente, o motor de crédito faz a análise do risco.
Ou seja, a decisão de crédito será bem mais precisa e o processo padronizado. Para que a concessão de crédito seja ainda mais rápida, é possível inclusive adaptar a solução para permitir a análise pelo celular, e assim até mesmo os vendedores podem se encarregar dessa função.
Assim, a produtividade da loja aumenta e o tempo do cliente é poupado, melhorando assim sua experiência de compra. Com o motor de crédito, os dados da análise são mostrados em um modelo de score de crédito, que classifica os clientes automaticamente por perfis de risco.
6 vantagens do motor de crédito
Ter um motor de crédito certamente facilitará muito o trabalho de análise de crédito da sua empresa além de tornar o processo mais seguro. Mas as vantagens do motor de crédito vão além dessa segurança.
Vamos falar aqui de 6 benefícios importantes de ter essa ferramenta no seu negócio.
1. Modernização da empresa
Essa é uma grande vantagem do motor de crédito. A análise automatizada e rápida vai trazer uma modernização importante para o seu negócio. Lembrando que isso também faz com que os processos sejam mais rápidos, já que passa essa ideia de modernidade para seus clientes.
2. Agilidade e eficiência operacional
Com uma análise rápida e segura, certamente suas vendas ficarão mais ágeis e sua empresa ganhará muito em eficiência operacional. Não será preciso ter pessoas para fazer a análise de crédito, o que aumenta o custo operacional e o tempo para liberação.
3. Maior fluxo de informações
Para conseguirmos ter um motor de crédito eficiente, é preciso ter um grande volume de informações sobre o comportamento do cliente em relação ao seu histórico de pagamentos.
4. Estrutura mais simples de análise de crédito
Pense em como precisaria ser uma estrutura para operar o crédito sem a ajuda tecnológica do motor de crédito.
Em grande parte das redes, essa central pode ser substituída por essa análise automática, e as pessoas podem focar em funções mais estratégicas, como por exemplo a análise dos relatórios do motor de crédito e assim entender e mitigar os riscos.
Não é preciso ter uma grande equipe, e no caso de não caber ao motor de crédito a análise, ela pode ser feita por um responsável.
Isso traz eficiência e melhora a experiência do cliente, já que este funcionário terá um relacionamento mais próximo com o consumidor e conseguirá entender se a pessoa tem ou não condições de arcar com a dívida.
Entretanto, é importante ressaltar que, mesmo com a análise pessoal de um responsável, se o motor de crédito identificar que é um cliente de alto risco, é crucial ter muito cuidado ao autorizar o crédito, já que foi feita uma análise do histórico daquele cliente.
5. motor de crédito oferece segurança para aumentar os limites
Muitas vezes é possível dar um limite de crédito bastante superior para alguns consumidores, mas fica bastante difícil fazer essa análise sem um motor de crédito. Principalmente quando pensamos em clientes novos, sem um histórico com a sua loja, temos uma postura mais conservadora.
Porém, conseguir saber se o cliente tem um bom histórico e consegue arcar com prestações mais altas oferece uma grande segurança antes de conceder o crédito.
Pense que você pode oferecer um limite de R$1000,00 para clientes novos, mas o motor de crédito te mostra através de um sistema de pontuação de crédito que o índice de inadimplência de um cliente é de menos de 1%. Será que se a compra dele for um pouco maior, não vale a pena aprovar?
É isso que pode acontecer quando trabalhamos com motor de crédito. Uma inovação para não perder vendas, de forma rápida e mais segura.
6. Melhorar a experiência do cliente
Depender de uma central de análise de crédito pode demorar um certo tempo. Mesmo que os colaboradores sejam rápidos, ao menos podemos esperar cerca de 5 minutos.
Entretanto, com essa tecnologia, você faz a venda como se fosse passar um cartão, ou seja, de 3 a 5 segundos. Certamente isso é um diferencial incrível, especialmente em datas especiais, com picos de vendas.
Além de melhorar muito a dinâmica das vendas, o motor de crédito melhora muito a experiência do cliente, que não terá que esperar para concluir a compra, afinal o atendimento ao cliente conta muito para retenção destes consumidores.
Conclusão
O motor de crédito pode ser um aliado incrível para agilizar seus processos, otimizar o atendimento e oferecer ao cliente uma ótima experiência com a sua loja.
Além disso, com a diminuição da inadimplência, você poderá expandir seus negócios, girar mais caixa e pensar em outras formas de evoluir com a sua empresa.
Gostou do nosso artigo? Se quiser saber mais sobre como o motor de crédito e outros sistemas podem ajudar na sua empresa, entre em contato com a gente!