Ao realizar uma abordagem de cobrança, é necessário respeitar os limites do Código de Defesa do Consumidor, porém ir além, aprender sobre os direitos que o credor possuir e a legitimidade da cobrança.
O profissional de cobrança deve ficar atento às boas maneiras ao cobrar, porém não deve demonstrar fragilidade na cobrança. Para demonstrar firmeza, o profissional precisará conhecer os princípios fundamentais da cobrança.
A negociação
Avalie o histórico do cliente, defina a margem de negociação e somente após essa avaliação entre em contato com o devedor.
O seu contato deve incentivar o pagamento da dívida, logo as condições precisam ser atrativas e não tão vantajosas a ponto de estimular o atraso nos pagamentos.
Demonstre sua intenção de ajudar, porém antes de negociar escute as justificativas do atraso e entenda as verdadeiras intenções do devedor. Caso o devedor não tenha intenção real de pagar a dívida, não há facilidades que sejam ofertadas que o farão pagar.
Porém, caso entenda que o devedor tem real intenção de pagar, então flexibilize a cobrança a ponto de receber a dívida e manter o cliente ativo.
Portanto defina sua estratégia de cobrança e bons negócios!