O que fazer quando uma dívida é vendida para um escritório de cobrança

Então uma pessoa acabou entrando no limite do cheque especial e com tantos juros acumulados acabou se tornando uma bola de neve impossível de ser paga.Eis que depois de um tempo, essa pessoa começa a receber ligações de um escritório de cobranças dizendo que comprou a sua dívida do banco onde ela devia a conta.E agora?

O banco pode vender uma dívida?

Sim, o banco pode fazer isso.

Acontece que, quando o credor não consegue receber determinada dívida, por mais que tente durante meses, anos e todo o trabalho parece ter sido em vão dando aquele valor por perdido, para não ficarem no prejuízo, grande parte das empresas brasileiras acabam negociando com escritórios de cobrança e vendendo suas dívidas a estas instituições.

Assim, a partir da concretização da venda, toda a responsabilidade passa a ser da empresa de cobrança que adquiriu a dívida, inclusive os lucros sobre o recebimento da mesma.

Esta é uma forma das instituições, onde as dívidas foram originadas, minimizarem o rombo em seus caixas recebendo ao menos uma parte dos valores devidos.

 

Números da inadimplência no Brasil

Um país gigante como o Brasil, com uma população de mais de 200 milhões de habitantes, onde aproximadamente 11% das pessoas estão desempregadas em virtude da crise enfrentada pelo país nos últimos anos, é de se compreender que o número de inadimplentes também cresça diante desta situação.

Apenas no primeiro semestre de 2018, o número de inadimplentes já ultrapassava os
R$ 60 milhões, o equivalente a cerca de 40% da população.

Os números são consideravelmente altos e preocupantes, já que impactam bastante a economia do país e prejudicam tanto o credor quanto o inadimplente.

 

As empresas de cobrança são uma oportunidade de quitar as dívidas

Para o devedor esta acaba sendo uma excelente oportunidade para negociar suas dívidas e conseguir, além de grande redução nas taxas de juros, bons prazos e parcelamentos a perder de vista, facilitando ainda mais a quitação das dívidas reconquistando o crédito na praça. Afinal, ninguém gosta de ter o nome negativado. Certo?

Com a negociação feita através de uma empresa de cobranças o indivíduo que está inadimplente encontra mais flexibilidade e mais facilidades na hora de quitar suas dívidas, o que deve ser observado com atenção e considerado, uma vez que com a dívida nas empresas onde as mesmas foram contraídas certas conveniências não estão presentes.

Os escritórios de cobrança podem entrar em contato com os clientes em potencial via telefone, redes sociais, cartas, entre outros meios de comunicação, lembrando que toda e qualquer cobrança deve respeitar o sigilo da pessoa que se encontra inadimplente e também proteger seus dados.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as novidades sobre cobrança e factoring.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Barbara
Barbara
2 anos atrás

Recebi uma notificação de uma empresa de cobrança, de cunho extrajudicial mas ao invés de serem flexíveis e me mostrarem meios viáveis de sair da inadimplência ou chegar me perguntando como poderíamos resolver para que pudéssemos manter uma conversa civilizada, simplesmente jogaram sobre mim opções de pagamento com a qual eu não poderia arcar e ainda fizeram eu me sentir pressionada à aceitar dizendo em tom de ameaça que poderiam estar indo na justiça apresentando o caso, se nada fosse resolvido, fiquei totalmente amedrontada e desesperada, tentei negociar mas não tive sucesso, disseram que teria de ser assim e pronto, um absurdo pois me vi até mesmo em situação de humilhação implorando pra que não me levassem na justiça, disseram que eu não poderia impor um jeito de pagar e que a faculdade à qual devo precisava aceitar e pra aceitar a faculdade pede 40% de entrada, não tenho condições de pagar 40% de entrada e estou à dias, semanas desesperada tomada pelo medo do meu nome estar na justiça por uma dívida que não estão me dando meios de resolver, foram bastante abusivos e grosseiros na forma como se comunicaram comigo e houve tom de ameaça para que me sentisse pressionada, apresentei o caso à defensoria pública mas não tive sucesso, não consegui ajuda ainda, atendem dia de terça e quinta só, não sei mais o que fazer, estou desesperada real, não tenho condições de lidar com um processo agora!!!!

2
0
Would love your thoughts, please comment.x