Decisão Sistemas
  • Decisão Sistemas
  • Softwares
    • Empresa Simples de Crédito
    • Factoring
    • Securitização
  • Conteúdos
    • Materiais Ricos
    • Blog
  • Falar Com Vendas
  • Sou Cliente
    • Portal do Cliente
    • Atualização de Software
    • Fale Conosco
  • Decisão Sistemas
  • Softwares
    • Empresa Simples de Crédito
    • Factoring
    • Securitização
  • Conteúdos
    • Materiais Ricos
    • Blog
  • Falar Com Vendas
  • Sou Cliente
    • Portal do Cliente
    • Atualização de Software
    • Fale Conosco

Os 6 maiores erros na prestação de contas

Home Cobrança Os 6 maiores erros na prestação de contas

O dia a dia em uma assessoria de cobrança exige a prestação de contas exata para os credores, envolvendo recebimentos, acordos, baixas e apuração de valores. Erros no relatório de prestação de contas são comuns e podem prejudicar a credibilidade na prestação do serviço e trazer consequências negativas para a assessoria de cobrança, além de prejuízo para os clientes (credores).

Para ajudá-lo, listamos os 6 erros mais frequentes e prejudiciais nesse processo. Confira.

1. Erros em pareceres técnicos

O preenchimento dos relatórios com pareceres técnicos é fundamental para que o credor consiga entender o que está acontecendo e avaliar o trabalho da assessoria de cobrança. Esses pareceres precisam ser de fácil compreensão e compatíveis com as informações, contendo, inclusive, gráficos, quando possível.

Na ocorrência de parecer técnico inconsistente, o credor estará impossibilitado de analisar a efetividade das ações tomadas e traçar medidas corretivas para os próximos casos.

2. Falta de dados “obrigatórios” no relatório de prestação de contas

Um relatório deve compreender todas as informações pertinentes e se esquecer disso poderá tornar o documento totalmente ineficaz. Com isso, além de o responsável pelo relatório ter trabalho redobrado para refazê-lo, o credor ficará insatisfeito pela demora.

Em um relatório não pode faltar:

  • data de pagamento;
  • valor principal;
  • valores complementares cobrados (tarifas, juros, etc.);
  • repasses;
  • títulos não localizados;
  • quantidade e percentuais de cobranças bem sucedidas ou não (amigáveis, cartas de cobrança e ações judiciais ou extrajudiciais).

3. Omissão da ficha devedora

A ficha devedora corresponde a todos os dados de “devedor”, ou seja, valores e outras empresas credoras. É importante constar na ficha:

  • dados pessoais e de contato do devedor;
  • dados do credor referente às dívidas;
  • informações gerais sobre a dívida (valor, data de vencimento, etc.);

Essas informações são relevantes para que o credor avalie potenciais acordos e tome precaução se habilitando ao crédito em ações trabalhistas ou falência, por exemplo.

4. Informações sobre o acordo de pagamento

A assessoria de cobrança tende a realizar dezenas, às vezes centenas de acordos. Neles constarão o valor total do pagamento, forma de pagamento, prazo, multas por atraso, multa rescisória e as obrigações contraídas pela devedora em face do pagamento.

Destaque as obrigações do credor que irá receber a prestação de contas, principalmente referente à retirada das restrições dos órgãos competentes após o pagamento da primeira parcela do acordo. Elas costumam ocasionar multa por atraso e são até mesmo passíveis de indenização judicial quando providências não são tomadas.

5. Necessidade de inclusão e exclusão em órgãos restritivos ao crédito

A maior parte dos devedores faz acordo justamente para ver seu nome retirado dos cadastros restritivos ao crédito, mantendo-se atenta a essa medida. Destaca-se que existem casos de devedores que, após constatar o “atraso” da empresa em tomar a providência, deixam de pagar o restante das prestações do acordo.

6. Viabilização do acesso às gravações das negociações

O relatório de prestação de contas está além de um documento escrito. Todas as negociações realizadas via voz (telefone) devem ser gravadas e armazenadas em um servidor. Descrever no relatório a forma para que o credor possa acessar essas gravações e conferir/comparar os dados do relatório com o que foi executado pela assessoria de cobrança é sugerível e considerado um diferencial competitivo no setor.

Utilizar um software específico para recuperação de crédito é decisivo para garantir que as cobranças sejam realizadas corretamente e estejam organizadas e dentro dos padrões legais. Veja mais sobre o assunto e diferenciais da solução aqui.

Está cometendo erros na prestação de contas que não estão listados no conteúdo? Comente para que possamos incluí-los!

Artigos relacionados

Imagem de um homem de terno olhando para uma mesa cheia de papéis e para o seu notebook

Como prevenir inadimplência nas operações financeiras

6 tipos de cobrança: como escolher o melhor para sua empresa?

imagem de 3 homens de terno, em volta de uma mesa, olhando papéis e conversando

Assessoria de Cobrança: como ter uma parceria de sucesso?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Decisão Sistemas
FacebookInstagramLinkedin

Rua 137, n. 556, quadra 50,
Lote 01, sala 101 – 1º Andar,
Edifício Alvorada, Setor Marista,
Goiânia – GO | CEP: 74.170-120
62 4013 9300

  • Decisão Sistemas
  • Materiais Ricos
  • Blog
  • Indique e Ganhe
  • Softwares
  • Empresa Simples de Crédito
  • Factoring
  • Securitização
  • Sou Cliente
  • Portal do Cliente
  • Atualização de software
  • Fale Conosco
  • Falar Com Vendas
  • Política de Privacidade
  • © 2025 Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Sérgio Vidal