Quer aumentar a produtividade da equipe de cobrança? Veja essas 8 dicas!

A equipe de cobranças tem um papel essencial dentro da sua empresa, certo? Infelizmente, a maior parte das empresas tem um grande problema em relação à produtividade desse setor.

Algumas medidas simples podem ser tomadas e farão toda a diferença, tanto para você, quanto para os colaboradores da equipe de cobrança.

Continue lendo se você quer dicas exclusivas da Decisão Sistemas para aumentar a produtividade da equipe de cobranças!

Como aumentar a produtividade da equipe de cobrança?

Um dos principais problemas desse setor é em relação às métricas acompanhadas. Muitos gestores acreditam que quanto mais clientes se contatar, melhor será.

Isso não é verdade!

Precisamos entender que aumentar a produtividade não quer dizer aumentar o número de clientes contatados por dia, mas sim aumentar a recuperação de crédito.

Algumas dicas podem fazer toda a diferença para aumentar a produtividade da equipe de cobrança!

1. Metas e expectativas

A maior parte das empresas já traçam suas metas e expectativas, mas de forma incorreta!

Não adianta apenas estabelecer metas, é necessário fazê-las com todos os gestores de equipe ou até mesmo com a equipe inteira.

É essencial que o colaborador se sinta como parte de algo maior, fique motivado para alcançar a meta e se envolva com os objetivos da empresa. Isso só poderá ser feito com o envolvimento direto dele em relação às metas.

2. Invista em ferramentas para o trabalho

Quem você acha que produz mais: um colaborador com um computador atualizado e rápido ou aquele com um computador lento?

Oferecer um espaço e ferramentas de trabalho adequadas é uma medida que transforma completamente a produtividade da equipe de cobrança.

Além disso, você também pode investir em um bom sistema, com soluções intuitivas e rápidas, diminuindo o trabalho do colaborador. Use a tecnologia a ser favor.

Além disso, investir na comunicação interna da empresa também tende a dar um bom retorno.

3. Reduza relatórios e tarefas desnecessárias

Por mais que relatórios façam parte da vida empresarial, a redução deles pode fazer toda a diferença para sua equipe de cobrança, que poderá focar no seu papel principal: a recuperação de crédito.

Se o colaborador precisa passar uma boa parte da sua jornada diária na empresa relatando como está seu desempenho, ele está perdendo tempo.

Isso não quer dizer que mensurar e acompanhar resultados não seja importante, pelo contrário.

Reavalie os formulários, mensagens e até mesmo as reuniões. Pense em formas de reduzir tarefas desnecessárias. Temos certeza que será fácil aumentar a produtividade da equipe de cobrança.

4. Esteja presente

Faça reuniões quando necessário para incentivar os gestores e sempre que possível dê feedback, tanto positivos quanto negativos.

Ao você ver um colaborador fazendo algo errado, converse com ele em particular. Mas, não esqueça que elogios tendem a ter um efeito melhor na produtividade, por isso, elogie sempre que merecido.

Essa medida torna os colaboradores mais motivados e atentos ao trabalho, gerando confiança e vontade e motivação para trabalhar.

5. Pagamento inteligente

É impossível falar sobre aumentar a produtividade da equipe de cobrança e não falar sobre o pagamento. Dinheiro sempre foi e sempre será uma boa motivação.

A melhor forma de você dar recompensas financeiras, é através de um pagamento inteligente.

O pagamento inteligente deve ocorrer sempre após o cumprimento de metas tanto individuais quanto de equipe.

Outra forma de incentivar sua equipe é com a criação de metas em equipe, que fortalecem ainda mais os laços dos colaboradores.

6. Oportunidades de crescimento

Sempre que for possível, dê a um colaborador a chance de crescimento dentro da empresa.

A possibilidade de crescimento dentro da empresa motiva os colaboradores, que sabem que seu trabalho será valorizado e terá chances de aperfeiçoamento.

7. Invista em treinamentos

Investir em treinamentos é o que chamamos de “win-win game”, já que todos os participantes serão beneficiados.

Os colaboradores se sentem valorizados e ainda por cima melhoram seus currículos.

Enquanto você terá colaboradores que tem mais propriedade do que estão fazendo e, com certeza, terão uma produtividade maior.

Treinamentos são ótimas formas de incentivar a equipe e ainda sair beneficiado da situação.

8. Crie um ambiente apropriado

O colaborador gostar do que faz é essencial para aumentar a produtividade da equipe de cobrança.

Algumas pequenas medidas, como um ambiente mais alegre, com espaço interativo e até mesmo um bom local para fazer o intervalo fazem toda a diferença!

Grandes empresas, como a Google, oferecem até mesmo um bom café para seus colaboradores, pois sabem que uma pausa e um bom lanche fazem a diferença e, principalmente, aliviam o estresse e a correria dos colaboradores.

É necessário criar um ambiente que os colaboradores gostem de frequentar, se sintam bem e, claro, prontos para trabalhar! Funcionários motivados é TUDO, e a sua empresa precisa perceber isso o quanto antes para alcançar bons resultados.

Agora que você já sabe nossas dicas para aumentar a produtividade da equipe de cobrança, leia sobre como você pode reduzir o turnover na sua empresa!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x