Descubra como avaliar a rentabilidade do negócio

Ao abrir uma Empresa Simples de Crédito (ESC), um dos aspectos mais desafiantes é avaliar sua rentabilidade. A rentabilidade do negócio é um dos parâmetros mais importantes para medir o desempenho financeiro do seu negócio. Ela nada mais é do que a capacidade de sua empresa gerar retornos ao longo do tempo, a partir do capital investido.

O termo rentabilidade é diferente dos lucros auferidos por sua empresa. Lucros referem-se a uma situação em que o valor da produção de seus negócios excede o custo de sua entrada. Já o termo rentabilidade se refere à capacidade de sua empresa de obter o retorno de um determinado investimento, e faz muito mais sentido dada a realidade de uma ESC.

Portanto, a rentabilidade é o objetivo principal de toda Empresa Simples de Crédito. Mas como você pode medi-la? É o que veremos no artigo de hoje! Continue lendo conosco!

A importância de medir a rentabilidade do negócio

A rentabilidade é uma ferramenta para planejar e monitorar o retorno que sua ESC obtém. Ao descobrir sua rentabilidade, sua ESC pode definir um ponto de equilíbrio, ou seja, o volume de operações que você deve fazer, nível de risco que pode se expor, com qual taxa de juros, para que seu negócio seja rentável.

Por um lado, os cálculos de rentabilidade ajudam você a analisar condições realistas para suas operações financeiras. Por outro lado, o ponto de equilíbrio fornece a meta para o seu negócio.

A rentabilidade do negócio utiliza métricas financeiras para avaliar a capacidade de retorno da sua ESC em comparação com seu capital investido. Isso é extremamente importante uma vez que a Empresa Simples de Crédito só pode operar com capital próprio, e não pode utilizar a prática de alavancagem para fazer os empréstimos.

Assim, ao descobrir sua rentabilidade você será capaz de identificar o quão bem sua ESC utiliza seus recursos para criar valor. Índices de rentabilidade mais elevados mostram que o negócio está tendo um bom desempenho em termos de geração de receitas e fluxos de caixa. Por outro lado, um índice baixo pode indicar que é hora de rever suas condições, reduzir o risco, e encontrar um novo ponto de equilíbrio.

Os índices de rentabilidade são mais úteis quando são comparados aos dados financeiros anteriores de sua empresa, aos índices médios de seu setor ou aos índices de empresas semelhantes. Por isso, vale fazer uma pesquisa de mercado depois de encontrar o seu índice.

Rentabilidade vs. lucratividade

É comum que a rentabilidade e a lucratividade do negócio sejam confundidas — no entanto, se tratam de duas medidas diferentes para avaliar o desempenho financeiro de um negócio. A lucratividade é um indicador que compara o lucro líquido da empresa com seu faturamento, enquanto a rentabilidade compara o lucro com o tanto que foi investido.

Como em uma ESC não há faturamento de vendas, a rentabilidade é o indicador mais adequado para avaliar o desempenho do negócio e definir metas para o futuro.

Como medir a rentabilidade do negócio

A fórmula para calcular a rentabilidade do negócio é simples:

Rentabilidade (%) = Lucro Líquido / Investimentos x 100

Ou seja, sua rentabilidade é a razão entre seu lucro e o investimento realizado, vezes 100 — o resultado será uma porcentagem que indica o quanto seu investimento rendeu no período auferido.

Abaixo, damos algumas dicas de como facilitar esse cálculo e descobrir sua rentabilidade!

1. Verifique a margem de lucro líquido

O lucro líquido é um número chave para determinar a rentabilidade do negócio. Use esta fórmula simples para calcular o lucro líquido:

Receita – Despesas = Lucro,

onde a receita é medida em todas as entradas que sua ESC teve pelo pagamento de parcelas no período auferido.

Um número positivo significa que você está tendo lucro. Se for um número negativo, sua empresa está perdendo dinheiro. Zero significa que você está empatando.

O uso de software para ESC torna esse processo muito simples, pois gera automaticamente uma declaração de lucros e perdas para o seu negócio.

2. Analise suas despesas operacionais

Como o cálculo do lucro líquido faz parte da rentabilidade do negócio, é importante acompanhar suas despesas operacionais de perto, visto que elas podem afetar esses indicadores.

Quando os negócios crescem, os proprietários às vezes investem o aumento da receita de volta na empresa, sem verificar se suas despesas estão ultrapassando a receita.

Certifique-se de observar as despesas mês a mês e compare-as com a receita mês a mês para encontrar uma tendência.

As despesas estão aumentando para as receitas? Eles já as ultrapassaram? Em caso afirmativo, é hora de corrigir o curso e reduzir despesas.

Dito isso, algumas despesas maiores são inevitáveis, como quando você compra móveis, máquinas e equipamentos ou adiciona um novo funcionário à folha de pagamento.

3. Verifique a rentabilidade por cliente

Alguns clientes são mais rentáveis do que outros. Como proprietário de uma ESC, você precisa saber quais clientes estão contribuindo mais com sua rentabilidade.

Surpreendentemente, os clientes que pagam as maiores taxas, podem não ser os mais rentáveis. Mesmo que você esteja cobrando mais desses clientes, eles também podem ter exigido um aporte maior da sua ESC. Às vezes, empréstimos menores podem ser mais lucrativos porque a relação entre receitas e despesas é melhor.

4. Tenha uma lista de clientes em potencial

Os riscos e rentabilidades devem ser distribuídos de maneira bastante uniforme ao longo do ano para ajudar no fluxo de caixa. Mas isso nem sempre acontece.

Um grande empréstimo pode trazer muitos lucros por um dado período, mas vai acabar em algum momento. Por isso, mantenha uma lista de novos clientes em potencial em um lugar onde possa vê-la. Se a lista for curta, é melhor fazer algum marketing para atrair novos negócios. Negócios lucrativos estão sempre buscando crescer, e não estagnados.

Gostou de aprender como calcular a rentabilidade do negócio? Utilize nosso simulador de operações financeiras e torne o cálculo da sua rentabilidade mais simples!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x