Quais as principais formas de reduzir riscos da sua ESC?

Todo negócio está sujeito a riscos de negócios, ou seja, a ameaças que podem impedir a empresa de atingir seus objetivos. Em outras palavras, os riscos significam que os planos de uma organização podem não correr como planejado originalmente.

Os riscos podem vir de todos os lados; sejam riscos financeiros, de mercado, de conformidade ou de operação. A boa notícia é que, mesmo que inevitáveis, os riscos podem ser controlados e seus impactos minimizados na empresa. É sobre isso que a gestão de riscos trata.

A gestão de riscos é um aspecto necessário para qualquer negócio, especialmente aqueles que se aventuram no mercado financeiro. Em setores como este, onde a volatilidade pode aumentar as ameaças para o empreendedor, é ainda mais importante ficar atento aos riscos inerentes ao negócio.

No artigo de hoje, explicaremos como funciona a gestão de riscos em uma Empresa Simples de Crédito (ESC) e como reduzir riscos aos quais seu novo negócio pode estar exposto!

O que é e como funciona a gestão de riscos?

A gestão de riscos de negócios é utilizada para avaliar os riscos envolvidos na administração de uma empresa, caso ocorram alterações nas operações, sistemas e processos de negócios. Ela identifica, prioriza e trata o risco para minimizar os impactos negativos, mantendo o risco sob controle, e identificar possíveis oportunidades. O resultado é uma resposta integrada a vários riscos e uma tomada de decisão mais informada.

Isso porque as empresas hoje são imprevisíveis, voláteis e parecem se tornar mais complexas a cada dia. Por sua própria natureza, uma ESC está repleta de riscos em sua operação, a começar pelo risco de inadimplência do tomador do empréstimo. O risco é, portanto, um aspecto inerente do negócio que deve ser administrado.

A gestão de risco fornece um mecanismo para identificar quais riscos representam oportunidades (impacto positivo), quais representam armadilhas em potencial (impacto negativo) e quais podem representar os dois.

O processo de gestão de risco envolve:

  • Identificação dos riscos: identificação dos potenciais pontos de riscos e dos fatores internos e externos que afetam os objetivos de negócios;
  • Análise de riscos: inclui a classificação quanto à gravidade e, se possível, a distribuição de probabilidade de resultados para cada risco;
  • Resposta ao risco: depois de identificar e analisar o risco potencial, a estratégia apropriada precisa ser incorporada, seja estabelecendo novos processos ou eliminando o risco por completo, dependendo do tipo e gravidade;
  • Monitoramento de riscos e oportunidades: medição contínua dos riscos e oportunidades do ambiente de negócios e verificação do desempenho das estratégias de gestão.

 

Como reduzir riscos em uma ESC: as principais ameaças

É inevitável que alguns riscos se tornem uma realidade — no entanto, um plano de gestão pode reduzir riscos e garantir que seus impactos sejam os menores possíveis ou que, até mesmo, eles se transformem em oportunidades.

Conheça abaixo os principais riscos aos quais uma ESC está exposta e o que fazer para minimizá-los:

1. Risco econômico

A economia está constantemente mudando. É importante observar essas mudanças e tendências para potencialmente identificar e planejar para uma desaceleração econômica. Para neutralizar o risco econômico, economize tanto dinheiro quanto possível para manter um fluxo de caixa estável. Além disso, opere com um orçamento enxuto como parte de seu plano de negócios.

2. Risco de conformidade

Os proprietários de empresas enfrentam uma abundância de leis e regulamentos a serem cumpridos. Por exemplo, a proteção de dados recente e a conformidade do processamento de pagamentos podem afetar a maneira como você lida com certos aspectos de sua operação. A própria lei que estabeleceu o funcionamento da ESC deve ser observada. Portanto, ficar bem informado sobre as leis aplicáveis ​​pode ajudar a minimizar os riscos de conformidade.

3. Risco de segurança e fraude

À medida que mais clientes usam canais online e móveis para compartilhar dados pessoais, também há maiores oportunidades para o cybercrime. Esse risco não afeta apenas a confiança e a reputação, mas a empresa também é financeiramente responsável por qualquer violação de dados ou fraude. Para obter um gerenciamento de risco corporativo eficaz, concentre-se em soluções de segurança, ferramentas de detecção de fraude e educação de funcionários e clientes sobre como detectar quaisquer potenciais ameaças.

4. Risco financeiro

Esse risco empresarial envolve o próprio risco da operação de risco realizada pela ESC. As flutuações das taxas de juros também podem ser uma ameaça. Realizar uma análise minuciosa do perfil do tomador antes de ceder o empréstimo é a melhor forma de reduzir riscos financeiros. Também é importante diversificar sua carteira de clientes para diluir o risco total.

5. Risco operacional

Eventos inesperados acontecem — essa foi a principal lição que a pandemia do coronavírus nos deixou. Mas, além de eventos relacionados à saúde global, desastres naturais, problemas técnicos em seus servidores ou mesmo funcionários desastrados podem custar tempo e dinheiro à ESC. Quer se trate de uma falha de pessoas ou de processo, esses riscos operacionais podem afetar negativamente seu negócio.

Aborde cada um desses riscos operacionais por meio de treinamento e um plano de continuidade de negócios. Ambas as táticas fornecem uma maneira de pensar sobre o que pode dar errado e estabelecer um sistema de medidas proativas para garantir que as operações não sejam afetadas.

6. Risco de mercado

O aumento da concorrência, combinado com uma relutância em mudar, pode resultar na perda de clientes. Nesse caso, o risco do negócio envolve o líder da empresa ficar tão confortável com seu sucesso que não procura maneiras de inovar e fazer melhorias contínuas.

Enquanto as consequências de um risco de negócio podem ser desastrosas, existem formas de se prevenir e preparar para reduzir riscos. Uma ferramenta que pode auxiliá-lo a gerenciar todos os riscos listados acima é o software para ESC. Com ele, é possível automatizar sua gestão, minimizando erros antes que se tornem ameaças em potencial.

Para saber mais sobre como gerenciar sua ESC, assine a newsletter da Decisão Sistemas e receba muito mais dicas como essa diretamente no seu e-mail!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x