A prática de cobrança de débitos é antiga, e em tempos de crise econômica, ela continua sendo ainda mais comum e recorrente. Diante da grande demanda de cobranças, escritórios especializados na atividade devem focar em otimizar o processo, e, principalmente, priorizar a análise de resultados.
Estabelecer metas, indicadores de desempenho e investir em um software de gestão especializado para qualificar ainda mais o processo e avaliar melhor o desempenho final é essencial nos momentos em que os escritórios veem o volume de cobranças aumentar.
Considerando que uma assessoria de cobrança presta serviços para empresas que preferem terceirizar essas atividades para especialistas, é preciso antes de tudo usar a tecnologia a seu favor e dispor de ferramentas capazes de ajudar na maximização dos resultados de recuperação de ativos financeiros. Agindo assim, é possível evitar riscos desnecessários com tarefas que não façam parte da realidade empresarial.
Agilidade na análise de resultados
É importante que as assessorias de cobrança contratem fornecedores que ofereçam soluções com relatórios e que possam ser exportados para planilhas excel, principalmente no acompanhamento final, que envolve a prestação de contas, os recebimentos e a situação final para os credores. Ter uma ferramenta capaz de emitir e arquivar documentos, como boletos, acordos e liquidações, informações gerais, além de configurar taxas e percentuais, garante a eficácia do processo de cobrança como um todo.
A partir da contratação de um serviço tecnológico, fica mais fácil acompanhar e medir o desempenho da cobrança, seja extrajudicial ou judicial. Além disso, ele ajuda a controlar e acompanhar com precisão todos os detalhes operacionais, desde a importação das dívidas, até o acionamento dos devedores.
Melhoria da produtividade
Usar um software ajuda ainda no aumento da produtividade e garante melhor organização e gestão da cobrança, além da análise de resultados e prestação de contas ao credor de forma facilitada.
Dentre as vantagens de contratar um serviço de gestão especializado estão a possibilidade de ter uma carteira de clientes mais qualificada e rentável, gerir melhor o tempo destinado às atividades em cada etapa da cobrança e estabelecer uma metodologia interna para que os cobradores atendam a todas as demandas com qualidade, garantindo que nenhuma dívida fique sem ser cobrada.
Distribuir dívidas entre os cobradores e qualificar o mailing, facilitando a cobrança feitas por eles serão alguns dos problemas sanados com a contratação de um serviço tecnológico.
Outras vantagens
Lidar com o alto volume de ações de cobrança também é um desafio. E para deixar o estudo dos resultados mais qualificado, a assessoria de cobrança deve levar em conta a importância de ter um canal de fácil utilização pelos cobradores. A segurança e a mobilidade também são pontos positivos para o escritório que contrata um software de gestão. Armazenar informações em um banco de dados confiável garante a proteção dos dados financeiros e permite que os colaboradores os acessem a qualquer momento durante a realização de suas atividades, contribuindo, assim, para a solução de problemas e para constantes atualizações.
Praticidade e controle são outras vantagens em ter um sistema tecnológico, já que é possível administrar as ações de cada colaborador e delegá-las de acordo com as demandas das diferentes etapas do processo de cobrança.
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