Sistema de cobrança em nuvem é realmente seguro?

Como muitos empreendedores, você provavelmente está preocupado com a segurança e a confiabilidade dos sistemas que utiliza para administrar sua empresa de cobrança. E por um bom motivo.

Tempo de inatividade significa dinheiro perdido e baixa lucratividade. Segurança significa salvaguardar (ou proteger) a propriedade intelectual e as informações confidenciais de seus clientes. No entanto, ao contrário do que você pode pensar, um sistema de cobrança em nuvem é sim a opção mais segura para os dados da sua empresa.

Mas não vamos só falar isso: no artigo de hoje, mostraremos como um sistema de cobrança em nuvem garante mais proteção aos dados da sua empresa e dos seus clientes. Acompanhe!

Sistema de cobrança em nuvem: o que é e quais os benefícios?

A computação em nuvem é baseada na internet e oferece às empresas uma ampla variedade de benefícios e maior flexibilidade.

A primeira e principal delas é que seu sistema de cobrança em nuvem não fica preso a nenhum hardware, ou seja, você e seus funcionários podem acessá-lo de qualquer local, bastado uma conexão com a internet.

Este foi um benefício bastante destacado em 2020, com a pandemia do coronavírus exigindo que as pessoas ficassem em casa como forma de reduzir a propagação do vírus. Mesmo com seus funcionários longe do escritório, a nuvem ainda permitiu que eles acessam os dados e sistemas de que precisavam de qualquer lugar.

Mas este não é o único benefício. Os sistemas de cobrança em nuvem ainda permitem à empresa:

  • Economizar custos: como não exigem altos investimentos em hardware, os sistemas na nuvem podem sair mais baratos para o orçamento da empresa;
  • Controlar melhor os custos: além de custar menos, os sistemas na nuvem são cobrados em um modelo de assinatura, o que significa que você deixa de ter custos variáveis e passa a ter custos fixos todos os meses, facilitando seu controle;
  • Recuperar dados perdidos: a nuvem salva seus dados a medida em que você importa eles para o sistema. Isso significa que nada será perdido e que, em caso de uma eventualidade, seus dados estarão seguros e serão facilmente recuperados;
  • Ter um sistema sempre atualizado: com a nuvem, você não precisa pagar a mais para atualizar seu sistema. Você sempre terá o sistema mais novo, com as mais recentes atualizações lançadas no mercado;
  • Pagar apenas pelo que usa: o modelo de pagamento por assinatura garante que você pague apenas pelo que usa e escalar a ferramenta conforme a empresa for crescendo.

Além de todos os benefícios, o sistema de cobrança em nuvem também permite à empresa ter mais segurança sobre como seus dados são armazenados. Isso porque esses sistemas utilizam as mais recentes tecnologias de segurança para proteger as informações — e o que é melhor: sem que você tenha que gastar “rios de dinheiro” por isso.

Segurança dos sistemas de cobrança em nuvem: como é a garantia?

Os fornecedores de sistemas em nuvem possuem especialistas em segurança dedicados a garantir que o sistema esteja sempre seguro contra invasões de hackers.

Este é um diferencial que já vem incluído no valor de assinatura que você paga, ou seja, você não precisará investir alto em uma equipe de segurança interna, nem se preocupar em ter alguém cuidando do seu perímetro 24×7. A equipe do fornecedor faz isso por você, monitorando tudo que acontece no sistema para rechaçar o menor sinal de perigo.

Mas não só isso: os sistemas de cobrança em nuvem contam com tecnologias modernas que impedem que seus dados sejam interceptados ou lidos enquanto trafegam entre sua rede e a internet. Conheça quais são essas tecnologias:

  • Atualizações automáticas: ao armazenar dados em servidores remotos, é fundamental que tudo esteja atualizado para protegê-lo contra as estratégias de malware e hacking mais recentes. Em vez de contratar pessoas para monitorar e corrigir os sistemas diariamente, as empresas podem terceirizar esse trabalho para provedores de serviços em nuvem, que mantêm a segurança de cada sistema em sua extremidade. O software também é atualizado automaticamente, para que você esteja sempre trabalhando com a versão melhor e mais atualizada;
  • Armazenamento e backup de dados: a capacidade de recuperar dados após um desastre é muito mais fácil e barata quando seus dados são armazenados na nuvem. Os desastres de TI vêm em vários tamanhos quando lidamos com sistemas locais. Eles podem variar desde a perda de um único documento importante até a perda de um banco de dados inteiro. Com um sistema de cobrança em nuvem, o backup de seus documentos é feito com frequência em vários centros de dados para que nada seja perdido;
  • Criptografia de dados: com dados e informações confidenciais sendo transferidos constantemente dos funcionários para a nuvem, cada peça deve ser protegida por minuto. Muitos fornecedores de software baseado em nuvem usam várias camadas de criptografia de dados para proteger as informações do usuário. Além disso, as chaves de criptografia são normalmente alternadas para proteger ainda mais as informações e arquivos importantes da empresa.

Perceba que isso tudo é feito pelo seu fornecedor, e não por você. Isso torna o sistema de cobrança em nuvem, além de seguro, fácil de usar, liberando seu tempo e o dos seus funcionários para pensar no que realmente importa: fazer a empresa crescer.

O uso de um sistema de cobrança em nuvem pode ajudar sua empresa a funcionar com mais eficiência e torná-la mais conveniente para fazer o que quiser, onde quiser e sem ficar preso ao computador do escritório.

Seguindo as práticas recomendadas de segurança, você pode ficar tranquilo sabendo que pode aproveitar os benefícios da computação baseada em nuvem com segurança, o que também permite garantir o compliance com as novas leis de privacidade, como a LGPD.

À medida que a mudança para plataformas em nuvem continua, as empresas buscarão a melhor opção para garantir que seus dados estejam em boas mãos, e os provedores de serviços se esforçarão para fornecer exatamente isso.

Agora que você conhece os benefícios de um software de cobrança na nuvem, veja 8 dicas para escolher o melhor fornecedor para sua empresa!

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x