Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher um software para assessoria de cobrança, que tal assinar nossa newsletter? Deixe seu e-mail conosco e receba todas as nossas novidades!
Investir em um software para assessoria de cobrança ajuda a otimizar e automatizar muitos processos, principalmente quanto a política de crédito e cobrança.
Com um bom sistema é possível melhorar processos, reduzir custos e alcançar um melhor desempenho e produtividade. Além disso, um software reduz os riscos de inadimplência por parte dos clientes e permite a tomada de ação de forma imediata.
Mas como escolher o melhor software para assessoria de cobrança? O que levar em consideração na hora da decisão? Acompanhe e saiba mais detalhes!
Software para assessoria de cobrança: qual o melhor para minha empresa?
Mais do que uma ferramenta, a adoção um software para assessoria de cobrança é praticamente uma necessidade para qualquer empresa do setor.
Porém, muitos gestores acabam não avaliando uma série de pontos que devem ser levados em consideração ao escolher um software para assessoria de cobrança. E isso pode levar a sérios problemas no futuro.
Pensando nisso, levantamos algumas dicas que certamente vão ajudar a fazer a melhor escolha. Fique atento:
1. Conheça quais as reais necessidades da empresa
O primeiro passo que deve ser dado para escolher o software para assessoria de cobrança é olhar para dentro da organização. O gestor precisa conhecer as operações e todos os departamentos, processos e quem os executa.
Ao mapear e identificar falhas, barreiras e problemas que impedem o desenvolvimento do negócio será possível direcionar soluções mais adequadas e que possam melhorar os pontos que precisam de maior atenção.
Por isso, é fundamental conhecer as reais necessidades do negócio de forma a investir no que realmente a empresa precisa.
2. Fique atento as funcionalidades do software
Escolher um software para assessoria de cobrança ideal para o perfil da empresa pode ser um grande desafio. Algumas perguntas devem ser feitas antes da decisão como: qual o volume de devedores a ser atingido? Qual a quantidade de negociações que vão ser cobradas? Enfim, existem uma série de questões que devem ser levantadas para uma boa escolha.
O gestor deve ficar atento as funcionalidades do software. Por exemplo, se o sistema é multicanal e pode atender mais de um tipo de contato além do contato telefônico.
Outro diferencial que deve ser levado em conta são as opções de negociação, oferecendo ao operador maior mobilidade para fechar acordos ou mesmo a possibilidade de calcular a viabilidade de uma contraproposta por parte do devedor.
3. Analise o custo versus benefício
À primeira vista pode parecer estranho dizer que um software de cobrança pode ajudar na redução de custos da empresa. O fato é que ao investir num bom sistema de gestão a empresa passa a se beneficiar de uma série vantagens como economia com mão de obra, redução do tempo necessário para a realização de tarefas e, de quebra, reduz drasticamente o índice de falhas humanas nos processos, acabando com o retrabalho.
No entanto, é fundamental que o gestor analise as tarefas que podem ser automatizadas pelo software de forma que agregue um nível mais elevado de eficiência ao seu negócio.
4. Atente-se ao suporte oferecido pelo software
Quando se trata de um software, há sempre possibilidades de se deparar no dia a dia com problemas técnicos ou mesmo ter dúvidas para executar alguma função. Por isso, é fundamental checar como é o suporte oferecido pelo fornecedor do software – conferindo se existe equipe física de atendentes, se o treinamento é personalizado, entre outros aspectos..
É fundamental contar com profissionais habilitados para resolver falhas e erros que podem surgir no dia a dia.
5. Verifique a capacidade de integração e flexibilidade do produto
A escolha de um software para assessoria de cobrança deve ser pautada na possibilidade de integração e flexibilidade com outros sistemas da empresa, ou os utilizados pelos seus clientes..
É preciso se certificar que o produto oferece suporte de integração e gestão de todos os processos em apenas um lugar. Então, antes de tomar qualquer decisão é preciso verificar junto ao fornecedor mais são possibilidades oferecidas pelo sistema.
Vantagens de um software de cobrança
A escolha correta de um software para assessoria de cobrança proporciona uma série de funcionalidades, possibilitando uma maior visibilidade, funções analíticas e maior eficiência em todos os aspectos do negócio. Entre as vantagens se destacam:
1. Aumento da produtividade
Investir em um software para assessoria de cobrança leva a uma melhoria significativa da eficiência e consequentemente da produtividade da equipe.
Com a escolha de um sistema adequado é possível eliminar a necessidade de longas horas de conferência e retrabalho, seja decorrente de erros que podem ter a sua origem em falhas humanas ou até mesmo do uso de soluções tecnológicas que não apresentam um bom índice de eficácia.
2. Plataforma única
Um sistema de cobrança possibilita que todos os processos possam ser realizados em um único lugar, sem a necessidade de utilizar outras soluções. Tudo passa a ser conectado em uma plataforma única.
Maior capacidade de processamento de milhões de clientes de forma rápida, multicanais de atendimento, em especial, os digitais como chat, sms e áreas de autoatendimento, além de um melhor desempenho.
Os sistemas atuais de cobrança devem estar alinhados as necessidades dos clientes, de forma a oferecer mobilidade e flexibilidade, preferencialmente na versão web..
3. Segurança de dados
Com a implementação de um software para assessoria de cobrança todas as informações ficam armazenadas em um único lugar, sem a necessidade de papel ou outras formas inseguras de armazenamento – evitando extravios de documentos e, também, agilizando o atendimento..
Além disso, com a possibilidade de sistemas criptografados e certificações digitais, dados passam a ficar armazenados em servidores locais ou remotos da empresa, mantendo as informações preservadas e apenas sendo acessadas por pessoas autorizadas.
4. Acompanhamento de métricas
Investir em um software para assessoria de cobrança possibilita ao gestor saber exatamente o índice de clientes inadimplentes, o número de cobranças realizadas diariamente e o percentual de sucesso das ligações, além de acompanhar periodicamente os números do negócio.
Com o acompanhamento de métricas do negócio é possível estabelecer estratégias efetivas e que possam levar a melhores resultados.