Neste post vamos te apresentar 5 dicas para gerenciar os clientes da sua assessoria de cobrança e caminhar com eles rumo ao sucesso. Mãos à obra!
Uma boa gestão da carteira de clientes é um assunto que preocupa muitos gestores, já que a empresa depende muito disso para ser bem-sucedida. Seus clientes são o maior bem da sua empresa e você sabe disso. Mas qual a melhor maneira de geri-los? Vamos lá!
Segmente seus clientes
Inicialmente, é interessante que você conheça quem são os seus consumidores. Uma boa forma de fazer isso é dividindo-os em grupos. Por exemplo: você poderá separá-los pelo valor do ticket médio, pelo segmento de atuação ou pela assiduidade com que solicitam os seus serviços.
Poderá, ainda, investir no conhecimento dos seus prospects – que são aquelas empresas que têm problemas com inadimplência e o seu escritório de cobrança pode solucionar – já que, no futuro, muitos deles poderão ser consumidores dos seus serviços. De uma forma ou de outra, segmentar faz com que seus clientes se sintam especiais e também te ajuda a conhecê-los e ter uma abordagem mais personalizada, o que poderá aumentar o volume de sua carteira.
Reverta clientes inativos e ex-clientes
Outra vantagem dessa triagem inicial e da segmentação é utilizar os dados que você coletou para trazer de volta ex-clientes e empresas que estão inativos e entender porque eles não fazem mais parte de sua lista de clientes. Ora, se alguém não utiliza o seu serviço há um bom tempo ou resolveu ir até um dos seus concorrentes, você deve saber porque isso aconteceu. Talvez haja medidas muito simples que a sua assessoria de cobrança possa implementar para recuperá-los!
Defina os responsáveis pelas ações
Nunca é demais repetir: toda a gestão do escritório de cobrança deverá trabalhar no entendimento e monitoramento da sua base de clientes, conhecendo melhor quem são, pesquisando o que querem e tentando satisfazer as necessidades deles.
Acompanhar de perto é um trabalho duro e por isso é muito importante que você conte com uma equipe para isso, em que cada membro saiba muito bem a sua função. Como dissemos, o trabalho é muito, já que essa equipe deve dar atenção não apenas para os clientes ativos e que se relacionam cotidianamente com a sua marca, mas também para todos que, de alguma forma, já utilizaram os seus serviços e, por alguma razão, não voltaram.
Você deve saber exatamente quem é o responsável por monitorar sua base de clientes em cada caso e receber dele um relatório detalhado. Dividir para conquistar!
Conheça o mercado como um todo
Para uma boa gestão da carteira de clientes, não basta entender quem eles são e seus motivos para contratar ou não de sua empresa. É preciso entender melhor o seu mercado e isso exige que você conheça os seus concorrentes e, até mesmo, o que os seus clientes esperam deles e de você. Porque um cliente prefere os seus serviços? Porque ele te trocou pela concorrência? O que ela oferece que você não oferece? Responder a essas perguntas é fundamental para que você seja mais objetivo e incisivo na hora de oferecer os trabalhos de sua assessoria. Recupere, satisfaça e mantenha os seus clientes!
Crie uma experiência única
Desde o momento em que um possível cliente pensa em adquirir os seus serviços é preciso investir para que ele tenha uma experiência única e se sinta conquistado.
Invista em um alto padrão de qualidade de atendimento, mostrando ao cliente os diferenciais que sua assessoria de cobrança possui. Foco nas necessidades do consumidor e bom atendimento são fundamentais!
Resumindo: tudo começa a mudar quando você conhece o seu cliente e conhece o seu mercado. Só assim você pode gerenciar de forma ativa e cuidadosa, pensando sempre em oferecer uma experiência única. Conquistar clientes, gerar satisfação e fidelizar!
Agora que você sabe tudo que precisa para uma boa gestão de carteira de clientes, não se esqueça de deixar aqui embaixo um comentário sobre as novas experiências que estas dicas te proporcionaram!