As pessoas de uma forma geral são movidas por desafios e por cumprimentos de metas em suas existências, quer seja no lado pessoal ou profissional.
Dentro de uma empresa não é diferente, os profissionais precisam ser estimulados constantemente por novos desafios e novas metas a cumprir.
Sabe-se que o setor de vendas é o coração de qualquer instituição, afinal, sem ele, a organização não sobrevive.
Sabe-se também que em época de crise e num mercado altamente competitivo que vivemos, alcançar sucesso nas vendas não é tarefa fácil.
Continue lendo nosso post e confira as melhores dicas para ajudar você a definir as metas da equipe de vendas, estimulando-a ao cumprimento dos objetivos traçados e consequentemente aumentando os resultados. Leia mais!
Qual a diferença entre meta e objetivo?
Primeiro, antes de citarmos as dicas, é preciso diferenciar meta e objetivo.
Muito provável que o seu grande objetivo é fazer com que sua empresa venda mais, em outras palavras, seu resultado final é alcançar um maior índice em vendas.
A meta, por sua vez, vai estipular quanto você deseja vender a mais e em quanto tempo. Bem como os meios que serão utilizados para atingir esse objetivo e chegar no resultado final.
Podemos dizer, então, que objetivo é aquilo que deseja-se alcançar, e a meta mostra como chegar até lá, respondendo algumas perguntas: quanto? quando? como?
Agora, vamos às dicas!
7 dicas para definir as metas da equipe de vendas
1 – Conheça a fundo o mercado em que você atua
Antes de estabelecer qualquer meta, você precisa conhecer muito bem o mercado em que está inserido e as condições que ele oferece.
Pesquise como está o crescimento do segmento em que sua empresa atua. Quais as chances de expansão e conheça a concorrência.
Muito importante também é saber como é o comportamento dos clientes nesse segmento em relação aos pagamentos ou à inadimplência.
Afinal, vender e não receber não é um resultado positivo para sua empresa.
Só a partir dessas informações, você deverá traçar suas metas da equipe de vendas.
2 – É preciso estipular quanto você deseja crescer
É muito provável que esta seja a mais importante dica: você precisa definir uma meta de crescimento. Quanto você deseja aumentar suas vendas e qual o tempo estipulado para isso?
Lembre-se que definir metas da equipe de vendas não se trata apenas de desejar ganhar mercado. É preciso estabelecer números. Por exemplo: nossa meta é aumentar em 30% as vendas em 12 meses.
Com esses números definidos, você vai começar a planejar o quanto precisa vender mensalmente para atingir o resultado esperado.
3 – Use comparativos
Para fazer alguma comparação é preciso verificar seus números das vendas anteriores.
Faça um pequeno histórico das suas vendas em determinado tempo, nos últimos 12 meses, por exemplo.
Analise os meses que mais vendeu, bem como os piores meses em resultados.
Com essa análise fica mais fácil determinar quanto você quer crescer e em quanto tempo. Não se esqueça de levar em conta as sazonalidades como Natal e outras datas comemorativas.
4 – Ouse com equilíbrio
Todo empreendedor de sucesso é ousado, mas é preciso cautela e equilíbrio ao estipular metas da equipe de vendas.
Sua equipe precisa ser motivada com metas ousadas, mas com números que possam ser cumpridos. Metas muito ousadas, podem desmotivar.
Vale, inclusive, definir metas e porcentagens de comissão juntamente com o time. Assim, todos se sentem parte da elaboração do planejamento de vendas.
5 – As metas da equipe de vendas precisam ter prazo
Como já falamos, as metas exigem números e determinar um tempo também é fundamental.
Uma meta sem data para cumprir tende a passar despercebida pela equipe.
Lembre-se que acima citamos o exemplo de aumentar as vendas 30% em 12 meses.
Você pode, inclusive, fazer metas menores dentro de uma meta mais ampla.
Dentro da meta de 12 meses, você pode estabelecer, por exemplo, que precisa fechar X clientes novos por mês.
6 – Foque nos feedbacks
Vender é importante, mas é preciso também focar nos feedbacks dos membros da sua equipe.
Ouça e questione sobre os métodos que a equipe trabalha, elabore as metas com a participação dos seus colaboradores, faça com que todos se sintam ouvidos e motivados.
Caso você perceba que não vai atingir as metas da equipe de vendas, é muito importante entender o cenário total.
Ao compreender os motivos que levaram a não chegar na meta, pode-se tomar alguma ação de melhoria em conjunto com a equipe.
7 – Priorize a confiança da equipe
Estimule na sua equipe de vendas o foco, a disciplina, a determinação e a dedicação.
Incentive seus colaboradores a crescerem junto com a sua empresa. Instigue em cada um deles a confiança em si e nos companheiros de equipe.
Por último, a sua determinação será responsável por uma equipe confiante e segura.
Você já aplica alguma dessas dicas que apresentamos para traçar as metas da equipe de vendas? Conte pra gente deixando um comentário!