7 motivos para as empresas terceirizarem o setor de cobrança

Recuperar dívidas nunca é uma tarefa fácil. Exige uma grande equipe preparada para fazer um trabalho muito difícil e uma infraestrutura e sistemas muito confiáveis.

Os desafios da gestão de cobranças podem impactar significativamente a experiência do cliente e resultar em baixo desempenho, ou seja, na baixa taxa de recuperação dos débitos. É por isso que muitas empresas optam por terceirizar seu setor de cobrança.

Os proprietários de empresas sabem como a cobrança de dívidas é cara, difícil e demorada. Em meio às atuais condições econômicas, eles precisam de uma solução escalonável, confiável e de baixo custo para obter os resultados necessários, ao mesmo tempo em que mantém um bom relacionamento com os clientes.

A terceirização do setor de cobrança pode oferecer soluções melhores e mais rápidas para manter o fluxo de caixa positivo. Se você não tem os recursos ou tempo para implementar uma equipe de cobrança de qualidade, então é melhor procurar uma assessoria de cobrança provedora de terceirização confiável com profundo conhecimento do setor para fazer todo o trabalho árduo.

E para te mostrar como a terceirização pode te beneficiar, abaixo contamos os 7 motivos pelos quais as empresas terceirizam o setor de cobrança para assessorias especializadas!

Como funciona uma empresa de cobrança?

Essencialmente, as empresas de cobrança oferecem um serviço a outras empresas que possuem débitos atrasados dos seus clientes, seja por vendas a prazo, contratos de serviços, empréstimo ou cartões de crédito.

A assessoria de cobrança, como também é chamada, permite que os credores (empresas detentoras do direito de receber o crédito) terceirizem o processo de cobrar os devedores. Quando as contas se tornam inadimplentes (em geral com 30 dias ou mais de atraso), os credores buscam contratar uma empresa de cobrança para coletar o pagamento o mais rápido possível.

O que é importante observar neste cenário é que as empresas de cobrança não são detentoras da dívida. O valor devido pelo consumidor ainda pertence e é controlado pelo credor original. Nessa situação, a empresa de cobrança atua como intermediária entre o consumidor e o credor em troca de um percentual do valor a receber.

A grande maioria das empresas de cobrança opera dessa forma, o que significa que são compensadas apenas quando conseguem cobrar uma conta com sucesso.

Por que as empresas terceirizam o setor de cobrança?

Trata-se de um setor que executa diversas tarefas burocráticas que são essenciais para a sobrevivência das empresas dos mais variados segmentos. Isso porque, essas tarefas possibilitam que as empresas reduzam seus índices de inadimplência, consigam recuperar os créditos devidos (ou parte deles) e, assim, tenham um fluxo de caixa previsível.

Na sequência do artigo, destacaremos os principais motivos pelos quais organizações dos mais variados portes e segmentos de mercado optam pela terceirização da cobrança. Confira!

1.Economia de tempo e dinheiro

Fazemos questão de destacar esse item inicialmente porque ele faz referência aos elementos mais importantes para os negócios: tempo e dinheiro. A economia de tempo ocorre porque as organizações não precisarão se ocupar com as questões inerentes ao processo de cobrança, pois contará com uma empresa especializada no setor.

Isso possibilita que os empresários invistam tempo e esforços nos segmentos estratégicos, como marketing, vendas etc. Dessa forma, há a otimização da produtividade e também aumenta as chances de o empreendimento crescer no mercado.

Agora, você deve estar se perguntando: por que há a economia de dinheiro? Isso ocorre porque ter profissionais qualificados no segmento exige muito investimento. Há ainda a necessidade de contratar softwares. Por outro lado, quem conta com uma empresa especializada em cobrança não precisará se preocupar com as questões mencionadas.

2.Resolução ágil de problemas

Na maioria das vezes, as empresas utilizam os funcionários próprios com a intenção de fazer as cobranças de curto prazo até um mês depois da data de vencimento. O objetivo dessa prática é reter o cliente e buscar com que o mesmo volte a comprar o mais rápido possível. Passado esse período, se não houver sucesso, é melhor a recorrer à terceirização.

A partir deste momento, a empresa terceirizada assume e direciona todos os esforços na cobrança. Vale destacar que elas costumam apresentar experiência no setor. Dessa forma, os negócios se beneficiam com isso, pois conseguem receber as dívidas de maneira eficiente.

Trata-se, portanto, de um dos principais motivos pelos quais organizações de diferentes portes e segmentos optam pela terceirização da cobrança, pois a prática possibilita a resolução mais rápida e eficiente dos problemas.

3. Redução da inadimplência

Esse aspecto é bastante relevante, pois está diretamente relacionado com a questão financeira das empresas. A diminuição dos níveis de inadimplência ocorre porque a empresa de cobrança é responsável por cuidar de todas as fases do processo de cobrança, ou seja, dedica atenção total. Os avisos, contatos e negociações com os devedores, somados, redundam em recebimentos e redução da inadimplência.

É muito importante destacar ainda que a queda dos índices de inadimplência possibilita que os negócios tenham previsibilidade nas receitas. Dessa forma, poderão dar tranquilidade no planejamento de suas ações. Isso inclui a parte financeira, os investimentos em expansão do empreendimento (lançamento de novos produtos, contratação de funcionários etc.), desenvolvimento de campanhas de marketing etc.

4. Controle efetivo dos recebimentos

Ainda no aspecto financeiro, outro motivo que contribui para as empresas terceirizarem o setor de cobrança é o controle efetivo dos recebimentos. Nesse momento é comum surgir a seguinte dúvida: qual é a importância dessa prática?

Quanto maior o número de clientes, mais difícil torna a gestão do controle de recebimento para as empresas. A situação complica a cada fatura nova ou notas em atraso. Isso porque, pode acontecer de um cliente pagar uma parcela posterior a que está em atraso. Caso não haja um controle efetivo, e a que está atrasada pode ser esquecida.

Nesse sentido, a terceirização é bastante vantajosa aos negócios, pois a assessoria de cobrança responsável pela gestão do processo poderá enviar relatórios, gráficos e status de todos os clientes devedores. Elas contarão, portanto, com informações precisas, o que facilitará no gerenciamento das informações referentes ao setor.

5. Flexibilidade nas formas de cobrança

Ainda há muita incerteza em torno das perspectivas econômicas para os próximos anos. Nesse ambiente incerto, as empresas precisam ser capazes de aumentar rapidamente suas atividades de crédito e cobrança para garantir que mantenham o fluxo de caixa e protejam os resultados financeiros.

A terceirização do setor de cobrança fornece às empresas essa flexibilidade e escalabilidade. Rápido de implementar e com contratos flexíveis de curto prazo, terceirizar sua cobrança de dívidas pode fornecer a você a capacidade de atender a picos de demandas sem ter que arcar com prejuízos.

6. Serviço especializado

A cobrança de dívidas é o que as empresas de cobrança de dívidas fazem todos os dias. É sua função principal de negócios e, sem surpresa, por causa disso, elas geralmente são surpreendentemente boas nisso.

Para qualquer outro negócio, o setor de cobrança sempre será uma função secundária e, embora você queira que funcionem com eficiência, nunca será o seu foco principal. Ao terceirizar o setor de cobrança de dívidas, você pode garantir o acesso ao conhecimento do processo sem a dor de cabeça e os custos de construir e administrar um departamento interno.

7. Aumento da retenção de clientes

Acredite ou não, terceirizar a cobrança de dívidas pode ajudar a melhorar o atendimento ao cliente. É muito fácil para as equipes de controle de cobranças ficarem sobrecarregadas de trabalho, seja lidando com um grande volume de chamadas recebidas ou gastando tempo negociando.

A escalabilidade dos serviços terceirizados de cobrança de dívidas significa que você pode garantir 100% de cobertura de sua base de clientes e garantir que todos os seus clientes recebam um melhor atendimento do seu negócio e conquistem o melhor acordo para quitar suas dívidas.

O que as empresas de cobrança precisam ter para atenderem a demanda atual?

Percebe-se que, por diferentes motivos, muitos negócios optam pela terceirização do departamento. Nesse cenário, as empresas do setor de cobrança, por meio de diferentes ações, podem se preparar melhor para o contexto atual.

Primeiramente, é muito importante ser flexível e oferecer diversas formas de pagamento. Pode-se aceitar, por exemplo, boleto bancário, cartão de crédito, cartão de débito, entre outros. Dessa maneira, aumenta-se as chances de o cliente pagar o que pode e, reduzir os níveis de inadimplência das empresa.

O atendimento ao consumidor é outro elemento essencial. Por esse motivo é fundamental contar com profissionais experientes e que conheçam as melhores práticas de cobrança. Eles são treinados e capacitados para abordar e negociar com os clientes devedores de forma eficiente, com o objetivo de receber as dívidas.

Por fim, mas não menos relevante, as empresas de cobrança exercem um papel consultivo. Nesse sentido é muito importante disponibilizar aos negócios que contratarão o seu serviço relatórios completos sobre os clientes devedores.

Isso possibilitará que as organizações tenham conhecimento sobre eles e, consequentemente, consigam se organizar melhor financeiramente, pois farão uma estimativa precisa sobre os créditos que, de fato, vão receber em um determinado mês.

Como você pôde perceber, a terceirização do setor de cobrança é uma tendência. Nesse contexto, é fundamental que o seu negócio esteja preparado para aproveitar esse cenário da melhor forma possível. Procure contar com profissionais experientes, ofereça diferentes formas de pagamento e preze pelo bom atendimento.

Gostou de conhecer mais sobre a terceirização do setor de cobrança? Aproveite e veja as diferenças de cobrar pessoa física e jurídica e melhore ainda mais o seu serviço!

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