1. A segurança da informação gera confiança nos seus clientes
Seus clientes confiam em você para tratar e armazenar de forma segura seus dados e informações confidenciais. Mas muitos deles podem não continuar leais depois de um vazamento que leve essas informações às mãos erradas.
Isso é especialmente verdade para uma assessoria de cobrança. Seu relacionamento com os clientes é baseado na confiança que eles têm no seu trabalho, considerando os problemas legais que pode ser acarretados por uma má conduta durante a cobrança.
O Código do Consumidor torna as cobranças vexatórias ilegais, o que significa que ter os dados de um devedor vazados pode levar a processos judiciais tanto para sua empresa quanto para a empresa do seu cliente.
Ao possuir medidas de segurança da informação robustas, você evita que problemas como esse aconteçam, além de aumentar a confiança do mercado sobre os serviços que sua equipe presta.
2. O crime cibernético está crescendo nas instituições financeiras
O aumento no uso generalizado de tecnologia trouxe consigo um aumento no crime cibernético. Para os hackers, as possibilidades aumentaram exponencialmente, junto com as recompensas potenciais. Um dos grandes facilitadores foi a criação de moedas virtuais como o Bitcoin, cuja natureza descentralizada torna difícil rastrear suas transações.
Os tipos de crimes cibernéticos por aí aumentam a cada dia. Entre os mais comuns, podemos destacar o phishing — uma técnica de engenharia social que envia um e-mail com credenciais falsas para fazer com que o usuário clique em um link malicioso — e o ransomware — um ataque “sequestra” os dados da empresa e pede um resgate em troca da sua liberação.
Para piorar, instituições financeiras são um dos alvos preferidos dos hackers. Isso acontece devido ao nível de informações sensíveis que essas empresas armazenam, como saldos bancários e, no caso das assessorias de cobrança, dados sobre dívidas. O fato de que o crime cibernético agora permeia todas as facetas da sociedade mostra por que a segurança da informação é crucialmente importante.
3. Vazamentos de dados podem custar caro à empresa
Já citamos acima que vazamentos de dados sobre dívidas podem levar a assessoria de cobrança a responder judicialmente pela exposição do devedor. No entanto, esses não são os únicos custos que podem recair sobre a empresa caso ela não guarde com cuidado as informações dos seus clientes e dos clientes deles.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a lei que protege os dados do consumidor brasileiro, prevê multas de até 2% do faturamento anual da empresa ou de até 50 milhões de reais em casos de violações. Além da penalidade em dinheiro, a violação também será publicizada, o que impacta negativamente a imagem da assessoria no mercado.
Um estudo realizado pela IBM Security mostrou que o custo médio de uma violação para empresas em todo mundo é de 4.77 milhões de dólares, incluindo perda de receita e dano à marca. É claro que os valores podem variar de acordo com o tamanho da organização, no entanto, o relatório também mostrou que empresas que possuem sistemas de segurança da informação robustos conseguiram reduzir os impactos para 2.45 milhões de dólares por incidente.
4. Seus funcionários são seu ativos mais importante — e também um risco!
A rotatividade em uma assessoria de cobrança geralmente é alta e, como você já deve saber, a empresa lida com dados muito sensíveis. Seus funcionários são sua linha de frente e precisam das informações para fazer uma abordagem, no entanto, eles também podem ser um ponto de risco para os seus dados.
Intencionalmente ou não, sua equipe de cobrança pode deixar dados sigilosos caírem nas mãos erradas. Isso pode acontecer mesmo com as melhores das intenções, seja por clicar em um link malicioso recebido por e-mail ou por acessar um site com credenciais duvidosas que descarrega um vírus na rede.
Garantir a segurança da informação na sua assessoria, portanto, não significa apenas investir em tecnologias específicas, mas também treinar sua equipe sobre as boas práticas para evitar ataques e utilizar um software para assessorias de cobrança que permita um ótimo controle de acesso.
O controle de acesso corresponde à hierarquia que define quem pode acessar o quê e garante que cada funcionário tenha acesso apenas às informações estritamente necessárias para realizar seu trabalho.
5. O consumidor está cada dia mais atento aos seus direitos
Ter um plano sólido de segurança da informação pode ser o diferencial entre ser escolhido ou trocado por outra assessoria. A evolução da internet deu poder ao consumidor, que está cada dia mais atento aos seus direitos e ao que as empresas fazem, além da estrita execução dos seus serviços.
Isso significa, por exemplo, que ele poderá checar a posição da sua assessoria quanto a diversas questões relevantes, e não somente a qualidade do serviço de cobrança que você presta, para escolher entre sua empresa e seus concorrentes.
A informação vale ouro, e provavelmente é o bem mais sagrado que a sua empresa pode ter. Montar uma estrutura de segurança robusta não é algo que se faça do dia para a noite, mas certamente trará benefícios a longo prazo.
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