Análise de crédito: como ter um processo seguro?

Imagem de um homem trabalhando em um escritório clássico, calculando relatórios financeiros com computador e documentos

De antemão, saiba que a análise de crédito está intrinsecamente presente na vida de muitos brasileiros: seja ao solicitar um novo cartão, aumento do limite, empréstimos ou até mesmo o financiamento da casa própria.

Em outras palavras, antes da aprovação de qualquer operação que envolva a função crédito, uma análise minuciosa se faz necessária. Dito isso, hoje falaremos sobre análise de crédito e explicaremos como essa prática funciona. Confira

O que é Análise de Crédito?

Em suma, a análise de crédito nada mais é do que uma investigação realizada pelo banco ou instituição financeira que tem como principal objetivo verificar a sua renda e o seu relacionamento com o mercado.

Logo, a partir dessa verificação, será possível atestar suas condições de arcar com o que foi solicitado, seja um empréstimo, financiamento, aumento do limite de crédito, entre outros.

E como ela funciona?

Para explicar como esse processo funciona, vamos imaginar que você ou a sua empresa estejam precisando de um empréstimo. Dessa forma, você se dirige até o seu banco ou qualquer outra instituição financeira e faz essa solicitação. A fim de aprovar o seu pedido, algumas informações serão exigidas nesse momento, como por exemplo:

  • Dados cadastrais: a princípio, essa é a ocasião onde será necessário fornecer informações básicas, como CPF/CNPJ, telefone, estado civil, idade, nível de escolaridade, profissão, renda e endereço. Vale ressaltar que a lista de documentos pode variar, caso o procedimento seja para pessoa jurídica;
  • Restrições no nome: aqui, chega o momento da empresa pesquisar por restrições no seu CPF ou CNPJ;
  • Perfil de crédito: essa parte serve para o banco ou instituição financeira saber como é seu relacionamento com o mercado de crédito. Para isso, é possível que eles consultem seu Score de Crédito, a pontuação que demonstra a sua saúde financeira;
  • Renda: por fim, o último passo é consultar a sua receita recorrente e o valor do lucro líquido (caso possua empresa). Em síntese, essa etapa é extremamente importante, pois, com base nessa análise, será possível determinar a sua capacidade de pagamento mensal.

A análise de crédito pode ser feita online?

Atualmente é possível dar entrada na sua análise de crédito sem precisar se dirigir pessoalmente até uma instituição financeira. A vantagem fica por conta da rapidez no momento da solicitação, já que o procedimento é praticamente o mesmo.

Desse modo, ao optar por uma análise de crédito online, certifique-se de procurar por empresas confiáveis e que ofereçam condições que estejam de acordo com a sua realidade financeira.

Qual a importância da análise de crédito?

As operações de crédito podem colocar em risco não apenas o recebimento do valor devido por parte do banco, mas, também, podem prejudicar a situação financeira do próprio solicitante.

Ou seja, sem a análise de crédito as chances do requerente comprometer grande parte da sua receita com obrigações como empréstimos e financiamentos seriam enormes, o que por sua vez impactaria diretamente no valor arrecadado pelas instituições financeiras durante essas negociações.

Assim, ao utilizar critérios parametrizados, você mantém a sua saúde financeira ou a do seu negócio em dia, além de diminuir as incertezas da negociação, uma vez que será possível perceber, de forma antecipada, a possibilidade de encaixar aquela parcela no seu orçamento mensal ou não.

4 dicas para ter um processo de análise de crédito mais seguro

Saiba quais informações você pode consultar

Antes de mais nada, veja que o primeiro passo a ser dado antes de prosseguir com a análise de crédito, é saber que as informações do seu cliente só poderão ser checadas caso o mesmo conceda autorização. Do contrário, tal prática pode configurar quebra de sigilo.

Trata-se da resolução nº 4571 que determina como e quando as instituições financeiras podem acessar os seus dados no SCR. Além disso, as empresas não podem utilizar as informações para fins que não sejam atender a solicitação dos clientes.

Saiba quais os documentos são necessários

A lista de exigências e documentação requerida para conceder crédito a pessoas físicas é bastante diferente do procedimento realizado para pessoas jurídicas. Assim, para evitar problemas junto aos seus clientes, saiba exatamente como proceder nessas duas situações, solicitando somente o que for preciso.

Saiba qual é o perfil de crédito do seu cliente

É muito importante entender exatamente qual o perfil do seu cliente antes de dar início a qualquer tipo de negociação. Desse modo, verifique as informações coletadas a partir de várias fontes, como o score de crédito, bancos de dados públicos ou dados financeiros.

Uma vez coletados esses dados, será possível analisar os riscos envolvidos em um eventual fechamento de contrato e, consequentemente, mitigar as chances de não recebimento.

Lembre-se que ter o nome limpo ou uma renda considerável nem sempre indica que o consumidor arcará com o pagamento das parcelas. Por isso, estabeleça uma avaliação mais ampla.

Conte com soluções para a análise de crédito

Utilize softwares capazes de otimizar esse processo e contribuir para uma análise de crédito mais completa. A seguir, separamos algumas opções disponíveis no mercado e que poderão ser incorporadas no dia a dia da sua empresa:

  • Business Intelligence (BI): coleta e processa um grande volume de informações para gerar estatísticas confiáveis e determinar se a venda a prazo é uma boa ideia naquele contexto. Garante agilidade e ajuda a identificar os riscos da operação;
  • Machine Learning: automatiza a análise de dados e os modelos analíticos para conceder a venda a prazo de modo mais seguro. Há o aprendizado autônomo, conforme os comandos oferecidos, o que aumenta a precisão da avaliação;
  • Big Data: usa diferentes fontes para coletar dados e oferecer informações valiosas, que trazem exatidão para a análise de crédito.

Todas essas ferramentas conseguem reunir informações sobre os clientes, traçar perfis e calcular os riscos de cada operação, tudo isso de forma automatizada.

Tal procedimento evita que a análise de crédito fique incompleta ou fora de contexto, o que poderia dificultar a percepção de boas oportunidades de negócios.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x