Benefícios da tecnologia para a sua ESC impossíveis de ser ignorados

benefícios da tecnologia

Como se sabe, a tecnologia está presente no dia a dia de todas as empresas, contribuindo fortemente para a evolução de diversos setores da economia e ajudando gestores a executarem suas tarefas com mais precisão.

Nesse sentido, resolvemos trazer uma lista completa com 9 benefícios da tecnologia para a sua ESC que não podem ser ignorados.

Qual a importância da tecnologia para as empresas?

A tecnologia, acima de tudo, é a principal responsável por trazer ferramentas e equipamentos inovadores capazes de otimizar a maneira como as tarefas são realizadas dentro das empresas.
Logo, podemos dizer que um dos principais benefícios da tecnologia está diretamente ligado à otimização das tarefas e produtividade das equipes, o que por sua vez viabiliza o crescimento da empresa e o aumento dos seus ganhos financeiros. Atualmente, grande parte das atividades são inter-relacionadas e administradas por softwares de gestão, comumente conhecidos como Enterprise Resource Planning (ERP).
Por fim, se antes investir em sistemas de gestão era algo opcional, hoje virou necessidade. Isso porque os órgãos fiscalizadores estão exigindo cada vez mais informações e demandando uma quantidade menor de tempo para atendimento, gerando um senso de urgência nas empresas e mais agilidade no tempo de resposta.

Benefícios da tecnologia: por que ela é tão importante para a ESC?

Conforme vimos no tópico acima, a implementação da tecnologia nas atividades empresariais é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Entretanto, existe uma lista de benefícios da tecnologia da qual poucos gestores sabem a respeito.
Desse modo, continue lendo o artigo e descubra o que a tecnologia pode fazer pelo seu negócio.

Melhor avaliação do risco de crédito

Os bancos tradicionalmente confiavam em métricas como pontuação de crédito pessoal e garantias para determinar se uma pequena empresa era ou não merecedora de crédito. Hoje, a tecnologia permite analisar milhares de pontos de dados – incluindo análise de fluxo, dados transacionais e registro público – para criar um perfil da saúde financeira de uma empresa.
Esse tipo de informação dá aos credores, como a ESC, uma melhor noção da posição financeira de uma empresa e os ajuda a decidir se devem ou não aprovar um pedido de crédito.
Esse paradigma baseado em tecnologia pode ser uma boa notícia para muitos mutuários que podem não atender aos rígidos requisitos da abordagem mais tradicional. Sem garantias adequadas ou a pontuação de crédito exigida, esses mutuários podem não se qualificar para acesso ao crédito.
Dada a oportunidade, as empresas com resultados financeiros saudáveis ​​muitas vezes se tornam excelentes tomadores de créditos. Ganha a ESC, e ganham os mutuários.

Processo de crédito simplificado

Candidatar-se ao financiamento costumava envolver várias idas a bancos para troca de documentos e reuniões presenciais com gerentes do banco. Mas hoje em dia as empresas podem solicitar financiamento empresarial online, sem gastar tempo se deslocando até bancos ou escritórios de credores.
A maioria dos provedores de crédutis usa a tecnologia para tornar seu processo operacional o mais suave e rápido possível. Os pedidos de empréstimos bancários comerciais ainda podem ser um pouco demorados.
No entanto, muitos provedores financeiros alternativos, como ESCs, usam os benefícios da tecnologia para digitalizar todas as etapas de aplicação, garantindo que as operações sejam concluídas o mais rápido possível — em alguns casos, em algumas horas.

Aprove crédito mais rapidamente

Graças à tecnologia financeira, as decisões de crédito que costumavam levar dias ou semanas agora podem ocorrer em minutos ou horas. Os benefícios se estendem a credores e tomadores.
Os credores podem avaliar facilmente as tendências para saber quais pequenas empresas tendem a ser melhores tomadores e quais armadilhas potenciais devem ser evitadas. Em última análise, isso beneficia os mutuários porque os credores podem gastar mais tempo construindo relacionamentos com proprietários de empresas que têm maior probabilidade de serem aprovados.

Mantenha os recebimentos sob controle

Para as ESCs, é obrigatório que os recebimentos das parcelas sejam coletados por meio de depósito bancário, transferência ou boleto.
Seja qual for a escolha, é preciso ter um controle eficaz sobre os recebimentos para garantir que nenhuma inadimplência passe despercebida e que você possa agir em tempo hábil caso identifique um problema.
Além disso, o controle eficaz também permite distribuir o fardo do fluxo de caixa uniformemente ao longo de todo o mês. Também ajuda mutuários e credores a identificar os desafios de pagamento antecipados, para que possam se ajustar e acomodá-los.

Fique conectado

Créditos comerciais e soluções financeiras costumavam envolver muita organização manual por parte da empresa e do provedor financeiro. Agora, porém, a tecnologia melhorou a comunicação, a organização e armazenamento de dados digitalizados. Como resultado, há mais chance de melhorar o relacionamento entre ESC e mutuários. Um relacionamento online não implica em relacionamento impessoal; assim como uma reunião cara a cara não resulta automaticamente em uma reunião produtiva.
A tecnologia possibilita que as ESCs criem relacionamentos de longo prazo com tomadores de pequenos negócios. Usando a tecnologia, é possível estabelecer confiança com clientes de pequenas empresas.
E aumentar a probabilidade de que eles te indiquem ou voltem a fazer negócios com você. Usufruir dos benefícios da tecnologia não é mais uma questão de escolha para a ESC, mas sim uma obrigação. Seus concorrentes diretos (outras ESCs) e indiretos (bancos e financeiras) estão fazendo isso — e é seu papel aproveitar das ferramentas disponíveis para garantir seu espaço no mercado.

Agilidade na automação de tarefas

Em suma, repetir tarefas maçantes diariamente aumentam as chances de erro e retrabalho. Logo, automatizar processos simples faz com que sua equipe consiga focar em atividades mais estratégicas e participar ativamente e tomadas de decisões importantes para o negócio.

Redução de custos

Antes de tudo, é preciso ressaltar que tecnologia não é custo, e sim investimento. Quando falamos dos benefícios da tecnologia relacionados à redução de gastos, estamos nos referindo às áreas da sua ESC onde é possível realocar recursos e cortar excessos. Em outras palavras, um bom software de gestão pode te mostrar todas essas informações em um só lugar e de maneira intuitiva.

Diferencial competitivo

Atualmente, para que as empresas consigam se destacar no mercado onde atuam, elas precisam possuir algum diferencial que as coloquem como referência do setor. Dito isso, o investimento em tecnologia pode ser a vantagem competitiva que a sua ESC necessita.
Afinal, ao aprimorar a forma como as tarefas são realizadas na sua empresa, você automaticamente melhora a experiência do seu cliente, fazendo com que o processo de fidelização se dê de modo natural.

Centralização das informações

Por fim, ao contratar um software de gestão para a sua ESC, todos os dados relevantes do seu negócio estarão dispostos em um painel de fácil acesso e bastante intuitivo.
Desse modo, decisões ligadas a empréstimos e financiamentos dos seus clientes poderão ser tomadas com mais facilidade.
Agora que você aprendeu quais são os principais benefícios da tecnologia para a sua ESC, não se esqueça de visitar o nosso site para mais conteúdos como esse.
beneficios da tecnologia
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x