Quais os benefícios da ESC para pequenos negócios

Para os empreendedores que querem entrar no mundo dos pequenos negócios, abrir uma ESC (Empresa Simples de Crédito) pode ser uma grande oportunidade. Esse modelo de empresa pode ser algo bastante vantajoso para os empreendedores. Sem contar que também ajuda a movimentar a economia.

Segundo o Sebrae, existem no Brasil 6,4 milhões de estabelecimentos empresariais. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE). Grande parte destas empresas precisam de crédito para continuar seus pequenos negócios, e nem sempre esse recurso é fácil de conseguir através dos bancos.

Portanto, se você quer abrir um negócio, investir em uma ESC pode ser algo muito promissor para atender essa grande demanda.

O que é uma ESC (Empresa Simples de Crédito)?

A ESC é um tipo de negócio que realiza empréstimos, desconto de títulos de crédito e financiamentos exclusivamente para Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte.

Uma característica da ESC é que ela só pode usar capital próprio e, por isso, o volume das suas operações está limitado ao seu capital social. O capital mínimo para abrir uma ESC dependerá exclusivamente do formato jurídico escolhido.

Veja a seguir outras características da ESC:

  • Não pode contrair empréstimos para fornecer mais crédito aos pequenos negócios;
  • Uma pessoa física pode abrir apenas uma ESC;
  • A fonte de receita deve ser dos juros recebidos das operações realizadas;
  • A empresa só pode atuar no município que está instalada.

Destacamos também que não é permitido conceder crédito a entidades públicas de qualquer tamanho ou privadas, de portes médio e grande.

Por que é vantajoso aos pequenos negócios abrir uma ESC?

Se você tem um capital e está pesquisando entre os inúmeros pequenos negócios para investir seu dinheiro, vale a pena considerar abrir uma ESC. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 34% dos empresários de pequeno porte no Brasil acham difícil contratar algum tipo de crédito.

Além disso, esta pesquisa do Sebrae mostrou que 80% dos pequenos negócios não buscam empréstimos bancários, por causa das altas taxas de juros, da burocracia e da exigência de muitas garantias. A ESC para pequenos negócios chegou para quebrar todas estas barreiras e atender de forma legalizada, dentro do seu município, a demanda destes empresários.

Portanto, abrir uma ESC vai te permitir conceder créditos por meio de empréstimos, financiamentos e antecipação de recebíveis a pequenas empresas sem as formalidades do sistema financeiro. Além de ajudar muito os pequenos negócios, é possível construir um relacionamento mais humano e mais próximo com o cliente, trabalhar taxas de juros justas e desburocratizar as operações de crédito.

Por que é vantajoso para os pequenos negócios procurarem uma ESC?

Abrir uma ESC para atender os pequenos negócios é algo vantajoso porque esse tipo de negociação facilita os processos de fornecimento de crédito para quem procura por recursos para fundear seus negócios.

Quando uma pequena empresa procura por crédito fora do sistema bancário, ela também pode obter diversos benefícios como:

Taxas de juros competitivas

Apesar de não ter um limite da taxa de juros cobrada por uma ESC, geralmente fica abaixo do que é cobrado pelos bancos. Essa diferença pode ser a oportunidade para os pequenos negócios de manterem sua atividade e principalmente de crescimento.

Facilidade na obtenção do crédito

Grande parte dos pequenos negócios não conseguem financiamento bancário. A função da ESC é justamente ampliar, simplificar e democratizar o acesso ao crédito.

Possibilidade de obter crédito sem oferecer garantia

Geralmente para empréstimos de valores mais baixos, a concessão do recurso pode ser feita apenas com uma análise de crédito. Isso facilita muito a vida de alguns proprietários de pequenas empresas com bom potencial de crescimento que não possuem imóveis ou veículos para oferecer como garantia.

Quais as operações que a ESC realiza?

A ESC vai atender os pequenos negócios na concessão de crédito aos clientes, e será remunerada pelos juros cobrados em cima do capital concedido. Uma empresa simples de crédito pode fazer empréstimos, financiamentos e descontos de títulos de crédito.

Além disso, é permitido à ESC alienar bens dos clientes em operações, como por exemplo, quando uma empresa compra um equipamento financiado, que fica alienado até a quitação.

Esse aval também vale para as operações de empréstimo e desconto de títulos. No entanto, é importante frisar que a ESC só pode ser remunerada com os juros os juros de suas operações.

Algumas pessoas que querem empreender no mercado financeiro ficam em dúvida sobre a ESC e uma Factoring. Apesar de terem o mesmo objetivo, a abrangência, o público alvo e as operações são feitas de formas diferentes.

Quais os primeiros passos para abrir uma ESC?

Agora que você já conhece as inúmeras vantagens de abrir uma Empresa Simples de Crédito para atender uma enorme demanda dos pequenos negócios, entenda um pouco mais sobre o passo a passo para iniciar seu empreendimento.

Antes de tudo, é preciso planejar. Identifique as oportunidades do mercado, neutralize as ameaças do negócio, e principalmente descubra como será possível agregar valor para o cliente e avaliar a rentabilidade do negócio.

Com todo planejamento em mãos, a primeira providência é registrar a sua ESC na Junta Comercial da sua cidade e assim fazer o registro do Contrato Social da empresa. No entanto, como já falamos, cada pessoa física poderá ser sócia de apenas uma ESC.

Além disso, a empresa deverá ter um contador ou um escritório de contabilidade para fazer os registros, demonstrativos contábeis e cálculo dos impostos. Ademais, é necessário fazer o registro das operações em entidades autorizadas pelo Banco Central ou pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A ESC pode optar pelo cálculo do Imposto de Renda com base no lucro real ou presumido, ou seja, ela não se enquadra no Simples Nacional.

Gostou do nosso conteúdo? Se você realmente está disposto a abrir uma ESC para ajudar os pequenos negócios, não deixe de ler o nosso Guia de Ouro, com tudo o que você precisa saber para abrir uma Empresa Simples de Crédito.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x