Qual o impacto da tecnologia na gestão das empresas?

tecnologia na gestão das empresas

Os avanços tecnológicos nas últimas décadas aumentaram muito a natureza competitiva do mercado. As empresas têm usado software, computadores e a internet para otimizar suas operações de gestão e transformar seus negócios.

A tecnologia na gestão das empresas são inúmeros. O impacto tem sido sentido em diversos setores, independentemente do tamanho da organização. À medida que tecnologias como a  nuvem democratizaram o acesso a serviços de ponta, empresas grandes e pequenas foram capazes de otimizar seus processos de gestão internos para oferecer ao consumidor a melhor experiência possível.

No artigo de hoje, discutiremos o impacto da tecnologia na gestão das empresas para te mostrar o que o investimento em TI pode trazer para o seu negócio!

Quais as vantagens da tecnologia na gestão das empresas?

Os avanços tecnológicos permitem que as empresas trabalhem com mais eficiência de várias maneiras diferentes. Quer isso signifique colaborar com colegas remotos usando software de videoconferência ou realizar cálculos mais precisos sobre contratos e análises de risco, a tecnologia permite que as empresas atinjam seus objetivos com mais eficácia.

Abaixo, você confere as principais vantagens da tecnologia para as empresas:

1. Maior produtividade do funcionário

Os computadores e os pacotes de software empresarial aumentaram exponencialmente a produtividade dos funcionários, permitindo-lhes fornecer funções de entrada de dados ou revisar relatórios automatizados. As empresas automatizaram vários processos de gestão tradicionais; em vez de usar mão de obra para criar e montar relatórios, por exemplo, robôs agora completam essas funções.

Os funcionários agora revisam e relatam os dados coletados eletronicamente para garantir que sejam precisos e oportunos, em vez de coletar informações manualmente. Embora essas melhorias possam aumentar as despesas com investimentos, elas diminuem o impacto de despesas de mão de obra e aumentam a eficiência com que as tarefas de gestão são realizadas.

Como benefício extra, a força de trabalho pode ser realocada para atividades que gerem mais valor ao negócio, em vez de executar trabalhos que não exigem pensamento crítico ou criatividade.

2. Comunicação mais rápida e confiável

Outro impacto da tecnologia nas empresas está na comunicação. O mundo dos negócios está cada dia mais móvel — smartphones e outros dispositivos móveis estão, justamente, permitindo que os funcionários estejam conectados não importa onde estejam.

Essas tecnologias permitem que as empresas realizem reuniões online, sem a necessidade de reunir os participantes em um local físico. Além disso, a internet aumentou consideravelmente a velocidade com que dados e arquivos podem ser compartilhados, reduzindo o tempo necessário para que decisões críticas de negócios possam ser tomadas.

Esses avanços na comunicação também permitiram que negócios locais ganhassem o mundo, com empresas operando em mercados globais, livres para atender clientes e patrocinar fornecedores em qualquer lugar.

3. Contabilidade simplificada

A contabilidade não é mais o que costumava ser, principalmente graças à tecnologia moderna. Os empreendedores têm muito menos trabalho tedioso em suas mãos agora, liberando-os para procurar detalhes mais importantes em sua situação atual. Ferramentas de processamento de texto e software especializado reduzem a margem de erro da gestão de uma empresa.

Isso pode permitir que o empreendedor médio seja muito mais eficaz em sua gestão, melhorando o resultado final do negócio. E como você provavelmente deve estar adivinhando, as pequenas empresas são particularmente adequadas para tirar proveito disso.

4. Aumento da eficiência

Como um empreendedor, você sabe que gerenciar um negócio não é algo fácil. São incontáveis tipos de transações e processos burocráticos necessários para garantir que a empresa esteja em conformidade e que os clientes estejam sempre satisfeitos. A boa notícia é que a tecnologia reduziu significativamente o trabalho e a burocracia necessárias para gerenciar uma empresa.

A tecnologia faz isso, por exemplo, integrando os processos de negócios e ajudando uma empresa a entender suas necessidades de fluxo de caixa e preservar recursos preciosos. Ela também permite que você reúna, processe e apresente dados corporativos automaticamente de uma forma que todos possam entender e usar. Isso possibilita que seu negócio tome decisões baseadas em dados, e não achismos, orientando a empresa para o crescimento contínuo.

5. Armazenamento de dados confiável

Algumas tecnologias, como a computação em nuvem, fornecem armazenamento de dados fácil e confiável que protege os registros valiosos da empresa, minimizando a necessidade de manutenção do servidor.

Como você está distribuindo a carga por vários servidores de empresas confiáveis, não é preciso se preocupar com o trabalho pesado, o que significa que você não precisa se preocupar com as especificações individuais de hardware ou travamentos do sistema. Com a maioria dos planos de nuvem, você paga apenas pelos dados que usa, o que também reduz os custos de TI para sua empresa.

6. Redução dos custos

Falando em redução de custos, o maior impacto da tecnologia nas empresas, que deve surgir acima de todos os benefícios acima, é a economia financeira que ela proporciona às pequenas empresas e também às corporações globais.

Em primeiro lugar, o aumento de produtividade que mencionamos anteriormente permite que um negócio faça mais com menos funcionários, reduzindo os custos da folha de pagamento. Em outro exemplo, os avanços na comunicação reduzem os custos com viagem, permitindo que muitas tarefas sejam compartilhadas e executadas online, com por exemplo as reuniões.

O armazenamento de dados, também, pode reduzir os custos de armazenamento ou manutenção de servidores com assinaturas de serviços na nuvem. Assim como softwares na nuvem são mais baratos do que comprar sistemas legados. Ao usar a melhor tecnologia para o seu negócio, é possível reduzir os custos financeiros da empresa e prepará-la para o sucesso.

7. Possibilidade de operação remota

Muitas pequenas empresas agora podem se beneficiar da oportunidade de operar também praticamente sem presença física no mercado. Isso não é válido apenas para freelancers e outros empreendedores individuais, mas também pode ser válido para empresas com vários funcionários.

Soluções na nuvem podem facilitar a comunicação dentro das organizações e reduzi-la a algo muito básico e direto. Existem também várias ferramentas avançadas para organizar a carga de trabalho em tais ambientes, e elas podem reduzir significativamente o trabalho necessário para descobrir quem vai fazer o quê, como e quando.

E enquanto sua empresa pode não estar pensando em mudar para um modelo remoto, ela certamente se beneficiará de ter as ferramentas que permitem adotar o home office, caso seja necessário.

8. Maior competitividade no mercado

A tecnologia pode melhorar o marketing da empresa, aumentar a produtividade e oferecer ao seu cliente um serviço diferenciado. Se você tem essas tecnologias em vigor e seu concorrente não, você já está se colocando em uma vantagem.

A tecnologia permite encontrar uma vantagem inovadora, desenvolver a demanda de negócios e construir sua marca para que os consumidores escolham sua empresa, e não a concorrência.

9. Integração de processos

Não é fácil gerenciar negócios com processos burocráticos complexos e incontáveis tipos de transações. Um software de gestão, no entanto, pode ajudar com isso, permitindo que você integre todos os processos de negócios em um único lugar.

O software também permite que você compartilhe, processe e reuna dados corporativos automaticamente, para que possa apresentar tudo de uma forma simples e útil.  Você também pode tornar a contabilidade, o marketing, as vendas e outras atividades da empresa mais facilmente acessíveis com as ferramentas certas.

10. Decisões mais assertivas

Com a ajuda da tecnologia na gestão das empresas, os funcionários agora podem monitorar suas atividades garantindo melhor transparência usando soluções de software que incluem ferramentas como rastreamento de atividades ou sistemas de gerenciamento de fluxo de trabalho.

Esses avanços tecnológicos fornecem aos gerentes uma visão geral completa do que acontece dentro de uma organização para tomar decisões mais embasadas, quando necessário, sem perder muito tempo reunindo informações de várias fontes.

Atualmente, é impossível pensar em uma empresa de sucesso que não invista pesado em tecnologia. A tecnologia certa pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento.

E você, quais tecnologias utiliza em seu negócio? Quer saber mais sobre como ela pode te ajudar? Conheça a Decisão Sistemas! Uma empresa dedicada a desenvolver soluções que tornem a gestão da sua empresa mais fácil.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto
Augusto
6 meses atrás

Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. Assista aqui

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

1
0
Would love your thoughts, please comment.x