Pesquisas recentes realizadas pelo Grupo Gartner demonstram que até 2020 os chatbots serão a principal ferramenta para as pessoas se comunicarem.
Hoje o chatbot já é realidade e muitas empresas estão aderindo à ferramenta como forma de relacionamento com os clientes.
Para se ter uma ideia, já é possível solicitar a segunda via de um boleto bancário, por exemplo, conversando com um bot, por meio do seu Facebook. Simples assim.
Mas, será que vale a pena investir em chatbots para assessoria de cobrança? Continue lendo nosso post e veja o que descobrimos sobre o assunto!
O que são chatbots?
Os chatbots nada mais são que programas de computador que simulam a voz humana ou a conversação por meio de mensagens de textos.
Eles são usados em aplicativos, como por exemplo no Facebook, para gerar conversações com usuários.
Hoje, os chatbots são usados por várias empresas e podem ter como objetivos:
- Informar sobre algum produto, marca ou ainda algum serviço;
- Vender produtos ou serviços;
- Otimizar processos de atendimento ao cliente;
- Melhorar o relacionamento com os clientes.
Os chatbots são dotados de Inteligência Artificial e por isso, muitas vezes, o usuário não percebe que está conversando com uma máquina.
Por isso, hoje eles são usados por muitas empresas e vêm cada dia ganhando espaço, inclusive chatbots para assessoria de cobrança, que ajudam positivamente no relacionamento com o inadimplente.
Como funciona os chatbots?
O funcionamento dos chatbots para assessoria de cobrança é bem simples: ele simula uma conversa com o usuário que o solicitou.
Ou, após receber as perguntas, o sistema consulta uma base de informações e responde de forma “quase humana” aos questionamentos.
É como se travasse um diálogo com o usuário, interpretando, analisando e solucionando o problema a partir de palavras chaves.
Se tratando de cobrança, um assunto tão delicado, é provável que muitos usuários se sintam menos constrangidos em relação a conversar com um humano.
Por isso e outras vantagens, muitas assessorias de cobrança estão utilizando dessa estratégia nos seus processos e atendimentos.
Quais os tipos de chatbots?
Existem dois modelos de chatbots para assessoria de cobrança que são muito utilizados por empresas que buscam um melhor relacionamento com o cliente. São eles:
Chatbot baseado em regras ou diálogos estruturados
Quando ligamos para um call center de uma operadora de celular, por exemplo, uma máquina nos atende, certo?
A partir dos números que vamos teclando ou das informações que vamos passando, resolvemos os nossos problemas ou somos encaminhados para a solução dele.
O sistema só atende e compreende aos comandos específicos e responde de acordo com as alternativas estabelecidas e mapeadas. Por exemplo:
Tecle o número 1 para falar sobre a sua conta,
2 para solicitar a segunda via, e por aí vai.
Chatbots por Inteligência Artificial
Os chatbots por Inteligência Artificial não se limitam aos comandos programados e, incrivelmente, conseguem aprender por meio das interações com os usuários.
Existem, por exemplo, chatbots para assessoria de cobrança que fazem perguntas específicas e apropriadas para cada situação e que a partir das respostas conseguem analisar a situação do inadimplente oferecendo as melhores condições e oportunidades para ele quitar seu débito.
É como se a máquina gerasse um diálogo individual e pessoal com cada usuário, entendendo cada situação e oferecendo alternativas para solucionar o problema.
Por que vale investir em chatbots para assessoria de cobrança?
Existe uma grande possibilidade de que os chatbots se tornem uma importante e eficaz ferramenta para uma assessoria de cobrança criando um relacionamento mais fácil e próximo com o cliente inadimplente.
Além de tudo o que já falamos, listamos outras vantagens de investir em chatbots para assessoria de cobrança:
Melhor entendimento da situação do cliente
Os chatbots para assessoria de cobrança, por incrível que pareça, tem mais capacidade em coletar as informações fornecidas pelo inadimplente e compreender melhor as razões que o levaram ao não pagamento.
Isso também proporciona uma melhor alternativa de conciliação a partir das necessidades e condições do cliente, trazendo uma maior satisfação para o mesmo.
Cliente menos pressionado e mais confortável para negociar
Muitas vezes o inadimplente se sente constrangido pela situação e chega a não atender ligações quando sabe que são de assessorias de cobrança.
O inadimplente não querer falar sobre a sua dívida com outra pessoa.
Saber que ele estará negociando sem intermediários, ou diretamente com um aplicativo, fará com que ele se sinta menos pressionado e constrangido e mais confortável e seguro para expor seus problemas.
Presença constante sem o desconforto da insistência
Uma das vantagens do uso da tecnologia é a versatilidade que ela proporciona e com os chatbots não é diferente.
A ferramenta pode ser aplicada de forma variada, nos mais diversos canais para comunicação e sem limitação de horário.
O chatbot, por meio do seu sistema de coleta de dados, pode criar ainda formas de comunicação para ajudar o inadimplente a lembrar de forma confortável dos seus compromissos, quer seja usando as mídias sociais, e-mail ou outros meios solicitados pelo próprio cliente na sua conversa.
Por fim, para resumir, podemos dizer que vale a pena investir em chatbots para assessorias de cobranças porque terão:
- Maior eficiência na coleta de dados e análise da situação do inadimplente;
- Redução de custos;
- Aproveitamento melhor do tempo dos colaboradores;
- Presença marcante e coerente na hora de cobrar usando variados canais;
- Garantia de conforto, rapidez e praticidade para o cliente inadimplente;
- Maior satisfação do cliente.
Os chatbots mais simples são usados e projetados para conhecidos aplicativos como Facebook Messenger, WhatsApp e outros apps que possibilitam a relação entre um bot e um usuário.
E você? Pensa em utilizar chatbots para assessoria de cobrança na sua empresa? Deixe nos comentários o que você acha sobre esse assunto!