Régua de cobrança: uma estratégia de guerra contra a inadimplência
A maior parte dos advogados que atua em assessorias de cobrança conhece excelentes estratégias para agir contra a inadimplência no Judiciário. Porém, como a Justiça é bastante morosa e nem sempre se mostra uma solução para o cliente, muitos profissionais vem ganhando espaço por auxiliarem seus clientes a evitarem a inadimplência antes mesmo do ajuizamento de uma ação.
A inadimplência é uma questão difícil para a maior parte das empresas, especialmente aquelas que trabalham com pagamentos recorrentes. Por isso, quando uma assessoria assume a função de fazer cobranças e recuperar o crédito, é essencial que ela seja eficiente e conte com boas estratégias para diminuir os estragos feitos pela inadimplência no faturamento.
Mas, como fazer isso?
A resposta é: por meio das ferramentas corretas e de uma estratégia inteligente, que inclua todos os recursos que vão de SMS até e-mails, antes de chegar na cobrança judicial. Diminuir, ou mesmo evitar a inadimplência ,requer algumas “estratégias de guerrilha” que possibilitam o uso de diversas “armas” contra o inadimplente.
Uma das formas mais eficientes de se estabelecer regras para o uso dessas armas é a criação de uma régua de cobrança, uma tática bastante utilizada pelas assessorias de cobrança.
Essa metodologia consiste na elaboração de um sistema de lembretes que avisa os devedores sobre o vencimento de suas faturas. Esse tipo de ação vem se mostrando bastante eficaz, ajudando diversas assessorias a auxiliarem seus clientes, minimizando as consequências negativas da inadimplência.
Porém, para se criar uma régua de cobrança efetiva é preciso que a sua assessoria de cobrança esteja atenta à determinados detalhes que vão desde o prazo dos lembretes até a forma de abordagem.
Parece complicado?
Para ajudar sua assessoria de cobrança ou mesmo seu escritório a elaborar uma boa régua de cobrança, elaboramos um checklist completo para cobranças, tanto para aquelas feitas via boleto, quanto para cartão de crédito.
Nosso objetivo com esse checklist é oferecer ferramentas para que sua assessoria conte cada vez menos com casos de inadimplência e mais sucesso no mercado. Afinal, todos nós sabemos que boas práticas de cobrança são essenciais para comprovar a eficiência da sua empresa e assim conquistar mais clientes.
Esperamos que você possa aproveitar esse material e através dele criar melhorias para o seu negócio!
Equipe Decisão Sistemas
Inadimplência de boletos: Checklist para régua de cobrança de boleto bancário:
No caso dos boletos bancários, a cobrança eficiente é sempre uma questão delicada, já que este meio de pagamento demanda uma atitude do cliente.
Para convencê-lo de pagar, e consequentemente se colocar em movimento, é fundamental que a sua empresa conte com diversos meios de cobrança, que vão desde os SMS, até e-mails e área exclusiva de pagamento para clientes.
– E-mail – Realize o envio de mensagens automáticas: | ( ) 5 dias antes do vencimento; ( ) No dia do vencimento; ( ) 6 dias após o vencimento; ( )10 a 12 dias após vencido.
|
– Garanta que os e-mails contenham variáveis dinâmicas facilitando o pagamento: | ( ) Títulos chamativos; ( ) Nome do cliente; ( ) Dia do vencimento em destaque; ( ) Valor da cobrança em destaque; ( ) Boleto atualizado para cobrança. |
– Área do cliente no seu site: | ( ) Reforçar no e-mail a possibilidade de consulta à área do cliente no seu site, diminuindo assim dúvidas e questionamentos sobre o pagamento. |
– Envio das mensagens SMS: | ( ) Dia anterior ao pagamento; ( ) 5 dias após o vencimento. |
– Forma de envio: | ( ) Remetente é a sua empresa; ( ) A mensagem leva o cliente ao link do boleto. |
Suspensão e cancelamento | |
– Envio de mensagem informando a suspensão dos serviços: | ( ) 5 dias antes de realizar a suspensão propriamente. |
Notificação extrajudicial | |
– Envio de mensagem informando a cobrança extrajudicial e possibilidade de negativação do nome: | ( ) 30 dias de inadimplência. |
Arma n. º 5: telefonemas | |
– Última arma a ser utilizada somente em clientes específicos e devem obrigatoriamente apresentar uma solução ao cliente: | ( ) 45 dias de inadimplência. |
Inadimplência de cartão de crédito: Checklist para régua de cobrança:
Para os casos de cobrança no cartão de crédito, além do checklist acima, é importante enviar e-mails tratando sobre a tentativa de cobrança com falha.
Diversos clientes com cartão de crédito tem os cartões vencidos durante o período de cobrança, por isso, sempre é inteligente enviar uma mensagem solicitando a troca ou atualização do meio de pagamento.
– Envie mensagem informando a falha no pagamento e faça solicitações: | ( ) Solicite a troca do meio de pagamento; ( ) Solicite a atualização de dados. |
– Realize o envio de mensagens automáticas: | ( ) 5 dias antes do vencimento; ( ) No dia do vencimento; ( ) 6 dias após o vencimento; ( )10 a 12 dias após vencido. |
– Garanta que os e-mails contenham variáveis dinâmicas facilitando o pagamento: | ( ) Títulos chamativos; ( ) Nome do cliente; ( ) Dia do vencimento em destaque; ( ) Valor da cobrança em destaque; ( ) Boleto atualizado para cobrança. |
– Área do cliente no seu site: | ( ) Reforçar no e-mail a possibilidade de consulta à área do cliente no seu site, diminuindo assim dúvidas e questionamentos sobre o pagamento. |
SMS | |
– Envio das mensagens: | ( ) Dia anterior ao pagamento; ( ) 5 dias após o vencimento. |
– Forma de envio: | ( ) Remetente é a sua empresa; ( ) A mensagem leva o cliente ao link do boleto. |
Suspensão e cancelamento | |
– Envio de mensagem informando a suspensão dos serviço: | ( ) 5 dias antes de realizar a suspensão propriamente. |
Notificação extrajudicial | |
– Envio de mensagem informando a cobrança extrajudicial e possibilidade de negativação do nome: | ( ) 30 dias de inadimplência. |
Telefonemas | |
– Última arma a ser utilizada somente em clientes específicos e devem obrigatoriamente apresentar uma solução ao cliente: | ( ) 45 dias de inadimplência. |
Régua de cobranças e o trabalho da assessoria de cobrança:
A régua de cobrança traz uma série de benefícios para quem tem um assessoria de cobrança.
Além de organizar as atividades, a régua de cobrança permite evita o retrabalho e possibilita mais eficiência nas ações.
Verificação de casos de reincidência:
Uma das formas mais eficientes de se diminuir os casos de inadimplência de uma empresa é identificando os devedores reincidentes.
Com essa lista em mãos, a empresa pode optar em não fechar mais negócios com esse tipo de cliente ou ainda criar regras de análise de crédito mais criteriosas.
De toda forma, é imprescindível identificar esse tipo de dado para dar subsídios para a empresa e seus gestores tomarem decisões assertivas.
Com uma régua de cobrança, sua assessoria pode oferecer aos seus clientes uma lista dos inadimplentes reincidentes.
Esse tipo de informação estratégica, ao ser encaminhada ao financeiro, garante que o cliente tome melhores decisões sobre como lidar com esses clientes.
Diminuir falhas do processo manual:
A cobrança feita através de processos manuais costuma apresentar uma série de falhas e muitas assessorias ainda utilizam essa maneira de cobrar.
Por isso, além de criar uma metodologia sólida para a sua regra de cobranças, o ideal também é automatizar o sistema por meio de um bom software.
A própria criação de uma metodologia com um check list já diminui a incidência de falhas.
Porém, com a automatização as falhas são praticamente zero.
Otimizar o tempo das cobranças:
Para que sejam efetivas, quanto maior o número de cobranças de uma empresa, mais chances de aumentar seu faturamento.
Por isso, um bom checklist somado à automatização desse processo, permite que o tempo seja otimizado gerando assim mais produtividade para o financeiro ou outro setor que promova essa atividade.
Reduzir custos com processos:
Todo empresário sabe que atualmente os tribunais estão abarrotados de processos, o que acaba acarretando na morosidade da Justiça.
Além de levar tempo, um processo consome recursos financeiros da empresa, já que seu acompanhamento demanda a contratação de um advogado.
Para evitar esse tipo de problema, o ideal é evitar ao máximo que os casos de inadimplência se transformem em ações de cobrança.
Para isso, a régua de cobrança também vem se mostrando bastante eficiente para gerar economia principalmente no que se refere à judicialização.
Considerações finais:
A régua de cobrança nada mais é do que uma metodologia que ajuda as assessorias de cobrança a organizarem todas as ferramentas de cobrança visando o efetivo pagamento.
Trata-se, portanto, de uma estratégia, que possibilita a assessoria e seus funcionários a utilizarem as ferramentas certas na hora certa, garantindo assim maior eficiência e queda da inadimplência.
Dependendo do tipo de cobrança realizado pelo cliente, a assessoria de cobrança precisa adotar ações específicas incentivando assim o pagamento.
Com estes check lists pretendemos oferecer aos nossos leitores o passo a passo certo para montar uma boa régua de cobrança e assim garantir mais resultados para a sua assessoria.
Esperamos que com esse checklist sua assessoria dê o primeiro passo no processo de garantir mais eficiência e resultados aos seus serviços.
Agora, se o seu objetivo é aumentar a produtividade de sua Assessoria de Cobrança e aumentar significamente as taxas de sucesso, o DiCobWeb é a solução ideal para você!
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Atenciosamente,
Equipe Decisão Sistemas