Com a crise financeira que vem ocorrendo no Brasil, aumentou o número de pessoas em condição de inadimplência. E, consequentemente, o trabalho das empresas de cobrança se intensificou. Com tantos contatos a serem realizados, a localização de devedores pode ser um problema, principalmente se você só pode contar com o telefone como instrumento.
O grande volume de clientes devedores, somado aos cadastros desatualizados e à falta de vontade do devedor em atender aos telefonemas, pode tornar a ação de quem quer receber a dívida ainda mais difícil. Por isso mesmo, as empresas vêm adotando soluções que contemplam um maior número de canais, para ampliar suas chances de recuperação.
Como funciona um Contact center?
O contact center é um tipo de serviço que deriva do call center, que são centrais de contato telefônico, destinadas a abordar clientes diversos. Ele amplia este conceito ao apostar em uma maior variedade de canais, como SMS, e-mail, chat e redes sociais.
Com isso, você passa a contar com uma maior variedade de canais de cobrança, o que aumenta a chance de sucesso na abordagem aos devedores.
E o consumidor também ganha. Algumas pessoas sentem-se constrangidas por falarem sobre dívidas ao telefone. A interação por meio de canais como chats ou SMS torna o contato menos pessoal e mais cômodo para o devedor.
Há também os casos de devedores que mudaram seus números de telefone e não conseguem ser localizados. Quando você utiliza outros canais, você garante que ele não ficará sem ser localizado.
Mais agilidade nas cobranças
Como você já deve ter percebido, o contact center permite mais agilidade nas cobranças. Em geral, as empresas de cobrança trabalham com uma equipe de atendentes própria, preparados para entrar em contato com os devedores.
O problema é que, com o maior volume de pessoas em débito, essas equipes vêm trabalhando com sobrecarga e o número de abordagens torna-se insuficiente para solucionar os problemas.
O contact center funciona em um esquema de outsourcing de tecnologia, ou seja, é composto por uma equipe externa que trabalha com foco em determinado número de cobranças. Com isso, os contatos são mais ágeis e com menos chance de erros.
Maior índice de acerto nas abordagens
Quanto maior o número de canais utilizados para se chegar ao cliente, maior é o índice de acerto nas abordagens. É um raciocínio lógico: apenas utilizando o telefone, você fica refém do cadastro do número de contato do cliente. Qualquer mudança realizada por ele pode inviabilizar a cobrança.
Para finalizar, é importante ressaltar que o contact center deve ser trabalhado de forma complementar, junto à sua equipe de cobrança. Assim, você pode ampliar as suas chances de solucionar os problemas de localização dos devedores utilizando o maior número de canais possíveis.
O recomendado é que os casos mais graves, envolvendo valores maiores, sejam destinados ao contact center, enquanto as cobranças mais corriqueiras podem ficar sob a responsabilidade do seu time.
Viu só como o contact center pode auxiliá-lo na localização de devedores? Se você gostou deste post, siga a gente no Twitter, Facebook e Linkedin e tenha acesso a mais material sobre o assunto!