Se você trabalha em uma empresa de call center e cobrança, sabe o quão comum é o turnover de funcionários em um curto tempo.
A central de atendimento é comumente associada ao primeiro emprego de um jovem, mas, infelizmente, é também associada a alta rotatividade.
Essa rotatividade é chamada de turnover e é o tema do post de hoje. Continue lendo para saber como reduzir o turnover e reter talentos em uma assessoria de cobranças!
Por que o turnover de uma assessoria de cobrança é alto?
Antes de falarmos sobre como reduzir o turnover, é preciso compreender qual a razão dele acontecer.
Muitas podem ser as razões para ter uma alta rotatividade dentro de um call center, principalmente tendo em vista que esse trabalho é associado ao primeiro trabalho de um jovem.
Roberto Madruga, consultor, coach e escritor premiado, foi a fundo nesse tema e escreveu^um livro chamado “Gestão Moderna de Call Center e Telemarketing” e lista quais são as principais razões da alta rotatividade.
De acordo com ele existem 10 motivos principais para isso acontecer:
- Expectativa de trabalho diferente da realidade;
- Falta de autonomia para resolver problemas com cliente;
- Falta de treinamento;
- Ausência de retenção e incentivo de talentos;
- Falta de envolvimento dos gestores;
- Inspeção incorreta de resultados;
- Falta de preparação dos supervisores;
- Salários e benefícios baixos;
- Melhores oportunidades em outros locais;
- Inflexibilidade de escala.
Você, com certeza, deve ter identificado alguma dessas situações na sua empresa que desestimula a continuação do trabalho por parte do colaborador.
É importante lembrar que o turnover não é uma causa, mas sim um efeito direto das ações organizacionais da empresa.
Problemas causados por altos índices de turnover
São vários os problemas causados por altos índices de turnover, afetando não apenas a empresa, como também o colaborador.
Em geral, as empresas com altos índices de rotatividades sofrem de:
- Aumento de custo com a substituição de colaboradores;
- Colaboradores infelizes e cansados durante o trabalho;
- Baixa produtividade dos colaboradores;
- Perda da qualidade do atendimento;
- Custos com demissões;
- Perda de mercado.
Com certeza você já se convenceu que altos índices de turnover na sua empresa são ruins e estão impedindo sua empresa de crescer, certo?
Algumas medidas podem ser tomadas para reduzir o turnover e aqui vamos dar algumas dicas que consideramos importantes.
Como reduzir o turnover?
É claro que não existe uma receita pronta para reduzir o turnover.
Mas, com alguns passos você pode conseguir atingir melhores resultados quanto a retenção de talentos.
Vamos as dicas:
1. Implementação de programas de valorização e reconhecimento do funcionário
Já falamos que uma das principais razões para o colaborador sair de uma empresa é a falta de valorização do seu trabalho, por isso, invista em programas que busquem motivá-lo.
Pode ser por meio de uma campanha de atingir metas e receber um prêmio ou até mesmo promover reuniões em grupo para conversar com a equipe e ver o que pode ser feito para melhorar o trabalho.
É importante que as metas estipuladas sejam mensuráveis e alcançáveis.
Outra forma simples de motivar o seu colaborador é dar feedbacks, elogiando o seu trabalho e o falando de que maneira pode melhorar.
2. Oferecer treinamentos
Para você poder oferecer um feedback honesto e falar como o colaborador deve melhorar, é necessário que você ofereça treinamentos buscando aprimorar a equipe de cobrança.
Além disso, uma das razões para os colaboradores se desligarem da empresa é a falta de envolvimento dos gestores, por isso, se envolva em todos os momentos do treinamento. Quem sabe você mesmo não consegue promover um treinamento?
3. Aumento de salários e benefícios
É impossível falar que um colaborador não leva em consideração seu salário e benefícios ao receber outra proposta.
Por isso, busque maneiras de aumentar os benefícios oferecidos para seu colaborador, seja oferecendo vale alimentação, cultura, plano de saúde ou até mesmo aumento na comissão em função de resultados.
4. Formação dos líderes do call center
Como já apontamos, a falta de formação dos líderes do call center fazem toda a diferença para os colaboradores.
Por isso, não deixe de oferecer formação para aqueles em uma posição mais alta, até porque fará toda a diferença para toda a equipe.
5. Estabelecer um plano de carreira
E por último, não deixe de estabelecer um plano de carreira para a equipe de call center.
Normalmente essa atividade é vista e chamada de trabalho temporário, mas é preciso dar a devida importância para essa função e para quem a está exercendo.
O ideal é promover na empresa campanhas internas para que os atendentes do call center tenham oportunidades dentro da empresa.
Agora que você já sabe nossas dicas para reduzir o turnover que tal saber como capacitar sua equipe de vendas?