Pesquisas recentes apontam que cresce o número de famílias inadimplentes no Brasil. Esse número chegou a ultrapassar mais de 60 milhões de brasileiros.
Segundo os órgãos especialistas na área, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa, muitas vezes as causas desse fenômeno são pontuais — como o desemprego e a diminuição da renda, uma realidade vivenciada no nosso país.
Por isso, os agentes de cobrança devem entender essa realidade e buscar, cada vez mais, alternativas para melhorar o serviço de cobrança junto aos inadimplentes, utilizando ferramentas como o histórico de clientes para crédito e cobrança.
Pelo registro de movimentação de créditos, por exemplo, é possível saber se o devedor é inadimplente com frequência ou se foi apenas uma vez.
De posse dessas informações, o contato para a cobrança em si fica mais fácil, porque já se conhece a história e o perfil dele.
No nosso post, falaremos como utilizar o histórico do inadimplente para aumentar a recuperação de créditos na sua operação de cobranças. Confira!
O que é inadimplência?
A inadimplência consiste no não cumprimento de uma obrigação. Geralmente este compromisso é de ordem financeira e diz respeito ao não pagamento de bens ou serviços, até o limite da data estipulada.
Fatores que levam à inadimplência
Vários são os fatores que levam uma pessoa a não conseguir cumprir com seus compromissos financeiros e contribuir para que o número de inadimplentes cresça nas estatísticas.
Entre eles destacam-se:
O alto índice de desemprego vivenciado no Brasil;
Diminuição da renda;
Uso descontrolado do cartão de crédito e do cheque especial;
Atrasos, por parte do empregador, no pagamento dos salários.
Diante do exposto é necessário que os credores tenham maior cuidado ao analisar e conceder o crédito, ou o chamado parcelamento.
Por que a análise do histórico do inadimplente é tão importante?
Da mesma forma que a empresa elabora uma ficha cadastral do seu cliente quando ele está comprando, o serviço de cobrança também deve ter um histórico dos mesmos, em especial do inadimplente.
Esse histórico tanto ajudará na análise para outras vendas e, acima de tudo, mostrará de forma mais detalhada o perfil do cliente como pagador, ou seja, se ele tem uma característica de inadimplente ou não.
Dessa forma, o histórico será útil para que não haja uma concessão de crédito para aqueles que já foram ou ainda estão inadimplentes.
Lembre-se que não é porque um cliente se tornou inadimplente por uma única vez que ele não será capaz de honrar mais nenhum compromisso daqui para frente.
Por isso, é essencial ter uma política clara de concessão de crédito, evitando o acesso aos clientes que apresentam risco e evitam cortes para aqueles clientes que pontualmente tiveram algum problema.
Como manter um bom histórico do inadimplente?
Para elaborar o histórico do inadimplente de forma eficaz, a empresa deve levantar uma série de informações sobre a situação do devedor, como:
Valor da dívida;
Situação do cliente junto aos órgãos de proteção ao crédito (SPC/SERASA/BOA VISTA);
Histórico da situação do pagamento até o momento;
Perfil de pagamentos em transações passadas, quando for o caso de reincidência;
Acessibilidade por parte do cliente ou dificuldade para contato;
Facilidade ou dificuldade na conversa;
Retorno e interesse na resolução do problema.
Explorando a relação do cliente com a empresa
Além do conjunto de informações citadas acima, é necessário também que se tenha conhecimento da situação atual do cliente com a empresa.
Por exemplo:
Ele recebeu o produto ou o serviço na data prometida?
Recebeu a assistência técnica em caso de solicitação?
Foi feita uma pesquisa de satisfação junto dele?
Quando foi o último contato da empresa junto do cliente e vice-versa?
Identificando a situação e recuperando créditos
Conhecer o perfil do cliente antes da concessão de crédito pode evitar imprevistos com a inadimplência.
Mas, registrar todas as movimentações e criar um histórico do cliente, seja ele inadimplente ou não, vai fazer com que verdadeiramente se conheça seus consumidores de forma mais integral, facilitando a comunicação como um todo.
Esses dados vão permitir uma análise mais detalhada e individual de cada cliente e, consequentemente, vai ajudar a assessoria de cobranças a aumentar a taxa de recuperação de créditos.
Otimizando o processo de cobrança
Com o histórico, certamente a abordagem será feita de maneira personalizada, de acordo com o perfil do cliente inadimplente.
Muitas vezes, a utilização de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente pode ser muito útil para se traçar e conhecer o perfil do seu consumidor, trazendo resultados mais assertivos para seu time de cobrança.
Lembrando que o serviço de cobrança deve ter um resultado igual para todos, mas a abordagem ao cliente deve ser feita de forma diferente, afinal cada caso é um caso e cada um tem a sua história.
Para saber mais, visite nosso site e conheça tudo sobre as melhores práticas de cobrança do mercado. Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas!