Hoje vamos falar sobre conquistar clientes. Afinal, com a crise econômica e a alta no inadimplemento, a atividade de fomento mercantil está cada vez mais crescente em nosso país.
Por conta disso, muitas empresas procuram as factorings para negociar seus créditos e, assim, normalizar a sua situação financeira.
Mas, é muito raro que os clientes apareçam de forma espontânea. É preciso investir em divulgação e ampliar os contatos. Pensando nisso, vamos explorar neste artigo 6 dicas para captação de clientes para uma factoring. Não perca!
Dicas para conquistar clientes
Nos dias atuais, conquistar clientes tornou-se um desafio cada vez maior para as empresas de factoring. Afinal, com a grande quantidade de concorrentes no mercado, oferecer somente um bom produto ou serviço já não é mais suficiente.
Dessa forma, é preciso oferecer uma experiência completa e positiva ao cliente desde o primeiro contato com a empresa. Nesse contexto, a captação de clientes se torna uma tarefa imprescindível para o sucesso do negócio.
Ainda mais, atrair novos clientes e fidelizá-los garante a sobrevivência da empresa e a possibilidade de crescimento. Por isso, é importante estar atento às melhores técnicas e dicas para conquistar clientes, alcançando resultados expressivos e duradouros.
1. Conheça o seu público-alvo
Muitas empresas prestam serviços ou oferecem produtos com excelência, mas não conseguem atingir sucesso e expansão no mercado. Isto ocorre, muitas vezes, porque elas não conhecem o seu público-alvo e acabam tentando atingir possíveis clientes de forma equivocada ou ineficaz.
Por esse motivo, é fundamental que a empresa que pretende conquistar clientes conheça a fundo o seu público-alvo, para definir a maneira correta de abordá-lo. Para tanto, uma ótima dica é desenvolver personas fortes e marcantes, para então conseguir se identificar com o público.
Além disso, realizar pesquisas e enquetes para determinar dados importantes sobre os seus futuros clientes, também é fundamental. Quais sejam fatores geográficos, etnográficos, psicográficos, demográficos e comportamentais, como, por exemplo, qual é a região do país onde está instalada, qual é a sua área predominante de atuação, dentre outros dados.
Além disso, para definir o seu público-alvo, a empresa de factoring deve ter em mente que muitos empresários não conhecem essa possibilidade de negociação de créditos. Ou, se conhecem, têm receio de realizá-la.
Neste caso, será necessário que ela pesquise e mapeie, por exemplo, quais são as empresas que possivelmente já conhecem a atividade de fomento mercantil e aquelas que ainda não conhecem, para definir a abordagem adequada em cada um destes casos.
2. Crie uma rede ampla de contatos
Quando se trata de investimento e administração de créditos, os empresários costumam escolher os seus parceiros e prestadores de serviço na base da confiança e da indicação.
Seguindo esta linha de raciocínio, a atividade de factoring é um destes serviços que exige credibilidade no mercado e só se estabelece se o faturizado puder confiar na empresa faturizadora.
Desta forma, é imprescindível que a empresa de fomento mercantil se dedique a criar uma sólida rede de contatos envolvidos nas operações que ela realiza.
Assim, se uma empresa que utilizou os serviços de factoring teve um retorno satisfatório, ela continuará negociando os seus créditos com a mesma e poderá até indicá-la aos seus parceiros e contatos no mercado.
Com uma lista ampla de contatos capazes de recomendar e indicar os seus serviços, a empresa de fomento mercantil terá, então, maior possibilidade de captar novos clientes.
3. Invista em marketing digital
Não é novidade para ninguém que as tecnologias devem ser exploradas pelas empresas para divulgar o seu trabalho, criar credibilidade no mercado e, consequentemente, conquistar novos clientes.
Portanto, em um mundo em que todos estão conectados o tempo inteiro, é essencial que a empresa não perca a oportunidade de se destacar nas mídias sociais.
Para uma empresa de factoring, essa premissa não poderia ser diferente e algumas práticas de captação de clientes podem ser aproveitadas nesta etapa.
Definido o seu público-alvo, a factoring deverá verificar o comportamento na internet de seus futuros clientes, por meio da análise, por exemplo, das redes sociais que eles costumam acessar ou do tipo de recurso que os alcança com mais facilidade.
Determinados estes parâmetros iniciais, a empresa poderá iniciar uma estratégia de marketing digital, promovendo ações como: produção de conteúdos de interesse dos clientes que pretende captar, chamadas atrativas nas redes sociais, elaboração de e-books e envio de e-mails com newsletters que realmente despertem a atenção deste público.
Vale ressaltar que todas estas ações de marketing deverão ser documentadas e analisadas de tempos em tempos, para que a empresa constate se ela está sendo realmente eficaz.
Caso contrário, novas estratégias deverão ser elaboradas e ajustadas, para que continuem atingindo o objetivo de captar clientes.
4. Invista em tecnologia
Para conquistar clientes nas empresas de factoring, é importante adotar algumas estratégias-chave. E investir em tecnologia é uma delas
Essa prática é indispensável para aprimorar os processos internos e oferecer um serviço eficiente. Ademais, utilize sistemas de gestão financeira e plataformas online que facilitem a comunicação e agilizem as transações.
5. Melhore a experiência do cliente
Além disso, é essencial focar na melhoria da experiência do cliente. Ou seja, ofereça um atendimento personalizado, ágil e transparente, buscando entender as necessidades específicas de cada cliente.
Adicionalmente, implemente canais de comunicação eficientes, como e-mail, telefone e chat online, para facilitar o contato e garantir um bom relacionamento.
6. Estude a concorrência
Estudar a concorrência também é fundamental para se destacar no mercado de factoring e conquistar novos clientes.
Todavia, analise os serviços oferecidos pelos concorrentes, identifique suas vantagens e desvantagens, e busque oferecer um diferencial competitivo. Isso pode incluir taxas competitivas, prazos flexíveis, soluções customizadas ou parcerias estratégicas.
Conclusão
É fundamental que as empresas estejam sempre em busca de soluções que possam auxiliar no fomento comercial, para conquistar clientes com maestria. E o uso de tecnologias avançadas, como as oferecidas pela Decisão Sistemas, pode ser um diferencial para alcançar o sucesso nessa empreitada.
Afinal, a empresa tem investido em soluções inovadoras e eficientes para ajudar seus clientes a otimizar processos comerciais, garantindo maior agilidade e precisão na identificação de oportunidades de negócios.
Com um amplo portfólio de produtos e serviços, a Decisão Sistemas possibilita uma gestão mais estratégica, que permite ao empresário tomar decisões inteligentes e alcançar o sucesso almejado.
Viu como algumas práticas são muito úteis para a conquistar clientes para empresas de fomento mercantil? Se você gostou das nossas dicas e tem parceiros de factoring que também vão gostar de conhecê-las, espalhe conhecimento e compartilhe este artigo nas redes sociais!