Manter as propriedades de segurança (confidencialidade, integridade e disponibilidade) de acordo com o perfil do seu negócio exige dominar os controles físicos e lógicos. Esses controles devem estar em sintonia com a avaliação dos pontos fortes e fracos da atual política de segurança da informação dentro da assessoria de cobrança.
Os mecanismos de segurança da informação precisam estar de acordo com as políticas de segurança estabelecidas pelo escritório de cobrança. Os modelos mais modernos que recomendam comportamentos seguros na rede, de acordo com políticas de segurança pré-determinadas, devem ser implantados de forma a garantir a preservação de dados com total responsabilidade no controle de acesso.
Controles físicos e lógicos
É importante diferenciar as formas de controle existentes dentro de uma política de segurança fixada por regras de acesso claras e bem delimitadas. No que se refere aos controles físicos, existem barreiras reais que limitam o contato ou acesso direto à informação ou parte de sua infraestrutura.
Já no caso dos controles lógicos, estes se dão geralmente em ambiente eletrônico com barreiras virtuais que limitam ou impedem o acesso à informação dentro dos sistemas e banco de dados de sua assessoria de cobrança. Nos dois casos, a proposta é impedir a exposição não autorizada de seus dados confidenciais ao uso por parte de terceiros, resguardando aqueles dados que interessam a determinados clientes apenas.
Uma solução viável para manter a seguridade das trocas de dados é utilizar sistemas que armazenem informações em um Data Center com alto nível de confiabilidade.
Processos do controle de acesso
Deve-se ter em mente que o controle de acesso baseia-se em processos de autenticação, autorização e auditoria. No caso dos dois primeiros processos, está determinado quem pode acessar o sistema por meio de, normalmente, um nome e uma senha constantes, que autenticam a identidade de forma credenciada.
No terceiro processo, o da auditoria ou accounting, trata-se da coleta de informações sobre a utilização dos recursos de um sistema pelos usuários de forma a resguardar material para futuros gerenciamentos, planejamentos e cobranças. As informações desse processo estão ligadas à identidade do usuário, à natureza do serviço entregue, ao instante em que ele se inicia e ao momento do seu término. Além disso, o controle de acesso com definição de horários de trabalho e operações permitidas para cada colaborador também mostra-se eficiente.
O valor do controle de acesso
No caso de um escritório de cobrança, o controle de acesso beneficia ambos os lados das transações com processos internos seguros descritos em políticas de segurança eficientes. No caso dos credores, as informações confidenciais disponibilizadas são preservadas e se tem a certeza de que elas serão acessadas apenas por pessoas devidamente autorizadas.
Por parte do escritório, os supervisores podem ter total controle de quais pessoas estão autorizadas a acessar determinado conjunto de informações, com objetivos previamente definidos. Assim, garante-se a idoneidade dos processos e a transparência na hora de fornecer feedbacks aos credores.
Um credor sentirá maior confiança na contratação de serviços que sigam técnicas confiáveis de controle de acesso. Porém, é necessário que as políticas de segurança da informação levem em conta direcionamentos específicos baseados nas necessidades práticas do negócio. Para isso, cabe estar atento a todas as etapas dos processos, identificando falhas e pontos frágeis a serem sanados.
Ficou alguma dúvida sobre os mecanismos de controle de acesso em segurança da informação? Deixe seu comentário! Estamos à disposição para oferecer ajuda para tornar seu negócio seguro do início ao fim de cada transação.