5 erros financeiros que podem prejudicar sua ESC

mãos escrevendo em planilhas em cima de uma mesa

Ocupar-se com o planejamento financeiro da sua empresa é fundamental para o seu desenvolvimento e escalabilidade. Nesse sentido, aprender a evitar erros financeiros na ESC pode colocar a sua organização em um patamar acima e gerar vantagem competitiva.

Dito isso, nesse texto falaremos sobre a importância do planejamento financeiro, além dos principais erros financeiros cometidos pelos empreendedores. Confira.

O que é um planejamento financeiro?

O planejamento financeiro nada mais é do que uma atividade de planejamento que irá definir as metas e as diretrizes financeiras a serem seguidas pela empresa em um determinado período, estabelecendo um panorama completo mostrando o estágio atual da empresa e as suas necessidades e estratégias futuras.

Entretanto, para criar um planejamento financeiro eficiente, não basta apenas fazer bom uso dos números contábeis disponibilizados pelo setor responsável. Logo, é preciso conhecer o seu negócio de ponta a ponta e fazer investimentos pontuais, visando alcançar os objetivos estipulados para cada área.

Qual a importância do planejamento financeiro?

A princípio, o planejamento financeiro exerce um papel fundamental na construção de um negócio sólido e sustentável, tendo em vista a importância desse plano na tomada de decisões futuras na sua empresa.

Assim, essa ferramenta permite que você tenha uma visão mais ampla sobre cada departamento, podendo analisar os recursos disponíveis em caixa para melhorias e a situação do seu orçamento de um modo geral.

Por fim, o planejamento financeiro te mantém preparado para os desafios subsequentes, vez que esse plano destaca os riscos que a sua empresa pode vir a correr no futuro.

5 erros financeiros que podem ocorrer em uma ESC e prejudicar seu planejamento

Cobrança elevada de juros

A taxa de juros tende a diminuir quando a oferta de crédito é alta. Desse modo, é necessário que exista um certo nível de multiplicidade de ESCs em uma determinada cidade para que seja possível aumentar a oferta de crédito entre elas mesmas e com os bancos tradicionais.

Vale lembrar que o tamanho da cidade e a quantidade de pessoas dispostas a atuar nesse segmento, são fatores importantes para a criação de diversas ESCs no mesmo lugar.

Atender todos os clientes que chegam

Não se atentar à capacidade financeira do cliente também faz parte da nossa lista de erros financeiros da ESC. Veja que muitos clientes não possuem perfil para a realização de operações, já que muitos estão começando agora seu negócio e os recursos almejados poderão representar boa parte do capital disponível em caixa. Ou seja, o financiador estará correndo riscos ao operar o valor solicitado pelo cliente.

Dessa forma, por meio desse processo é possível obter mais informações sobre o perfil de cada prospectado, possibilitando a diminuição da assimetria informacional e a possibilidade da cobrança de juros menores.

Prazos muito longos

Como sabemos, quanto mais longo for o prazo em uma operação de crédito, mais arriscada ela será. Isso porque não há como garantir que todo montante será pago devidamente, levando em consideração diversos fatores externos como por exemplo as oscilações da economia e até mesmo outras dificuldades por parte do tomador.

É importante ressaltar que as operações com as ESCs – de acordo com o art. 1º da LC 167/19 – são direcionadas aqueles que se mostram mais propensos a serem afetados devido as crises financeiras. Logo, conclui-se que eles não terão capital suficiente até que a sua situação financeira seja normalizada, tornando-os inadimplentes perante seus credores.

Fato é que a economia do país vive de altos e baixos, não sendo possível garantir a segurança das operações de longo prazo. E, nesse sentido, vencimentos superiores a 6 meses podem ser considerados extremamente longos.

Não acompanhar os resultados

Deixar de monitorar e acompanhar os resultados das suas finanças pode ser considerado um dos erros financeiros de uma ESC mais perigosos para o seu negócio. Afinal, ao analisar os resultados obtidos pela empresa, fica mais fácil determinar o que precisa ser feito para que os objetivos traçados sejam alcançados.

Em síntese, ao acompanhar os resultados e os indicadores de desempenho, você estará abrindo mão de uma gestão reativa (soluções paliativas) e adotando uma postura mais proativa. Indicadores que avaliam o nível de endividamento, faturamento e a lucratividade, são considerados um dos mais importantes.

Não ter um sistema de gestão

Antes de tudo, saiba que não investir em um sistema de gestão é um dos erros financeiros mais comuns de uma ESC. Dessa forma, aderir a softwares completos capazes de organizar os detalhes financeiros da sua empresa de maneira prática e integrada é essencial para a estruturação adequada do setor.

Um dos grandes benefícios dessa tecnologia fica por conta da facilidade ao planejar as datas de recebimentos e pagamentos, reduzindo drasticamente a incumbência de multas e juros por conta de atrasos.

Conclusão

Conforme vimos nesse conteúdo, fazer o planejamento financeiro da sua empresa é um passo extremamente importante rumo a sua escalabilidade. Mais do que isso, a forma como você administra sua ESC exerce forte impacto nesse processo. Dessa forma, esteja atento aos erros comuns cometidos na ESC e promova uma gestão de capital muito mais eficiente.

E então, gostou do artigo? Não se esqueça de deixar um comentário dizendo o que você achou e de visitar o nosso site para mais conteúdos como esse.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x