Fintechs: como estão mudando os hábitos financeiros?

Você sabe o que são Fintechs? A tecnologia está mudando a maneira como fazemos as coisas em todos os aspectos de nossas vidas. Ideias inovadoras e novos desenvolvimentos estão chegando ao mercado todos os dias em uma tentativa de tornar as tarefas mais fáceis e mais agradáveis.

Muitas indústrias estão vendo novos sistemas e softwares que estão mudando sua maneira de trabalhar e quão eficientes eles podem se tornar. Um setor que vê algumas das mudanças mais significativas e influentes é o financeiro.

As Fintechs estão tornando tecnologias emergentes acessíveis para os consumidores. Mas o que exatamente são as Fintechs e como elas estão mudando os hábitos financeiros? Ficou interessado? Continue lendo e descubra conosco!

O que são Fintechs?

Basicamente, uma Fintech é uma empresa que cria qualquer tipo de inovação tecnológica usada para apoiar ou fornecer serviços financeiros. Essas empresas estão criando muitas mudanças no setor e dando origem a uma série de novos modelos de negócios, aplicativos, processos e produtos.

Todos os prestadores de serviços financeiros estão cada vez mais dependentes da tecnologia, mas as Fintechs colocam a inovação orientada para a tecnologia no cerne de suas atividades comerciais. Elas podem ser particularmente ativas em áreas como novos sistemas de pagamento ou consultoria de investimento automatizado.

Como as Fintechs estão inovando?

Historicamente, as empresas de tecnologias financeiras tem sido associadas a funções de back-end de instituições financeiras, mas com inovações recentes, muitos serviços estão agora disponíveis para usuários pessoais e comerciais como padrão.

Outras revoluções nesta indústria viram o desenvolvimento do banco de varejo, serviços de investimento e moedas virtuais como o Bitcoin emergirem no mercado com poderosa influência.

Veja abaixo algumas maneiras pelas quais a tecnologia está ajudando a criar ferramentas para gerenciar finanças.

Tecnologia móvel

A tecnologia móvel tornou tudo, desde a socialização até a administração do seu dinheiro, acessível pelo toque da tela. Os aplicativos estão sendo criados o tempo todo para atender às necessidades dos gostos dos consumidores exigentes, e estão facilitando a obtenção de informações e serviços de que mais precisamos.

Essas ferramentas também são usadas para tudo, desde fazer orçamentos pessoais, criar metas de economia e investir dinheiro no mercado, e podem ser adaptadas às suas necessidades individuais com facilidade.

Os aplicativos móveis representam uma mudança considerável na forma como as pessoas realizam transações cotidianas, desde operações bancárias regulares até empréstimos de dinheiro para iniciar um negócio. Há também enormes vantagens em usar esse tipo de tecnologia para tornar sua vida mais fácil, que incluem:

Gerenciamento de dinheiro rápido e eficiente

Muitos aplicativos são mais rápidos do que os seus equivalentes no desktop e foram projetados para serem fáceis de usar e fazer transações rápidas;

Conteúdo personalizado

As Fintechs estão proporcionando a oportunidade de ganhar o interesse do usuário e personalizar sua experiência, o que dá mais poder de escolha aos consumidores, baseado em vários fatores, como localização, interesses e comportamentos;

Engajamento interativo

A tecnologia móvel é uma das forças motrizes por trás da interação social, e desde sua criação em plataformas de mídia social em geral, as Fintechs estão fazendo progresso para garantir que os aplicativos estejam na vanguarda do engajamento do consumidor em todas as empresas.

Serviços bancários online e empréstimos

Como muitas transações bancárias diferentes são concluídas online no cenário atual, não é surpresa que haja uma enorme quantidade de transações realizadas a cada dia.

Isso não inclui somente transações típicas de verificação de saldo; há de tudo, desde pedir dinheiro emprestado e fazer investimentos, até transações comerciais como o fomento mercantil.

A Internet também possibilitou que instituições financeiras não tradicionais entrassem em operação e oferecessem serviços a consumidores com menos restrições e barreiras ao acesso.

Nunca foi tão fácil obter fundos para uma série de coisas. As Factorings, por exemplo, fornecem a pequenas e médias empresas uma forma de gerar capital de giro ao comprar suas duplicatas de vendas a prazo.

Alguns sites oferecem a oportunidade de obter dinheiro rapidamente para gastos inesperados, enquanto outros incluem financiamento coletivos para tirar ideias inovadoras do papel.

Há também uma enorme variedade de serviços online que podem ajudá-lo a gerenciar orçamentos, investir no mercado e criar metas de economia.

Os benefícios que os consumidores veem desse tipo de inovação tecnológica estão ajudando a aumentar o acesso aos serviços, de modo que você não precisa visitar um estabelecimento físico para obter acesso a uma ampla gama de opções que atendem aos requisitos individuais, sejam ele pessoais ou empresariais, em diferentes fases da vida.

Qual o futuro das Fintechs?

A Fintech abrange um amplo escopo de áreas financeiras e, à medida que a tecnologia evoluir, haverá novos desenvolvimentos nesse setor inovador.

Muitas indústrias já utilizam regularmente as novas tecnologias criadas por essas empresas para agilizar os processos e tornar os negócios mais produtivos, e agora existem vários setores de pessoas que o usam diariamente.

De práticas de negócios a hábitos de consumo, cada indústria está ajudando a criar uma paisagem diversificada para essa crescente tecnologia. Alguns dos usos mais conhecidos da Fintech atualmente e que prometem crescer ainda mais no futuro são:

Criptomoeda: também conhecido como dinheiro digital, este conceito relativamente novo está trazendo mudanças em todo o mundo e está definido para ser um grande participante no setor financeiro nos próximos anos;

Chatbots: essa tecnologia usa algoritmos para automatizar o contato com o cliente e oferece custos mais baixos e maior acessibilidade ao mercado.

Cibersegurança: devido ao aumento do uso da Internet e de aplicativos móveis, combater o cibercrime é um grande negócio, portanto, a introdução da segurança cibernética dedicada está ajudando a resolver esse problema.
O panorama do mercado financeiro está sempre evoluindo e mudando os hábitos e comportamentos das empresas e dos consumidores que estão usando a infinidade de serviços ofertados.

As Fintechs estão mudando a forma como as pessoas realizam as transações cotidianas, e isso está prestes a se tornar uma das mudanças mais significativas para a indústria nos próximos anos.

E você, gostou do nosso post? Compartilhe ele com seus amigos nas redes sociais e mostre a eles também como as Fintechs estão mudando seus hábitos financeiros!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x