O que é a gestão de contratos e como fazer?

Jovem agente confiante ou corretor explicando alguns pontos do contrato de negócios durante a negociação com o parceiro

A gestão de contratos é um processo que envolve todo o gerenciamento dos documentos, desce a criação, até a execução, principalmente a análise de desempenho operacional do contrato e a mitigação de riscos financeiros.

Os resultados dessa gestão estão intimamente ligados à forma como é feito o gerenciamento da criação, análise e execução do contrato.

Então, se você quiser saber mais sobre isso, leia nosso conteúdo para que você consiga entender de uma forma definitiva o que é gestão de contratos, a importância de um gerenciamento eficiente de seu processo de contratação e os benefícios para os seus negócios.

O que é a gestão de contratos?

Um eficiente gerenciamento de documentos vai muito além do simples acompanhamento de suas etapas.

Resumidamente, a gestão de contratos é o conjunto de atividades relacionadas ao monitoramento das etapas do documento, a padronização de termos, organização de documentos que comprovem os cumprimentos dos atos, visualização geral dos contratos da empresa e a diminuição de riscos.

Um contrato tem como objetivo dar segurança jurídica às partes envolvidas, e portanto, precisa ser bem redigido e ter regras claras. Afinal, contratos com cláusulas mal elaboradas trazem riscos judiciais e possíveis problemas para a empresa.

Qual é o objetivo da gestão de contratos

Os contratos envolvem diferentes setores e atividades de uma empresa, e a gestão destes documentos tem como principais objetivos:

  • Agilizar requisições e simplificar processos internos e externos da empresa;
  • Manter um histórico e armazenamento das informações do contrato;
  • Controlar prazos, sejam eles de fornecimento de documentos, de assinatura, de vencimento ou de renovação;
  • Facilitar a comunicação entre os envolvidos;
  • Contribuir para a formalização de um documento isento de erros;
  • Garantir o fiel cumprimento das cláusulas e obrigações.

Por que é importante ter uma gestão de contratos?

Certamente a gestão de contratos é uma atividade chave nos departamentos jurídicos de empresas.

Ela é de suma importância porque:

  • É responsável pela organização do relacionamento profissional da empresa com clientes, fornecedores, prestadores de serviços e outros;
  • Oferece segurança jurídica;
  • Monitora as etapas e organização de anexos que garantem o cumprimento das obrigações, formas claras de cobrança de valores e penalidades coerentes para caso de descumprimento do acordado;
  • Diminui os riscos da empresa com cobranças assertivas e diminuição da perda de dinheiro em litígios desnecessários e danos causados por cláusulas malfeitas;
  • Oferece um panorama aos gestores sobre os prazos e cumprimento de obrigações estipuladas por meio do documento.

Ou seja, resumidamente, podemos dizer que uma boa gestão de contratos implica em poupar gastos desnecessários, padronizar negociações, reduzir custos, diminuir litígios e criar uma cultura organizacional mais forte nos diversos setores da empresa.

Como fazer a gestão de contratos?

O processo de gestão de contratos passa por diferentes etapas, então continue sua leitura para saber dicas valiosas para estruturar esse processo em sua empresa.

Identifique principais riscos

A gestão de contratos envolve muitos riscos, que podem afetar a capacidade da empresa de cumprir seus objetivos, como por exemplo a não conformidade, o risco financeiro, operacional ou jurídico.

Por isso, a gestão de contrato implica em primeiramente analisar todos os termos, para minimizar qualquer possibilidade de prejuízo para a empresa.

Mantenha um canal de comunicação

Em uma gestão de contratos, podem ocorrer pedidos de alteração ou de aditivos.

Para que não haja chance de perder ou esquecer informações importantes, é fundamental criar ou definir um canal fixo para todas as solicitações, seja por e-mail, aplicativos internos ou softwares específicos.

Assim, além de ter um histórico de tudo o que foi feito, é possível que as partes saibam sempre em que etapa do contrato estão.

Se atente aos prazos e procedimentos

A depender do grau de complexidade de cada contrato, a sua gestão pode exigir mais ou menos etapas no processo. Por isso, é fundamental ter uma definição dos prazos de atendimento das solicitações, revisão, análise e execução.

Para ter um processo mais eficiente, estas questões precisam ser definidas e informadas previamente às partes.

Faça uma boa redação do contrato

Como falamos, um dos objetivos da gestão de contratos é proteger judicialmente a empresa em todos os seus processos. Por isso, a redação do contrato precisa ser perfeita, para evitar riscos e perdas financeiras.

Defina as formas de assinatura

Hoje é possível ter a assinatura eletrônica e a digital. As duas possuem validade jurídica e garantem a segurança do documento e da identidade das partes contratantes.

Porém, é importante que sejam definidas as formas de assinaturas que poderão ser utilizadas para dar o aceite nos contratos elaborados pelo departamento jurídico.

Armazene e organize as informações

Esta é certamente uma das etapas mais importantes na gestão de contratos: o armazenamento de todas as versões, aditivos e documentos que os acompanham.

Portanto, para uma gestão eficiente, é fundamental que seja previamente definida a forma de armazenamento dessas informações, bem como o modo pelo qual elas serão organizadas.

Isso pode ser feito através de diretórios internos ou na “nuvem” e drivers online, porém, é fundamental que seja uma opção segura, com acesso limitado de usuários, para que os arquivos e históricos não se percam e não sejam excluídos ou corrompidos por pessoas não autorizadas.

Acompanhe todas as etapas

Desde antes da assinatura até o cumprimento de obrigações durante a execução do instrumento, é essencial que haja um monitoramento.

Assim, é possível manter controle sobre prazos e o cumprimento das obrigações.

Use a tecnologia a seu favor

Como é possível perceber, a gestão de contrato é um processo complexo, que passa por várias fases até que tudo saia conforme negociado entre as partes. Por ser complexo, o uso da tecnologia pode ser uma alternativa incrível para o sucesso dessa gestão.

Os responsáveis pelo departamento jurídico podem automatizar muitas tarefas, visando tornar a gestão de contratos mais rápida e eficiente através da escolha de um bom software que forneça as funcionalidades que a empresa precisa.

Assim, os advogados podem centralizar, em um só lugar, todas as etapas de gestão contratual, desde o recebimento de pedidos até a assinatura do documento.

Um bom software também permitirá o armazenamento dos contratos, suas versões e aditivos, além de criar alertas sobre o cumprimento de obrigações e vencimento de prazos.

Afinal, formas obsoletas de assinar contratos podem trazer problemas para as empresas, então, é preciso se modernizar.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre como um software pode fazer diferença na sua gestão de contratos? Conheça as soluções da Decisão Sistemas.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x