7 KPIs financeiros para acompanhar na ESC

kpis financeiros

De antemão, saiba que os KPIs financeiros são fundamentais para que você possa avaliar o desempenho financeiro da sua empresa. Afinal, com essas ferramentas é possível entender o real impacto dos investimentos feitos, dos custos, índice de retorno, entre outras medidas.

Logo, resolvemos trazer esse artigo explicando a importância de acompanhar os KPIs financeiros, além de falar um pouco mais sobre seu modo de funcionamento. Confira

O que são KPIs financeiros?

Os indicadores financeiros (KPIs) são medidas utilizadas para analisar a performance financeira do negócio. Podemos utilizar os KPIs financeiros em diversas categorias, como por exemplo retorno sobre o investimento, solvência, lucratividade, eficiência e liquidez.

Assim, os principais objetivos dos KPIs são apoiar a alta gerência na tomada de decisões.

Por fim, é fundamental que os gestores analisem os resultados dos KPIs periodicamente.

Qual a importância de acompanhar os KPIs financeiros?

Conforme já mencionado, os KPIs financeiros são responsáveis por compilar informações de todos os processos vitais da empresa.

Como sabemos, as decisões tomadas pelos gestores precisam ser embasadas em indicadores (KPIs) sólidos e precisos, garantindo que os direcionamentos monetários estejam de acordo com a estratégia traçada.

Assim, por meio das informações fornecidas pelos KPIs financeiros, fica mais fácil visualizar os pontos que precisam de ajustes e o que pode ser mantido.

Além disso, uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que a falta de capital de giro é um dos principais motivos pelos quais as empresas fecham as portas – 24.4% das companhias fecham com menos de 2 anos.

Esse fato ratifica a importância dos KPIs financeiros, vez que eles são responsáveis por  mostrar os pontos a melhorar e encorajar os responsáveis a promoverem mudanças no planejamento financeiro.

Por último, para que os resultados sejam mais assertivos, é aconselhável fazer uma análise semanal desses indicadores.

Quais os principais indicadores financeiros?

1. Rentabilidade

A princípio, o principal objetivo desse indicador é mostrar se os investimentos realizados pela empresa trouxeram algum resultado. Ele funciona de forma parecida com uma aplicação, onde o dinheiro aplicado passa a render com o passar do tempo. Sua fórmula de cálculo é a seguinte:

Lucro líquido / Investimento x 100 = % de rentabilidade

Ou seja, extraia o lucro da empresa a partir de um determinado período de tempo e divida esse valor pelo investimento inicial. Depois disso, multiplique por 100 e você terá a porcentagem de rentabilidade do período.

2. Lucratividade

Embora a Lucratividade e a Rentabilidade sejam dois indicadores distintos, muitas pessoas os confundem e ou acham que são a mesma coisa. Em suma, os cálculos executados são bastante parecidos, porém, enquanto um KPI busca entender a rentabilidade dos investimentos realizados, o outro demonstra o lucro ou não prejuízo da empresa.

Assim como a Rentabilidade, sua fórmula de cálculo é bem simples:

Lucro líquido / Receita bruta x 100 = % de Lucratividade

Subtraia todos os custos e despesas da sua receita e chegue ao lucro líquido. Após isso, faça a divisão do lucro com a sua receita bruta e multiplique por 100.

3. Ticket médio

O ticket médio demonstra o valor médio das transações realizadas em um período. Podemos calcular o ticket médio de vendas da seguinte maneira:

Faturamento bruto / total de vendas = Ticket médio

Para facilitar o entendimento, vamos imaginar que o seu negócio tenha efetuado 10 novas que totalizaram R$ 5,000. Nesse caso, o seu ticket médio por vendas é R$ 500.

4. CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

O Custo de Aquisição de Clientes está atrelado ao valor gasto pela empresa para adquirir um novo cliente. Na prática, o CAC é o investimento feito em campanhas de marketing e esforço de vendas – para prospectar clientes em potencial, dividido entre todos os novos clientes:

Custo de Aquisição do Cliente = Soma (Custos de Vendas + Custos de Marketing) / Quantidade (Novos Clientes)

5. Margem líquida

Esse índice de lucratividade é um excelente indicador da saúde financeira de um negócio e pode ajudar a determinar com clareza o seu potencial econômico e financeiro.

A Margem Líquida mostra o quanto sua empresa faz de lucro líquido para cada real que entra como receita no caixa da sua empresa.

Para encontrar a Margem Líquida, deve-se dividir o Lucro Líquido pela Receita Líquida, e multiplicar por 100.

Margem Líquida = (Lucro Líquido / Receita Líquida) x 100

6. Margem bruta

Basicamente, a Margem Bruta é quanto sua empresa ganha com a venda de um produto ou serviço após diminuir as despesas para produzi-lo e vendê-lo.

Para encontrar a Margem Bruta, deve-se dividir o Lucro Bruto pela Receita Líquida, e multiplicar o valor por 100.

Margem Bruta = Lucro Bruto / Receita Líquida x 100

7. Ponto de equilíbrio

O Ponto de Equilíbrio é o ponto de igualdade financeira entre receitas totais e despesas em um período. Com esse indicador é possível saber qual deve ser o faturamento mínimo mensal que a empresa deve ter para cobrir gastos fixos e variáveis – ou seja, conseguir pagar suas contas – e começar a lucrar.

Despesas / % de Margem de contribuição = Ponto de equilíbrio

Como acompanhar os KPIs financeiros?

Nesse artigo você pôde ver a importância dos KPIs financeiros e como eles podem ajudar na elaboração do planejamento financeiro da sua empresa. Entretanto, é preciso ressaltar que a utilização de softwares capazes de fornecer insights precisos e gerar relatórios confiáveis, pode fazer toda a diferença.

Logo, o DIESC é um software oferecido pela Decisão voltada para os gestores de ESCs de todos os portes, com recursos inovadores e um preço bastante acessível.

Veja que, com o DIESC, você realiza suas operações com muito mais agilidade, além de dar andamento nos seus processos conforme exige a Lei da ESC.

Tudo isso de forma automatizada e se comunicando diretamente com as registradoras de operações, bancos e órgãos de proteção ao crédito. Para saber mais, lembre-se de acessar o nosso site e fazer um orçamento junto a um de nossos especialistas.

kpis financeiros

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x