O que é e como fazer análise de riscos em sua factoring? Saiba aqui!

análise de riscos factoring

Se você está começando uma ou se já possui uma factoring estabelecida, explicamos abaixo o que é a análise de risco e como ela pode ajudar a garantir o sucesso da sua empresa!

Análise de riscos: o que é e qual importância para sua factoring?

A análise de risco é o processo de identificação e análise de problemas potenciais que podem impactar negativamente os objetivos de negócios da factoring. Esse processo é feito para ajudar as organizações a evitar ou mitigar esses riscos.

A realização de uma análise de risco inclui considerar a possibilidade de eventos adversos causados ​​por processos naturais ou eventos adversos causados ​​por atividades humanas maliciosas ou inadvertidas. Uma parte importante da análise de risco é identificar o potencial de dano desses eventos, bem como a probabilidade de que ocorram.

As factorings e outras organizações usam a análise de risco para:

  • antecipar e reduzir o efeito de resultados prejudiciais de eventos adversos;
  • avaliar se os riscos potenciais de uma operação são contrabalançados por seus benefícios para auxiliar no processo de decisão;
  • planejar respostas para os eventos adversos; e
  • identificar o impacto e se preparar para mudanças no ambiente corporativo, incluindo a probabilidade de novos concorrentes entrarem no mercado ou mudanças na política regulatória do governo.

A análise de risco pode ajudar a factoring a melhorar suas operações de várias maneiras. Dependendo do tipo e extensão da análise de risco, ela poderá usar os resultados para identificar, classificar e comparar o impacto geral dos riscos para a organização, em termos de impactos financeiros e organizacionais.

Como realizar a análise de riscos na factoring

Como falamos, a análise de riscos é uma ação que procura avaliar os riscos presentes no negócio. Essa análise pode ser tanto qualitativa quanto quantitativa.

Quantitativa quando transforma em números as probabilidades de os riscos acontecerem. Qualitativa, geralmente antecede à quantitativa, em que o gestor define critérios para identificar os possíveis riscos e avalia-os conforme uma ordem de prioridade (dos mais importantes aos menos significativos).

Um método muito útil para realizar a análise qualitativa de riscos é o check list (faz-se uma lista dos possíveis riscos, sendo possível a criação de categorias como Dano Máximo Provável, Perda Normal Esperada, Perda Máxima Admissível).

Unindo a análise qualitativa à quantitativa, o gestor terá, em suma, 3 elementos de risco:

  • O evento;
  • A probabilidade de ocorrência desse evento;
  • Os efeitos desse evento.

Os tipos de riscos mais comuns em uma factoring e como lidar com eles

Uma empresa de factoring está sujeita a diferentes riscos. Existem riscos operacionais, jurídicos, nas negociações, em relação ao mercado. Os riscos relacionados ao mercado dependem muito de como a economia (nacional e mesmo internacional) está se desenvolvendo.

Em relação à operacionalidade, é necessário confirmar que a operação seja efetuada, seguindo todas as etapas: geração do crédito; sua negociação e posse, terminando com o seu pagamento. Nas factorings de exportação, por exemplo, essas operações precisam de um controle ainda mais cuidadoso.

Adquirindo os créditos de um comerciante, a empresa assume os riscos da cobrança deles e, em consequência, os do não pagamento. Por isso, é necessária uma política de crédito interna bem estruturada e definida em um conjunto de normas e ações.

As tecnologias de análise de crédito são um importante recurso para minimizar os riscos relacionados à inadimplência/insolvência dos clientes. O mais tradicional é a consulta aos órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC/Serasa. A Central de Risco Equifax é outra ferramenta importante, permitindo a análise de riscos em níveis como responsabilidade individual, informações históricas e gerenciais.

Por que contar com sistema automatizado para analisar os riscos?

Com um sistema automatizado, é possível fazer o cruzamento dos dados do cliente, conferir com outras informações e estabelecer limites em relação à concessão creditícia, diminuindo os riscos da empresa.

É preciso saber como e qual valor conceder e por quanto tempo. Existem também sistemas automatizados de assessoria de cobrança e operacional, que além de reduzir os riscos de perdas financeiras, contribuem para a melhor gestão administrativa e para otimizar a produtividade da empresa, garantindo maiores lucros.

A ficha cadastral é um elemento fundamental na busca de negociações mais seguras, com a obtenção do maior número possível de informações confiáveis sobre o cliente.

A prospecção de clientes é outra estratégia que visa reduzir riscos desse tipo, avaliando o comportamento e condições financeiras de clientes em potencial. Lembre que, juridicamente, não há direito de regresso (a não ser quando o crédito concedido não for considerado certo, lícito ou regular).

Juridicamente, a empresa de factoring não é classificada como desenvolvedora de atividade financeira (como os bancos), mas mercantil (necessitando de inscrição na Junta Comercial e de Alvará de Funcionamento).

Uma das características principais do Contrato de Fomento Mercantil é exatamente a prestação de serviços e o fornecimento de recursos, com a devida assunção dos riscos pelo faturizador, o que implica em maiores cuidados na concessão de crédito.

Em suma, a análise de riscos na factoring permite identificar lacunas na gestão e determinar os próximos passos para eliminar as fraquezas e fortalecer a empresa como um todo.

Para saber mais dicas de como otimizar a gestão da sua factoring, acompanhe nosso blog e siga as páginas da Decisão Sistemas nas redes sociais!

Sistema para Factoring: a solução definitiva para aumentar sua produtividade

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joaquim Francisco Alves
Joaquim Francisco Alves
3 anos atrás

Achei o artigo muito bom, ele nos alerta para vários aspectos que passam batidos no dia a dia.

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

1
0
Would love your thoughts, please comment.x