Quais os principais relatórios de gestão de uma ESC?

Todos nós queremos que nossos negócios tenham sucesso, embora às vezes seja difícil identificar onde erramos ou como. Por isso, avaliar o desempenho da sua Empresa Simples de Crédito (ESC) faz parte dos requisitos diários para manter o negócio funcionando bem.

Os relatórios de gestão são o que permite identificar como sua ESC está indo. Eles indicarão o melhor caminho a tomar seja para impulsionar o crescimento do negócio ou para equilibrar as contas e evitar problemas.

Com isso em mente, separamos abaixo os principais relatórios de gestão que você deve acompanhar para garantir o sucesso da sua ESC! Acompanhe conosco e descubra!

O que são relatórios de gestão?

Existem muitos proprietários de empresas que operam às cegas e se dão bem. Existem outros cuja ignorância sobre o que está acontecendo em seus negócios causa sua falência.

Se o primeiro empresário dedicasse tempo para entender seu negócio, pense em como ele poderia ser mais bem-sucedido. Se o segundo soubesse o que estava acontecendo, teria chances de salvar seu negócio.

Os relatórios de gestão servem justamente para isso. Eles fornecem os dados necessários para que um empreendedor gerencie um negócio com sabedoria e te ajudam a tomar decisões mais informadas, servindo como um guia para formular suas estratégias futuras.

Para isso, os relatórios de gestão devem coletar dados de vários departamentos da empresa e apresentá-los de uma maneira compreensível. Esses dados devem corresponder a um período de tempo específico para que possam ser comparados, permitindo avaliar também a evolução da empresa.

Veja mais >> Qual a tributação de uma Empresa Simples de Crédito?


 

4 principais relatórios de gestão para ESC

Abaixo, você encontra os 4 relatórios de gestão mais críticos que toda ESC deve usar para continuar a crescer e tomar decisões!

1. Relatório de vendas e receitas

Um dos relatórios mais importantes (senão o mais importante) para uma Empresa Simples de Crédito é o relatório de vendas (operações realizadas) e receitas. Sem isso, é quase impossível saber se você está no caminho certo com suas metas atuais em termos de receitas, gastos, economia e ganhos.

Em geral, as ESCs funcionam com orçamentos enxutos. Você precisa saber como fazer o melhor uso dos recursos de que dispõe e como manter o controle do fluxo de caixa para que possa realizar novos negócios. O relatório de vendas e receitas é o que te permitirá enxergar isso.

Você pode — e deve — emitir um relatório de vendas e receitas diariamente, semanalmente e mensalmente para verificar seu crescimento ao longo do tempo. Observe atentamente esses dados e seus parâmetros para obter informações importantes sobre como seus clientes estão contratando seus serviços e onde você precisa melhorar para conquistar mais clientes.

2. Demonstração do fluxo de caixa

A demonstração do fluxo de caixa resume todas as entradas e saídas de caixa da empresa durante um período de tempo. Ela é apresentada em três seções: atividades operacionais, de financiamento e de investimento, e indica quais áreas do negócio estão gerando e usando mais caixa.

Um dos melhores usos para a demonstração do fluxo de caixa é estimar o caixa futuro — isso ajudará no orçamento e na tomada de decisões. A demonstração também permitirá enxergar se as entradas (recebíveis das parcelas de cada mês) serão o suficiente para cobrir as despesas fixas da operação e para realizar novos negócios na ESC.

Este relatório deve ser preparado mensalmente, após a execução dos procedimentos de fechamento de fim de mês.

3. Relatório de despesas

Você já deve ter um orçamento de despesas mensais para o seu negócio. Este é o valor que você gastará todos os meses, em média, para custos como aluguel, mão de obra e serviços públicos. Revisar seu relatório de despesas é a melhor maneira de detectar um problema em seus estágios iniciais.

Mesmo que a sua ESC tenha um bom desempenho, ainda vale a pena avaliar regularmente o seu relatório de despesas. Se você notar que suas despesas estão crescendo, isso pode ser uma indicação de que você precisa ajustar seu orçamento para o mês de acordo.

Esteja sempre vigilante ao procurar maneiras de economizar dinheiro para o seu negócio. Talvez você reduza as horas de trabalho dos funcionários. Talvez você mude para um escritório menor. Essas podem ser jogadas inteligentes que permitem que você concentre seu dinheiro em outras áreas mais importantes da sua ESC.

4. Contas a receber

O relatório de vencimento de contas a receber categoriza as contas a receber pendentes em grupos com base na data de vencimento da fatura, normalmente atual, bem como 1-30, 31-60, 61-90 e +90 dias em atraso.

Uma fonte comum de problemas de fluxo de caixa (especialmente para uma Empresa Simples de Crédito) são as contas a receber mal gerenciadas. Quanto mais dinheiro você vincula em contas a receber devido a clientes que pagam atrasado e contas inadimplentes, menos dinheiro você tem disponível para administrar seus negócios.

A revisão do relatório de contas a receber te ajudará a gerenciar proativamente o processo de cobrança. O ideal é que haja uma revisão semanal deste relatório para auxiliar na identificação de contas vencidas. Uma vez que essas contas são identificadas, os procedimentos de cobrança podem ser iniciados para melhorar seu fluxo de caixa.

Como gerar os relatórios de gestão

Os relatórios de gestão fornecem aos proprietários de empresas uma visão sobre se seus negócios estão sendo bem-sucedidos ou não. Ao incorporar esses relatórios em seus protocolos semanais, mensais e anuais, você poderá tomar decisões baseadas em dados para melhorar o desempenho da sua ESC.

No entanto, capturar todos esses dados manualmente pode ser improdutivo e tornar seus relatórios imprecisos. Para evitar isso, contar com um sistema de gestão para ESC é fundamental.

O sistema fará a geração de todos os principais relatórios de gestão automaticamente e em questão de segundos, para que você possa visualizar os dados de forma simples e tomar decisões de acordo com as informações.

Ficou interessado? Conheça o DIESC, a solução da Decisão Sistemas para a gestão da sua Empresa Simples de Credito!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x