Quer saber como dar feedbacks satisfatórios aos seus colaboradores? A seguir, listamos algumas dicas que te ajudarão a planejar melhor essa tarefa e fazer com que seja possível alcançar os resultados esperados. Continue com a leitura e saiba mais!
Oferecer feedback para os colaboradores periodicamente é crucial para desenvolver melhor a equipe e conseguir aprimorar os resultados do negócio. Porém, alguns gestores possuem algumas dúvidas a respeito de como isso pode ser feito — e com razão, visto que existe o risco de ser mal interpretado e acabar trazendo mais problemas do que benefícios.
Faça um planejamento
Antes de mais nada, para que qualquer atividade seja bem sucedida, ela precisa ser planejada. Isso permite que diversos aspectos sejam avaliados e até mesmo melhorados, permitindo uma análise do que deve, ou não, ser feito. No caso de oferecer um bom feedback, essa etapa também é fundamental.
Sendo assim, o ideal é registrar o desempenho do colaborador e fazer uma análise de quais são os pontos positivos e quais precisam ser melhorados. Nesse momento, é hora de avaliar como a crítica deve ser feita — sempre lembrando de usar termos positivos.
Escolha um local adequado
Outro ponto fundamental na hora de saber como dar feedbacks é ter a ciência de que o local onde isso será feito também é muito importante. É preciso escolher uma sala e um horário em que se sabe que não haverá interrupções ou outras pessoas presentes, o que pode constranger o colaborador.
Evite começar apresentando os pontos negativos
O problema de começar apresentando os pontos negativos é que isso aumenta a possibilidade de o interlocutor se colocar na defensiva — o que prejudica o processo, fazendo com que a pessoa tenha maior dificuldade em absorver e aceitar o que está sendo dito.
Assim, a melhor forma de dar um feedback bem sucedido é iniciar a conversa de forma amena, ressaltando os feitos positivos, para só então expor quais aspectos precisam ser aprimorados. Vale lembrar que a ideia não é fazer o colaborador se sentir julgado pelo gestor, mas sim enxergar algumas deficiências que precisam ser melhoradas para que ele se torne um profissional melhor.
Além disso, é preciso ter cuidado ao usar a palavra “mas”. Quando se faz um elogio e ele é finalizado com esse “porém”, a tendência é a de que tudo o que foi dito anteriormente fique invalidado e a pessoa passe a focar apenas nos contras que serão apresentados a seguir. Por isso, tenha cuidado ao escolher as palavras.
Defina um plano de ação
Ao planejar como dar feedbacks para um colaborador, tenha em mente que o objetivo da crítica é o aprendizado. Não basta expor o que ele acredita que precisa ser melhorado: também é necessário apontar alternativas que mostrem como isso pode ser feito.
O ideal é que o plano de ação seja traçado em conjunto com a pessoa, que também poderá expor suas dificuldades e o que ela acha que é necessário para alcançar essa melhoria.
Saiba escutar
Um bom líder está sempre aberto a opiniões e a ouvir melhor a sua equipe. Na hora do feedback, isso não pode ser diferente: é preciso estar preparado para ouvir o que o outro tem a dizer e, principalmente, exercitar a empatia.
Isso transmite a ideia de que não existem apenas cobranças e que o gestor está mesmo disposto a ajudar nesse processo de mudança — o que é muito importante para garantir a satisfação da equipe e deixá-la mais motivada e produtiva.
Como podemos ver, para saber como dar feedbacks de forma positiva e satisfatória, existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração — que vão muito além de apenas expor a situação para a equipe. Vale lembrar que, quando ele é aplicado da forma correta, ajuda a garantir diversas vantagens para a equipe e a empresa!
Agora, leitor, aproveite os comentários e nos diga o que achou desse artigo e quais dessas dicas você já pretende colocar em prática!