Saiba como liderar bem uma equipe de Factoring!

Se você pretende assumir um cargo de gestão de uma equipe de Factoring, ou se já desempenha essa atividade, aqui estão 4 dicas que poderão ajudar você em sua rotina de trabalho. Acompanhe!

O mercado de Factoring lida com serviços voltados à compra dos direitos creditórios. A grosso modo, seu cliente recebe as vendas a prazo pela antecipação do valor à vista, mediante taxas de deságios combinadas para esses serviços. Esse tipo de transação atribui liquidez financeira, para as empresas que estão com vendas concretizadas, mas todas a prazo, e precisa dos valores imediatos para honrar seus compromissos.

Dessa forma, pode-se ver que é um ramo direcionado a empresas, em sua maioria composta de micro, pequenas ou médias. E, como em qualquer negócio, sua eficiência está atrelada à presença de alguém que saiba como liderar bem. Por exemplo, é preciso saber sobre o diferencial desse tipo de processo, no qual as equipes vão se deparar com diversos detalhes de transações financeiras, que apresentam particularidades e não devem ser confundidas com as atividades bancárias.

 

1- Tome a iniciativa

O principal traço de quem sabe como liderar bem é a proatividade. Tomar as rédeas em situações difíceis, dar sugestões antes dos demais, assumir responsabilidades: tudo isso deve ser natural para um bom líder. Mesmo que não seja uma reação imediata, sempre reflita sobre o seu papel no processo e o que cabe a você resolver. Se um operador está com dificuldades em sua função, também é seu dever ajudá-lo, seja com apoio operacional, gerencial ou moral.

Principalmente para as equipes que estão na linha de frente do atendimento de uma Factoring, junto a diferentes empresas ao mesmo tempo, oriente seu time a sempre agir na esfera da consultoria, dando suporte total para as companhias que, geralmente, precisam dos valores com certa urgência. Isso trará maior segurança para seus liderados e atribuirá melhor qualidade ao trabalho como um todo.

 

2- Saiba o limite entre liderar e ordenar

Algumas pessoas têm a falsa impressão de que um chefe precisa ser rígido e manter os funcionários sob total vigilância para que cumpram seus prazos. Infelizmente, isso apenas contribui para o atraso do calendário, pois um ambiente hostil apenas reduz o engajamento da equipe.

Um dos segredos de como liderar bem é entender o quanto cada um precisa ser pressionado e de que forma, para que não caia na armadilha da postergação nem no risco do estresse excessivo.

Ainda é importante manter uma cobrança e prazos claros, mas sempre com algum reforço positivo. Uma promoção, bônus no fim do ano ou mesmo uma breve homenagem já podem ser o suficiente para manter todos motivados.

 

3- Promova uma comunicação fácil

Não é de muito proveito saber como liderar bem se sua equipe não consegue transmitir suas informações de forma clara. Um trabalho pode ser atrasado porque duas pessoas estão realizando as mesmas tarefas ou dois subgrupos não compartilham as informações devida de cada cliente da empresa de Factoring.

Centrar a informação em uma única pessoa é uma solução, mas isso sempre dificulta o desenvolvimento do trabalho se cada membro da equipe não for capaz de se comunicar de forma independente.

Um bom líder consegue identificar as falhas na comunicação, remediá-las e, eventualmente, consertá-las, muitas vezes usando ferramentas de tecnologia para melhorar os processos comunicacionais da empresa.

 

4- Seja um exemplo a ser seguido

Saber como liderar bem é saber liderar pelo exemplo. Na prática, quando um gestor tem hábitos que vão contra os valores transmitidos pela empresa, ou quebra regras fundamentais do ambiente de trabalho, não poderá esperar que seus operadores respeitem as orientações para o trabalho. Em casos mais extremos, pode ser que sócios desistam de contratos junto a esse gestor por esse tipo de comportamento.

Por isso, mantenha sempre a coerência entre o que prega e como age em sua empresa de Factoring. Como resultado, você terá, além do respeito de todos, um forte nível de engajamento de seu time.

Gostou de nossas dicas sobre como liderar bem sua equipe de Factoring? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe seu comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x